Comentário Bíblico
Adventista
Movido pelo Espírito - (cba)
Lucas 2:27
Sendo "justo e piedoso” (Lucas 2:25), Simeão andara na luz com a qual o Céu iluminava, até o momento, seu caminho, então seus olhos foram abertos para uma luz maior. Quão diferente foi com o sacerdote que momentaneamente segurou o bebê Jesus nos braços (ver DTN, 52)! Como muitos companheiros sacerdotes, ele estudou as Escrituras em vão (ver DTN, 30), principalmente por causa da indisposição para viver pelos princípios ali revelados (ver Oséias 4:6). Em consequência, seus olhos espirituais estavam completamente cegos quando ele foi levado face a face com a Luz da vida (ver João 1:7-11). Não tendo aproveitado a luz já revelada, ele estava despreparado para maior luz.
- 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Lucas 2:25 6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6 7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 9 Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo. 10 Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. João 1:7-11
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Na atmosfera do céu
Lucas 2:25-32
Simeão mal viu a criança nos braços do sacerdote, ficou divinamente impressionado ...
Simeão percebeu que tinha nos braços Alguém que era o Caminho, a Verdade e a Vida. Não havia nessa época nada na aparência externa de Cristo que lhe desse essa certeza, mas Simeão havia vivido na atmosfera do céu. Os brilhantes raios do Sol da Justiça deram-lhe discernimento espiritual. Seu único desejo era ver a Cristo. A pureza de sua vida correspondia à luz que recebera, e ele estava preparado para a revelação da grande verdade de que essa criança indefesa era o ungido do Senhor, sim, o Messias. Alegria e exultação transfiguraram seu rosto enquanto ele segurava em seus braços o presente mais precioso de Deus aos homens. Sua mente iluminada recebeu a luz que flui da Fonte de toda a luz. Ele viu que Cristo era a esperança tanto dos gentios quanto dos judeus. Os muros da tradição construídos pelo preconceito judaico não existiam em sua mente. Ele percebeu que o Messias deveria trazer a redenção para todos (The Review and Herald, 2 de abril de 1901 ).
Duas classes representadas
Lucas 2:25-32
Simeão e os sacerdotes representam duas classes — aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus porque estão dispostos a ser instruídos, e aqueles que, recusando-se a receber a luz que os conduziria a toda a verdade, são guiados pela espírito do poder das trevas, e são diariamente levados a trevas mais profundas.
Pela iluminação divina, Simeão entendeu a missão de Cristo. O Espírito Santo impressionou seu coração. Mas os sacerdotes e principais estavam imbuídos do espírito do inimigo de Deus; e hoje o mesmo espírito influencia as mentes humanas, controlando com poder os corações dos homens, e tornando inúteis os apelos do Espírito ( The Review and Herald, 2 de abril de 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 2:25-35
O mesmo Espírito que sustentou a esperança de Simeão, deu-lhe o gozo que sentiu ao ver Jesus. Aqueles que desejam ver a Cristo devem ir ao seu templo. Aqui está uma confissão de sua fé, que o menino que tem em seus braços é o Salvador, a própria salvação, a salvação que foi planejada por Deus. Despede-se deste mundo. Quão pobre pode parecer ao mundo aquele homem que tinha Cristo em seus braços, e a salvação em sua visão! vejamos aqui quão consoladora é a morte de um homem bom; vai-se em paz com Deus, em paz com a sua consciência, em paz com a morte. Aqueles que deram as boas vindas a Cristo, puderam dar as boas-vindas à morte por causa da segurança que alcançaram.
José e Maria se maravilharam diante das coisas que se diziam a respeito do menino. Simeão mostra-lhes igualmente quanta razão tinham para regozijarem-se com temor. Ainda existem alguns que falam contra Jesus, sua doutrina e seu povo; ainda existem alguns que negam e blasfemam a sua verdade e a sua santidade; a sua Palavra pregada continua sendo a pedra de toque do caráter dos homens. os bons afetos secretos da mente de alguns, serão revelados ao abraçarem a Cristo; as corrupções secretas dos demais serão reveladas por sua inimizade contra Cristo. os homens serão julgados pelos pensamentos de seus corações em relação a Cristo. Ele será um Jesus que sofre; a sua mãe sofrerá com Ele devido ao relacionamento próximo e ao amor que ela tem por Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto, Lucas 4:1 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Mateus 4:1 29 Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. Atos 8:29 19 Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram. Atos 10:19 12 Disse-me o Espírito que eu fosse com eles, sem hesitar; e também estes seis irmãos foram comigo e entramos na casa daquele homem. Atos 11:12 7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Atos 16:7 10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Apocalipse 1:10 3 Então ele me levou em espírito a um deserto; e vi uma mulher montada numa besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e que tinha sete cabeças e dez chifres. Apocalipse 17:3 41 Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa. 48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. 51 Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. Lucas 2:41,48,51 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor Lucas 2:22 12 Ora, no primeiro dia dos pães ázimos, quando imolavam a páscoa, disseram-lhe seus discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comeres a páscoa? Marcos 14:12