Comentário Bíblico
Adventista
Os dias da purificação (ARC) - (cba)
Lucas 2:22
[A apresentação de Jesus no templo, Lucas 2:22-24], Evidências textuais favorecem a variante “purificação deles” (ARA). A palavra “deles” poderia se referir a Jesus e Maria ou a José e Maria. Se a palavra “deles” incluir Jesus, é possível que seja no sentido de Sua dedicação no templo estar intimamente ligada com a purificação dela. Se incluir José, é possível que seja no sentido de, como líder do lar, ele ser o responsável pelo cumprimento dos rituais exigidos para Maria. Parece mais natural ter os pronomes “deles" e “eles” (incluindo José) como se referindo às mesmas pessoas. A lei levítica estipulava que o tempo de “impureza” da mãe se tivesse um menino era de 40 dias, se tivesse uma menina, era de 80 dias (ver com. de Lv 12). Durante esse período ela deveria permanecer em casa e não deveria participar das práticas religiosas públicas. Era a mãe, e não a criança, que precisava de “purificação”. A mãe e a criança deveriam comparecer ao templo para a “purificação” de um e apresentação do outro. Houve uma finalidade dupla que levou José, Maria e Jesus a Jerusalém nessa ocasião, numa distância de cerca de oito quilômetros. A ida ao templo ocorreu antes da visita dos magos, porque, depois disso, José e Maria não se atreveriam a visitar Jerusalém. Além disso, deixaram Belém e foram ao Egito quase que imediatamente após a visita dos magos (ver Mateus 2:12-15).
- 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. Lucas 2:22-24 12 Ora, sendo por divina revelação avisados em sonhos para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho. 13 E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 14 Levantou-se, pois, tomou de noite o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15 e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu Filho. Mateus 2:12-15
Segundo a Lei de Moisés - (cba)
Lucas 2:22
Nascido “sob a lei” (Gálatas 4:4), Cristo obedeceu às leis que Ele mesmo deu a Moisés 1.500 anos antes (PP, 366, 373; ver com. de Lucas 2:21). Como substituto do ser humano, foi necessário que Cristo Se “conformasse com a lei em cada particular” (DTN, 50). É interessante observar que a palavra "lei” ocorre cinco vezes neste capítulo (Lucas 2:22,23,24,27,39) e apenas quatro vezes no restante do livro de Lucas.
- 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, Gálatas 4:4 21 Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. Lucas 2:21 22 Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor 23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor), 24 e para oferecerem um sacrifício segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos. 27 Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, 39 Assim que cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para sua cidade de Nazaré. Lucas 2:22,23,24,27,39
Para O apresentarem - (cba)
Lucas 2:22
Todo menino recém-nascido deveria ser consagrado ao Senhor. Isso era feito em reconhecimento da promessa divina de dar Seu Primogênito para redimir o ser humano e em memória e gratidão pela libertação dos primogênitos na época do êxodo (ver com. de Êxodo 13:2,12; Números 3:12,13). O recém-nascido deveria ser resgatado, ou comprado de volta, por meio de pagamento em dinheiro, uma quantia estipulada de cinco siclos (Números 18:15,16). Essa quantia representava aproximadamente 20 denários romanos, ou era equivalente ao salário de 20 dias de um trabalhador.
- 2 Santifica-me todo primogênito, todo o que abrir a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, assim de homens como de animais; porque meu é. 12 separarás para o Senhor tudo o que abrir a madre, até mesmo todo primogênito dos teus animais; os machos serão do Senhor. Êxodo 13:2,12 12 Eu, eu mesmo tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus, 13 porque todos os primogênitos são meus. No dia em que feri a todos os primogênitos na terra do Egito, santifiquei para mim todos os primogênitos em Israel, tanto dos homens como dos animais; meus serão. Eu sou o Senhor. Números 3:12,13 15 Todo primogênito de toda a carne, que oferecerem ao Senhor, tanto de homens como de animais, será teu; contudo os primogênitos dos homens certamente remirás; também os primogênitos dos animais imundos remirás. 16 Os que deles se houverem de remir, desde a idade de um mês os remirás, segundo a tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte jeiras. Números 18:15,16
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 2:21-24
O Senhor Jesus Cristo nasceu e viveu sem pecado, e não precisou da mortificação de uma natureza corrupta nem da renovação para a santidade, que era representada pela circuncisão. Esta ordenança foi, em seu caso, parte da sua perfeita e completa obediência à lei de Moisés, em meio a sofrimentos e tentações, mesmo até à morte por nós.
Ao final dos quarenta dias, Maria foi ao templo oferecer os sacrifícios ordenados para a sua purificação. José apresenta também o santo menino Jesus, porque como primogênito, deveria ser apresentado ao Senhor, e redimido conforme a lei mosaica. Apresentemos os nossos filhos ao Senhor, que foi quem no-los deu, pedindo-lhe que os resgate do pecado e da morte, e torne-os santos para Ele.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda. 3 E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. 4 Depois permanecerá ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; em nenhuma coisa sagrada tocará, nem entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação. 5 Mas, se tiver uma menina, então sera imunda duas semanas, como na sua impureza; depois permanecerá sessenta e seis dias no sangue da sua purificação. 6 E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação, seja por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano para holocausto, e um pombinho ou uma rola para oferta pelo pecado, à porta da tenda da revelação, o ao sacerdote, Levítico 12:2-6 14 Os fariseus, porém, saindo dali, tomaram conselho contra ele, para o matarem. Mateus 12:14