Comentário Bíblico
Adventista
Com Maria - (cba)
Lucas 2:5
Não se informa o motivo que levou Maria a acompanhar José. Nenhuma lei romana ou judaica exigia que ela viajasse. Segundo a lei romana, a mulher deveria pagar o imposto do censo, mas não precisava estar presente. Pode ser que Maria, sabendo que o nascimento de seu filho estava próximo, soubesse também que a profecia apontava Belém como o local de seu nascimento (Miquéias 5:2), e intencionalmente acompanhou José. Eles podem ter proposto estabelecer residência em Belém (ver DTN, 66). Novamente, pode ser que sua ida foi ditada pelo Espírito Santo. O fato de eles não conseguirem encontrar um local de hospedagem em Belém pode indicar que não possuíam propriedade ali. Em Lucas 2:39, Nazaré é chamada "sua cidade”. Em Belém, então, ambos eram estrangeiros, “desabrigados”, “não eram reconhecidos nem honrados” (DTN, 44).
- 2 Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2 39 Assim que cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para sua cidade de Nazaré. Lucas 2:39
Esposa - (cba)
Lucas 2:5
Evidências textuais favorecem a omissão desta palavra. Maria possivelmente não teria viajado com José a menos que eles fossem casados. Mateus indica que José casou com Maria imediatamente depois de o anjo instruí-lo a se casar com ela (Mateus 1:24), ou seja, antes da viagem a Belém (ver com. de Lucas 2:1).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 2:1-7
A plenitude dos tempos, estava agora para chegar; nesta, Deus enviaria o seu Filho, nascido de mulher e sujeito à lei. As circunstâncias de seu nascimento foram muito vis. Não havia lugar para Cristo na estalagem, e por esta razão Ele nasceu em uma estrebaria. veio ao mundo para estar somente por algum tempo, como hóspede, e nos ensina a fazer o mesmo.
O pecado nos transforma em uma criança abandonada, indefesa e solitária; e Cristo foi quase assim. Ele sentiu quão pouca disposição há para que nos hospedem, para que nos vistam e nos alimentem de modo pobre. Como desejamos ter os nossos filhos ataviados e aceitos! Que grande tendência os pobres têm de invejar os ricos, e quanta tendência os ricos têm de desprezar os pobres. Porém, quando por fé vemos o Filho de Deus, que assume a forma de ser humano, e pobre, a nossa vaidade, ambição e inveja são freadas. Não podemos buscar coisas que estejam acima de nossa capacidade, para nós mesmos ou para os nossos filhos, tendo este Senhor tão justo diante de nós.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 Se um homem for encontrado deitado com mulher que tenha marido, morrerão ambos, o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel. 23 Se houver moça virgem desposada e um homem a achar na cidade, e se deitar com ela, 24 trareis ambos à porta daquela cidade, e os apedrejareis até que morram: a moça, porquanto não gritou na cidade, e o homem, porquanto humilhou a mulher do seu próximo. Assim exterminarás o mal do meio de ti. 25 Mas se for no campo que o homem achar a moça que é desposada, e o homem a forçar, e se deitar com ela, morrerá somente o homem que se deitou com ela; 26 porém, à moça não farás nada. Não há na moça pecado digno de morte; porque, como no caso de um homem que se levanta contra o seu próximo e lhe tira a vida, assim é este caso; 27 pois ele a achou no campo; a moça desposada gritou, mas não houve quem a livrasse. em juizo, entre sangue Deuteronômio 22:22-27 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. 19 E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. Mateus 1:18,19