Comentário Bíblico
Adventista
Pastores - (cba)
Lucas 2:8
[Os anjos e os pastores, Lucas 2:8-20]. Homens simples e devotos, os pastores passavam as horas silenciosas da noite conversando sobre o A4essias prometido e orando por Sua vinda (ver DTN, 47). Aparentemente, eles estavam entre o pequeno grupo de fiéis que aguardavam pela “consolação de Israel" (Lucas 2:25) e “esperavam a redenção de Jerusalém” (Lucas 2:38; ver com. de Mateus 1:18; Lucas 2:25,26,38). É sempre a tais pessoas que o Céu comunica a luz e a verdade.
- 8 Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. 9 E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. 10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: 11 É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E isto vos será por sinal: Achareis um menino envolto em faixas, e deitado em uma manjedoura. 13 Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. 15 E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer. 16 Foram, pois, a toda a pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura; 17 e, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; 18 e todos os que a ouviram se admiravam do que os pastores lhes diziam. 19 Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração. 20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora dito. Lucas 2:8-20 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Lucas 2:25 38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Lucas 2:38 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo. Mateus 1:18 25 Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Lucas 2:25,26,38
Apenas aqueles que “têm fome e sede de justiça” podem esperar ser “fartos” (Mateus 5:6). Apenas aqueles que buscam por luz e verdade as encontrarão (ver Mateus 7:7; Hebreus 9:28). Não importa quão humilde é nossa condição social, o mais importante é acalentar no coração a “bendita esperança” (Tito 2:13).
- 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. Mateus 5:6 7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28 13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, Tito 2:13
Os líderes de Israel, desleais à sua crença, foram passados ao largo em favor de um grupo de pastores humildes e devotos. Mesmo quando os sacerdotes e rabinos em Jerusalém ouviram o relato da visita dos anjos aos pastores, eles recusaram crer. Ao contrário dos pastores, eles não foram a Belém para investigar, e qualificaram o relatório como um delírio (ver DTN, 63).
Viviam - (cba)
Lucas 2:8
Se o costume estava sendo seguido, os pastores viviam nos campos dia e noite. Isso indica claramente que a estação daquela ocasião era depois das chuvas de abril e antes das de novembro, o período em que as ovelhas eram mantidas em campo aberto. Os invernos eram frios e chuvosos nas regiões montanhosas da Judeia, e se fosse esse o caso, os pastores teriam procurado abrigo das fortes chuvas de inverno, tanto para si mesmos como para os rebanhos. Considerando todas as evidências a respeito da época do nascimento de Cristo, parece que situar o nascimento no outono preencheria melhor o padrão cronológico do contexto. Isso não significa, no entanto, excluir a possibilidade de que o nascimento tenha ocorrido em algum outro período do ano (ver com. de Lucas 1:57).
Foi só no 4° século da era cristã que o dia 25 de dezembro passou a ser observado como aniversário de Cristo. Segundo o calendário Juliano, esta era a data do solstício de inverno, quando o Sol se volta em direção ao norte. Nas regiões pagãs, essa época era marcada pelas celebrações festivas, conhecidas entre os romanos como a Saturnália, realizadas em honra a várias divindades solares. Na igreja ocidental é que o nascimento de Cristo foi primeiramente associado ao feriado pagão.
Guardavam - (cba)
Lucas 2:8
Literalmente “observavam vigilantes”, o plural possivelmente indicando que os pastores se revezavam. Esses campos eram os mesmos onde Davi guardava os rebanhos de seu pai (ver DTN, 47). Nas proximidades de Belém estava “a torre de Éder”, literalmente, “a torre do rebanho” (ver com. de Gênesis 35:21; Miquéias 4:8). Segundo a tradição, os rebanhos destinados ao sacrifício no templo em Jerusalém eram reunidos ali. Pode ser que os pastores a quem os anjos apareceram estavam “guardando” os rebanhos já separados para esse propósito.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 2:8-20
Os anjos foram os arautos do recém-nascido Salvador, mas foram enviados somente a alguns pastores pobres, humildes, piedosos, trabalhadores, que estavam ocupados em sua vocação, vigiando os seus rebanhos. Não estamos fora do caminho das visitas divinas, quando estamos empregados em uma vocação honesta e permanecemos com Deus enquanto desempenhamos esta atividade. Que Deus tenha a honra por esta obra; glória a Deus nas alturas. A boa vontade de Deus para com os homens, que foi manifestada no envio do Messias, transborda para a sua própria glória. outras obras de Deus são para a sua glória, porém, a redenção do mundo é para a sua glória no alto. A boa vontade de Deus ao enviar o Messias trouxe paz para este mundo inferior. A paz foi estabelecida aqui para todo o bem que flui para a nossa vida, desde que Cristo assumiu a nossa natureza. Esta é uma Palavra fiel, assegurada por uma companhia incontável de anjos e digna de toda aceitação: Que a boa vontade de Deus para com os homens é glória a Deus nas alturas, e paz na terra.
Os pastores não perderam tempo, e logo dirigiram-se ao lugar. Se satisfizeram e informaram as pessoas em todos os lugares sobre o nascimento deste menino, declarando que Ele é o Salvador, Cristo o Senhor.
Maria observa tudo cuidadosamente, e pensa em todas estas coisas, que eram tão boas para vivificar os seus piedosos afetos. Seríamos mais livres dos erros de julgamento e atitudes, se ponderássemos mais plenamente estas coisas em nossos corações. Ainda é proclamado em nossos ouvidos, que nos é nascido um Salvador, Cristo, o Senhor. Esta deve ser a boa nova para todos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 39 Não te trouxe eu o despedaçado; eu sofri o dano; da minha mão requerias tanto o furtado de dia como o furtado de noite. 40 Assim andava eu; de dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o sono me fugia dos olhos. Gênesis 31:39,40 1 Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus. 2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; Êxodo 3:1,2 34 Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, 35 eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava. 1 Samuel 17:34,35 70 Também escolheu a Davi, seu servo, e o tirou dos apriscos das ovelhas; 71 de após as ovelhas e suas crias o trouxe, para apascentar a Jacó, seu povo, e a Israel, sua herança. Salmos 78:70,71 8 Vivo eu, diz o Senhor Deus, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; Ezequiel 34:8 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar a casa; o filho fica entrará e sairá, e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12 Mas o que é mercenário, e não pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. João 10:8-12