Comentário Bíblico
Adventista
Torre do rebanho - (cba)
Miquéias 4:8
Do heb. migdal-'eder. O nome ocorre em Gênesis 35:21 como "torre de Éder", um local desconhecido, onde Jacó acampou em sua jornada de Padã-Arã para o Hebrom. Torres de vigia, de onde os pastores guardavam os seus rebanhos, eram comuns (2 Reis 18:8; 2 Crônicas 26:10). O profeta podia ter em mente a figura de Jerusalém como a torre de onde o Senhor montava guarda sobre Seu povo (sobre o sentido messiânico, ver Jeremias 4:7).
- 21 Então partiu Israel, e armou a sua tenda além de Migdal-Eder. Gênesis 35:21 8 Feriu os filisteus até Gaza e os seus termos, desde a torre dos atalaias até a cidade fortificada. 2 Reis 18:8 10 Edificou torres no deserto, e cavou muitos poços, porque tinha muito gado tanto nos vales como nas campinas; e tinha lavradores e vinhateiros nos montes e nos campos férteis, pois era amigo da agricultura. 2 Crônicas 26:10 7 Subiu um leão da sua ramada, um destruidor de nações; ele já partiu, saiu do seu lugar para fazer da tua terra uma desolação, a fim de que as tuas cidades sejam assoladas, e ninguém habite nelas. Jeremias 4:7
Monte - (cba)
Miquéias 4:8
Do heb. 'ofel, literalmente, "uma protuberância", "uma saliência". O nome Ofel era aplicado à parte norte da colina a sudeste de Jerusalém (2 Crônicas 27:3; 2 Crônicas 33:14; Neemias 3:26,27).
- 3 Ele construiu a porta superior da casa do Senhor, e edificou extensivamente sobre o muro de Ofel. 2 Crônicas 27:3 14 Ora, depois disso edificou um muro do lado de fora da cidade de Davi, ao ocidente de Giom, no vale, até a entrada da porta dos peixes; e fê-lo passar ao redor de Ofel, e o levantou muito alto; também pôs oficiais do exército em todas as cidades fortificadas de Judá. 2 Crônicas 33:14 26 (Ora, os netinins habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até a torre que se projeta.) 27 Depois repararam os tecoítas outra parte, defronte da grande torre que se projeta, e até o muro de Ofel. Neemias 3:26,27
O primeiro domínio - (cba)
Miquéias 4:8
Ou, "o antigo domínio", provável alusão à glória sob o reinado de Davi e Salomão. Em um sentido mais amplo e na form a em que esta previsão será cumprida, a passagem se refere à recuperação do "primeiro domínio", que foi temporariamente perdido como resultado da transgressão de Adão (ver Miquéias 4:6; Salmos 8:6).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Miquéias 4:1-8
As nações ainda não se submeteram ao Príncipe da Paz, a ponto de transformarem as suas espadas em arados, e a guerra ainda não cessou. Porém, estas são promessas muito preciosas, que se referem à Igreja, e se cumprirão de modo crescente, porque fiel é aquEle que as prometeu. Haverá uma Igreja gloriosa para Deus estabelecida no mundo nos tempos derradeiros, nos dias do Messias. o próprio Cristo a edificará sobre si mesmo, a Rocha eterna.
Os gentios adoravam os seus ídolos; porém, no período a que se faz alusão, o povo se apegará fortemente ao Senhor com pleno propósito de coração, e se deleitará em fazer a sua vontade.
A palavra "coxear" descreve aqui aqueles que não caminham conforme a Palavra divina. Reunir os cativos da Babilônia foi uma bênção de curar, purificar e prosperar a Igreja; e o reino de Cristo continuará até que seja sucedido pelo eterno reino dos céus. Estimulemonos uns aos outros a cumprir as ordenanças de Deus, para que aprendamos os seus santos caminhos, e que ao estarem escritos em nossos corações por seu Espírito Santo, possam mostrar o nosso interesse pela justiça do Redentor.
Comentário Bíblico
Vídeos
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 209

Exaltai-O, Pág. 379

Profetas e Reis, Pág. 382

O Grande Conflito, Pág. 484

O Lar Adventista, Pág. 540

O Grande Conflito, Pág. 674

Patriarcas e Profetas, Pág. 67

Cuidado de Deus, Pág. 75
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 12 Dai voltas a Sião, ide ao redor dela; contai as suas torres. 13 Notai bem os seus antemuros, percorrei os seus palácios, para que tudo narreis à geração seguinte. Salmos 48:12,13 2 E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou- a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas, mas deu uvas bravas. Isaías 5:2 33 Ouvi ainda outra parábola: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. Mateus 21:33 1 Então começou Jesus a falar-lhes por parábolas. Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. Marcos 12:1 21 Então partiu Israel, e armou a sua tenda além de Migdal-Eder. Gênesis 35:21 7 Todavia Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi. 2 Samuel 5:7 32 Hoje mesmo parará em Nobe; sacudirá o punho contra o monte da filha de Sião, o outeiro de Jerusalém. Isaías 10:32 12 Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje anuncio que te recompensarei em dobro. Zacarias 9:12 19 De Jacó um dominará e destruirá os sobreviventes da cidade. Números 24:19 44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre. Daniel 2:44 18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, sim, para todo o sempre. Daniel 7:18 21 Subirão salvadores ao monte de Sião para julgarem o monte de Esaú; e o reino será do Senhor. Obadias 1:21 10 De Efraim exterminarei os carros, e de Jerusalém os cavalos, e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz às nações; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o Rio até as extremidades da terra. Zacarias 9:10 21 muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; Efésios 1:21 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos. Apocalipse 22:5 3 Nos palácios dela Deus se fez conhecer como alto refúgio. Salmos 48:3 3 Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo. Salmos 61:3 12 Certamente te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas no curral, como rebanho no meio do seu pasto; farão estrondo por causa da multidão dos homens. Miquéias 2:12 26 e te restituirei os teus juízes, como eram dantes, e os teus conselheiros, como no princípio, então serás chamada cidade de justiça, cidade fiel. Isaías 1:26
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 209

Exaltai-O, Pág. 379

Profetas e Reis, Pág. 382

O Grande Conflito, Pág. 484

O Lar Adventista, Pág. 540

O Grande Conflito, Pág. 674

Patriarcas e Profetas, Pág. 67

Cuidado de Deus, Pág. 75