Comentário Bíblico
Adventista
Submisso - (cba)
Lucas 2:51
Ou, “obediente”. Embora claramente negando a filiação a José, Jesus, no entanto, de modo obediente Se submetia a ele, como se espera que um filho se submeta a seu pai enquanto permaneça sob o mesmo teto. Nos 18 anos seguintes, antes que Ele deixasse o lar, Jesus percebeu que era o Filho de Deus, ainda que durante esses 18 anos tenha se mantido como um filho obediente aos Seus guardiões terrestres. Como Filho de Deus, Ele poderia ter-Se considerado isento da jurisdição paterna, mas, como um exemplo a todos os jovens, Ele foi “obediente” aos pais humanos. Fica, portanto, evidente que a resposta de Jesus em Lucas 2:49 não foi, de modo algum, uma rejeição à autoridade de José e Maria.
Durante esses 18 anos, Jesus Se tornou conhecido entre os Seus concidadãos como “o carpinteiro” de Nazaré (Marcos 6:3) e “o filho do carpinteiro” (Mateus 13:55). Em algum momento desses 18 anos José morreu, porque, no final desse período, fala-Se da "carpintaria que fora de José” (DTN, 109, 145). Em Lucas 2:51 encontramos a última referência indireta da Escritura a José na narrativa da vida de Cristo (ver com. de Lucas 2:48).
- 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. Marcos 6:3 55 Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas? Mateus 13:55 51 Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração. Lucas 2:51 48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. Lucas 2:48
Guardava - (cba)
Lucas 2:51
Do gr. diatêreõ, “guardar cuidadosamente”. Maria guardou esses “dizeres” ou “coisas” e os conservou vívidos na memória (ver com. de Lucas 2:19).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Um ministério constante
Lucas 2:50-51
Cristo não entrou em Seu ministério público dezoito anos depois disso, mas estava constantemente ministrando a outros, aproveitando cada oportunidade que Lhe era oferecida. Mesmo em Sua infância, Ele falou palavras de conforto e ternura para jovens e idosos. Sua mãe não podia deixar de notar Suas palavras, Seu espírito, Sua obediência voluntária a todos os seus requisitos ( The Youth's Instructor, 8 de setembro de 1898 ).
Nota
Lucas 2:51
Veja João 2:1,2.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 2:41-52
Por honra a Cristo, as crianças também devem participar do culto público de adoração. os pais de Cristo não retornaram até que se cumprissem os sete dias de festividades. Bom é ficarmos até o final em todos os cultos, para que possamos com sinceridade dizer: "Bom é estarmos aqui". Aqueles que perderam as suas consolações em Cristo, e as provas de que tinham parte nEle, devem refletir aonde, quando e como as perderam e devem imediatamente regressar. Aqueles que desejam recuperar a sua familiaridade com Cristo devem ir ao lugar em que Ele colocou o seu nome; ali podem esperar encontrá-lo.
Eles o encontraram em algum lugar do templo, onde os doutores da lei tinham as suas escolas; ali estava sentado, ouvindo as suas instruções, fazendo perguntas e respondendo questionamentos com tal sabedoria, que aqueles que o ouviam deleitavam-se nEle. os jovens devem buscar o conhecimento da verdade divina, cooperar no ministério do Evangelho, e formular perguntas aos seus mestres e pastores para aumentar seu conhecimento.
Aqueles que buscam a Cristo com pranto, o encontrarão com o maior gozo. "Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?". Devo estar na casa de meu Pai; na obra de meu Pai; devo ocuparme nos negócios dEle.
Aqui está um exemplo, porque de acordo com Cristo, convém que os filhos de Deus cuidem dos negócios de seu Pai celestial e façam com que todos os demais interesses lhe cedam lugar.
Mesmo sendo o Filho de Deus, contudo, esteve sujeito aos seus pais terrenos; então, como é que responderão os filhos dos homens, fracos e néscios, que desobedecem aos seus pais? Não aconteça que pensemos que as Palavras ditas por Deus são como aquelas que são ditas pelos homens, as quais reprovamos por serem obscuras. o que é aparentemente obscuro pode, posteriormente, tornar-se claro e fácil. os maiores, mais sábios e mais eminentes podem aprender com esta admirável criança divina, que conhecer o nosso lugar e o nosso trabalho é a grandeza mais verdadeira da alma; para que sejamos capazes de negar a nós mesmos as diversões e os prazeres que não condigam com o nosso estado e vocação.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 129

Minha Consagração Hoje, Pág. 280

Jesus Meu Modelo, Pág. 63
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 39 Assim que cumpriram tudo segundo a lei do Senhor, voltaram à Galiléia, para sua cidade de Nazaré. Lucas 2:39 15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu. Mateus 3:15 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele. Marcos 6:3 21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. Efésios 5:21 1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), Efésios 6:1,2 21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas. 1 Pedro 2:21 19 Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as em seu coração. Lucas 2:19 11 Seus irmãos, pois, o invejavam; mas seu pai guardava o caso no seu coração. Gênesis 37:11 28 Aqui é o fim do assunto. Quanto a mim, Daniel, os meus pensamentos muito me perturbaram e o meu semblante se mudou; mas guardei estas coisas no coração. Daniel 7:28 46 Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe. Mateus 12:46