Comentário Bíblico
Adventista
Chamados - (cba)
1 Pedro 2:21
A frase diz, literalmente, "pois para isto fostes chamados”, isto é, os cristãos foram “chamados” para fazer o bem e até para sofrer ao fazê-lo, se necessário. Um escravo ou qualquer membro da igreja que alegremente cumpre o que se exige dele pode ser injustiçado algumas vezes, mas deve passar por isso sem se queixar.
Também Cristo sofreu - (cba)
1 Pedro 2:21
Principalmente durante o julgamento e a crucifixão (ver 1 Pedro 2:23), Ele sofreu injusta mente porque nunca cometeu um ato sequer que merecesse castigo (ver 1 Pedro 2:22). A medida da nobreza de Seu caráter foi a intensidade dos tormentos que O assolaram desde a infância (ver com. de Mateus 5:10-12). Ele enfrentava insultos e insinuações perversas sem retaliar. Confrontava a maldade humana com amor magnânimo. Sofreu pacientemente, confiando que Deus faria todas as coisas cooperarem para o bem (ver com. de Romanos 8:28; 1 Pedro 2:19).
- 23 sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; 1 Pedro 2:23 22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; 1 Pedro 2:22 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 1 Pedro 2:19
Em vosso lugar - (cba)
1 Pedro 2:21
Ou, “em nosso lugar”. Deus planejou que o nobre sofrimento do Salvador fosse um exemplo a ser seguido por todos os fiéis. A vida perfeita de Cristo, forjada no crisol do sofrimento, é a solução divina para todo o problema do pecado. Aqui, porém, Pedro não aborda a expiação em primeiro lugar, mas o nobre exemplo de paciência e força que Cristo deu em relação a Seus sofrimentos.
Exemplo - (cba)
1 Pedro 2:21
Do gr. hupogrammos, literal mente, "cópia”, ou seja, um padrão perfeito de escrita do qual seria possível fazer uma cópia perfeita. Cristo proveu o padrão supremo para o sofrimento com paciência, o qual o cristão deve imitar.
Seguirdes - (cba)
1 Pedro 2:21
Literalmente, “seguir de perto", isto é, passo a passo.
Passos - (cba)
1 Pedro 2:21
Ou, "pistas”, "pegadas", como as deixadas por uma pessoa que caminha na areia.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 Pedro 2:21-25
Alusão a Isaías 52:13-15; Isaías 53:1-12. Jesus, o servo de Deus, é um exemplo para os "servos" cristãos, que podem sorer por sua "consciência para com Deus" (1 Pedro 2:19).
- 13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. 14 Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava tão desfigurado que não era o de um homem, e a sua figura não era a dos filhos dos homens), 15 assim ele espantará muitas nações; por causa dele reis taparão a boca; pois verão aquilo que não se lhes havia anunciado, e entenderão aquilo que não tinham ouvido. Isaías 52:13-15 1 Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor? 2 Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. 3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. 8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? 9 E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca. 10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu. Isaías 53:1-12 19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 1 Pedro 2:19
Nota
1 Pedro 2:21
Veja Apocalipse 14:4.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 2:18-25
Os criados daqueles tempos geralmente eram escravos, e tinham senhores pagãos que costumavam tratá-los com crueldade; porém, o apóstolo os instrui a submeterem-se aos senhores colocados sobre eles pela providência, temendo desonrar ou ofender a Deus. Não somente aos que se agradavam com o serviço razoável, mas com os severos e com os que se iravam sem causa. A má conduta de uma pessoa não justifica a conduta pecaminosa de outra; o servo deve cumprir seu dever ainda que o seu Senhor seja pecaminosamente mau e perverso. Os senhores deveriam ser mansos e bons com seus servos e inferiores.
Que glória ou distinção haveria se os cristãos professos fossem pacientes quando tivessem as suas faltas corrigidas? Porém se quando se comportam bem e são maltratados por seus senhores pagãos e soberbos, os suportam sem queixas, sem ira e sem propósitos de vingança e perseveram em seu dever, isto será aceitável para Deus como efeito distintivo de sua graça e será recompensado por Ele.
A morte de Cristo tinha o propósito não só de ser exemplo de paciência nos sofrimentos, mas de levar nossos pecados; suportou o castigo deles e com isto satisfez a justiça divina.
Por meio desta, retira .de nós os nossos sofrimentos. Os frutos do sofrimento de Cristo são a morte do pecado, e uma nova vida santa de justiça; deles temos exemplos, motivações poderosas e capacidade para cumpri-los, pela morte e ressurreição de Cristo. Nossa justificação: Cristo foi moído e crucificado como sacrifício por nossos pecados, e por suas chagas as enfermidades de nossas almas foram curadas.
Aqui está o pecado do homem: ele se desvia e o faz por seu próprio ato. Sua desgraça: ele se afasta do redil, do Pastor e do rebanho, e assim se expõe a incontáveis perigos. Aqui está a recuperação pela conversão: agora voltam como efeito da graça divina. De todos os seus erros e desvios regressam a Cristo. Os pecadores sempre estão desviados antes de sua conversão; a vida deles é um erro contínuo.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 535

Nos Lugares Celestiais, Pág. 129

Olhando para o Alto, Pág. 139

Cuidado de Deus, Pág. 162

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 209

Minha Consagração Hoje, Pág. 277

Exaltai-O, Pág. 33

Olhando para o Alto, Pág. 369

E Recebereis Poder, Pág. 370
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Mateus 10:38 24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; Mateus 16:24 34 E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. Marcos 8:34,35 23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. 25 Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo? Lucas 9:23-25 26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26,27 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome. Atos 9:16 22 confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. Atos 14:22 3 para que ninguém seja abalado por estas tribulações; porque vós mesmo sabeis que para isto fomos destinados; 1 Tessalonicenses 3:3 2 Pois vós sabeis que preceitos vos temos dado pelo Senhor Jesus. 1 Tessalonicenses 4:2 12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições. 2 Timóteo 3:12 24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. 1 Pedro 2:24 18 Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; 1 Pedro 3:18 1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 1 Pedro 4:1 26 Porventura não importa que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória? Lucas 24:26 3 expondo e demonstrando que era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos; este Jesus que eu vos anuncio, dizia ele, é o Cristo. Atos 17:3 10 Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles. Hebreus 2:10 20 o qual, na verdade, foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifesto no fim dos tempos por amor de vós, 1 Pedro 1:20 13 A justiça irá adiante dele, marcando o caminho com as suas pegadas. Salmos 85:13 15 Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. João 13:15 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; Romanos 8:29 1 Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo. 1 Coríntios 11:1 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:5 6 aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:6 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16 11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte. Apocalipse 12:11 9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção. 1 Pedro 3:9 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 535

Nos Lugares Celestiais, Pág. 129

Olhando para o Alto, Pág. 139

Cuidado de Deus, Pág. 162

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 209

Minha Consagração Hoje, Pág. 277

Exaltai-O, Pág. 33

Olhando para o Alto, Pág. 369

E Recebereis Poder, Pág. 370