Comentário Bíblico
Adventista
Carregando - (cba)
1 Pedro 2:24
Ou, "levando", “levantando” (cf. Hebreus 7:27; Hebreus 9:28; Hebreus 13:15). O pecado foi imputado a Cristo (ver com. de Isaías 53:3-6; 2 Coríntios 5:21) a fim de que a justiça fosse imputada aos crentes (cf. DTN, 25). Ao carregar os pecados da humanidade na cruz, Jesus foi capaz de cancelar a pena porque Ele próprio a pagou (ver com. de Hebreus 9:26). Sua morte foi vicária e substitutiva, pois pagou a pena pelos pecados alheios (ver com. de Hebreus 9:28). “Ele é a propiciação pelos [...] pecados [...] do mundo inteiro" (1 João 2:2).
- 27 que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo. Hebreus 7:27 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28 15 Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15 3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Isaías 53:3-6 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:26 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2:2
Ele mesmo - (cba)
1 Pedro 2:24
O apóstolo cita, secundariamente, o sacrifício substitutivo de Cristo como um fato sempre digno de ênfase. No entanto, o principal argumento dele é o exemplo heroico de Jesus diante da zombaria e de uma dura prova (ver com. de 1 Pedro 2:23).
Em seu corpo - (cba)
1 Pedro 2:24
Comparar com Hebreus 10:10.
Madeiro - (cba)
1 Pedro 2:24
Do gr. xulon, literalmente, "madeira [cortada e pronta para o uso]”. Para o apóstolo, a cruz era o antítipo dos altares de sacrifício da época do sacerdócio levítico.
Os nossos pecados - (cba)
1 Pedro 2:24
Cristo não cometeu pecado (2 Coríntios 5:21), mas veio para carregar nossos pecados (Mateus 1:21; João 1:29; 1 Coríntios 15:3; Gálatas 1:4; cf. DTN, 25).
- 21 Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 1 Coríntios 15:3 4 o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, Gálatas 1:4
Mortos - (cba)
1 Pedro 2:24
Do gr. apoginomai, “tirar da mente”, “partir de” (ver Romanos 6:11). A morte de Cristo tinha o propósito de prover mais do que perdão pelo pecado. A purificação de todas as práticas pecaminosas era o objetivo de Sua missão terrena. Ele veio salvar Seu povo “dos pecados deles” (ver com. de Mateus 1:21; 1 João 1:9).
- 11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Romanos 6:11 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9
Vivamos para a justiça - (cba)
1 Pedro 2:24
Isto é, em harmonia com os princípios corretos.
Chagas - (cba)
1 Pedro 2:24
Mais uma citação de Isaías 53:5.
Sarados - (cba)
1 Pedro 2:24
Jesus Cristo veio para “proclamar libertação aos cativos" (Lucas 4:18) e socorrer “os que tinham necessidade de cura" (Lucas 9:11), tanto física quanto espiritual (ver com. de Marcos 2:5,10).
- 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, Lucas 4:18 11 Mas as multidões, percebendo isto, seguiram-no; e ele as recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura. Lucas 9:11 5 E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados. 10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ( disse ao paralítico ), Marcos 2:5,10
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 Pedro 2:21-25
Alusão a Isaías 52:13-15; Isaías 53:1-12. Jesus, o servo de Deus, é um exemplo para os "servos" cristãos, que podem sorer por sua "consciência para com Deus" (1 Pedro 2:19).
- 13 Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. 14 Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava tão desfigurado que não era o de um homem, e a sua figura não era a dos filhos dos homens), 15 assim ele espantará muitas nações; por causa dele reis taparão a boca; pois verão aquilo que não se lhes havia anunciado, e entenderão aquilo que não tinham ouvido. Isaías 52:13-15 1 Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor? 2 Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. 3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. 8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? 9 E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca. 10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. 12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu. Isaías 53:1-12 19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 1 Pedro 2:19
Devemos resistir firmemente aos maus hábitos
1 Pedro 2:24
Ver Hebreus 2:14; Hebreus 7:25. Cristo é representado suportando as dores e sofrimentos causados pelo pecado, e Ele faz isso, não apenas como nosso amigo solidário, mas como nosso substituto. Portanto, nossos pecados de egoísmo, de temperamento desagradável, de indolência, de hábitos e práticas errados, devem ser positivamente e firmemente eliminados. Aquele que rompe com Satanás não deve dar lugar às suas tentações. Que as almas que vêm a Cristo considerem que Ele é o portador do pecado. ... Que a alma arrependida apegue-se pela fé à provisão feita para salvá-la, não em seu pecado, mas de seu pecado. Cristo, como o portador do pecado, deve tirar o pecado e resgatar o pecador de sua condição espiritual mórbida ( Manuscrito 56, 1900 ).
- 14 Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; Hebreus 2:14 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25
Uma ponte sobre o golfo
1 Pedro 2:24
Pela transgressão o homem foi separado de Deus, a comunhão entre eles foi quebrada; mas Jesus Cristo morreu na cruz do Calvário, levando em Seu corpo os pecados do mundo inteiro, e o abismo entre o céu e a terra foi transposto por essa cruz. Cristo conduz os homens ao abismo e aponta para a ponte pela qual ele é atravessado, dizendo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me” ( Manuscrito 21, 1895 )
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 2:18-25
Os criados daqueles tempos geralmente eram escravos, e tinham senhores pagãos que costumavam tratá-los com crueldade; porém, o apóstolo os instrui a submeterem-se aos senhores colocados sobre eles pela providência, temendo desonrar ou ofender a Deus. Não somente aos que se agradavam com o serviço razoável, mas com os severos e com os que se iravam sem causa. A má conduta de uma pessoa não justifica a conduta pecaminosa de outra; o servo deve cumprir seu dever ainda que o seu Senhor seja pecaminosamente mau e perverso. Os senhores deveriam ser mansos e bons com seus servos e inferiores.
Que glória ou distinção haveria se os cristãos professos fossem pacientes quando tivessem as suas faltas corrigidas? Porém se quando se comportam bem e são maltratados por seus senhores pagãos e soberbos, os suportam sem queixas, sem ira e sem propósitos de vingança e perseveram em seu dever, isto será aceitável para Deus como efeito distintivo de sua graça e será recompensado por Ele.
A morte de Cristo tinha o propósito não só de ser exemplo de paciência nos sofrimentos, mas de levar nossos pecados; suportou o castigo deles e com isto satisfez a justiça divina.
Por meio desta, retira .de nós os nossos sofrimentos. Os frutos do sofrimento de Cristo são a morte do pecado, e uma nova vida santa de justiça; deles temos exemplos, motivações poderosas e capacidade para cumpri-los, pela morte e ressurreição de Cristo. Nossa justificação: Cristo foi moído e crucificado como sacrifício por nossos pecados, e por suas chagas as enfermidades de nossas almas foram curadas.
Aqui está o pecado do homem: ele se desvia e o faz por seu próprio ato. Sua desgraça: ele se afasta do redil, do Pastor e do rebanho, e assim se expõe a incontáveis perigos. Aqui está a recuperação pela conversão: agora voltam como efeito da graça divina. De todos os seus erros e desvios regressam a Cristo. Os pecadores sempre estão desviados antes de sua conversão; a vida deles é um erro contínuo.
- Veja também

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 12

Cristo Triunfante, Pág. 321

Nos Lugares Celestiais, Pág. 38

Nossa Alta Vocação, Pág. 39

Olhando para o Alto, Pág. 70

Este Dia com Deus, Pág. 85
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 38 E estará sobre a testa de Arão, e Arão levará a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel consagrarem em todas as suas santas ofertas; e estará continuamente na sua testa, para que eles sejam aceitos diante do Senhor. Êxodo 28:38 22 Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para uma região solitária; e esse homem soltará o bode no deserto. Levítico 16:22 9 Guardarão, pois, o meu mandamento, para que, havendo-o profanado, não levem pecado sobre si e morram nele. Eu sou o Senhor que os santifico. Levítico 22:9 22 Ora, nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da revelação, para que não levem sobre si o pecado e morram. Números 18:22 4 Pois já as minhas iniqüidades submergem a minha cabeça; como carga pesada excedem as minhas forças. Salmos 38:4 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. Isaías 53:4-6,11 17 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. Mateus 8:17 29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29 28 assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. Hebreus 9:28 22 Se um homem tiver cometido um pecado digno de morte, e for morto, e o tiveres pendurado num madeiro, 23 o seu cadáver não permanecerá toda a noite no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto aquele que é pendurado é maldito de Deus. Assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança. Deuteronômio 21:22,23 30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro; Atos 5:30 39 Nós somos testemunhas de tudo quanto fez, tanto na terra dos judeus como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. Atos 10:39 29 Quando haviam cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura; Atos 13:29 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13 1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 1 Pedro 4:1,2 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? 7 Pois quem está morto está justificado do pecado. 11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Romanos 6:2,7,11 6 Mas agora fomos libertos da lei, havendo morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em novidade de espírito, e não na velhice da letra. Romanos 7:6 20 Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, Colossenses 2:20 3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Colossenses 3:3 17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; 2 Coríntios 6:17 26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; Hebreus 7:26 20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Mateus 5:20 74 de conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o servíssemos sem temor, 75 em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. Lucas 1:74,75 35 mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo. Atos 10:35 11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Romanos 6:11,16,22 9 (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), Efésios 5:9 11 cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 João 2:29 7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo; 1 João 3:7 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Isaías 53:5,6 26 Então lhes soltou Barrabás; mas a Jesus mandou açoitar, e o entregou para ser crucificado. Mateus 27:26 15 Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás; e tendo mandado açoitar a Jesus, o entregou para ser crucificado. Marcos 15:15 1 Nisso, pois, Pilatos tomou a Jesus, e mandou açoitá-lo. João 19:1 3 sara os quebrantados de coração, e cura-lhes as feridas; Salmos 147:3 2 Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. Malaquias 4:2 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, Lucas 4:18 2 No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. Apocalipse 22:2 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 1 Coríntios 15:3 13 nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Romanos 6:13 13 e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado. Hebreus 12:13 16 Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Tiago 5:16
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 12

Cristo Triunfante, Pág. 321

Nos Lugares Celestiais, Pág. 38

Nossa Alta Vocação, Pág. 39

Olhando para o Alto, Pág. 70

Este Dia com Deus, Pág. 85