Comentário Bíblico
Adventista
Pedra de tropeço - (cba)
1 Pedro 2:8
Uma citação de Isaías 8:14. Paulo faz citação semelhante (ver Romanos 9:32). A nação judaica se ofendeu tanto com a mensagem de justificação pela fé proclamada por Cristo que crucificou exatamente Aquele que viera satisfazer os mais profundos anseios do coração por paz. Os judeus rejeitaram o meio proposto por Deus para edificá-los e fortalecê-los individual e nacionalmente (vervol. 4, p. 19, 20).
- 14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e de rocha de escândalo, às duas casas de Israel; de armadilha e de laço aos moradores de Jerusalém. Isaías 8:14 32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço; Romanos 9:32
Ofensa - (cba)
1 Pedro 2:8
Do gr. skandalon, “graveto de armadilha", “rede de armadilha”, que, quando tocada por um animal, se arma e fecha o alçapão (ver com. de 1 Coríntios 1:23). É como se a pessoa que rejeita a Cristo assinasse a própria sentença de morte.
Tropeçam - (cba)
1 Pedro 2:8
Cristo veio ser o degrau para a salvação, para fazer paz com Deus e dar felicidade eterna. Entretanto, quando recusam subir pelo degrau, as pessoas “tropeçam", fato pelo qual a “pedra” não é responsável (ver com. de João 3:19).
Palavra - (cba)
1 Pedro 2:8
Isto é, o evangelho de Jesus Cristo conforme anunciado nas Escrituras (ver com. de 1 Pedro 1:23; 1 Pedro 2:2). Os desobedientes se recusam a aceitar a oferta de misericórdia da parte de Cristo.
- 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 1 Pedro 1:23 2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação, 1 Pedro 2:2
Postos - (cba)
1 Pedro 2:8
São "postos" para a salvação os que aceitam a Cristo e para a condenação os que O rejeitam. Ao escolher aceitar ou rejeitar a Jesus, cada ser humano se une voluntariamente a um grupo ou a outro, sendo destinado a compartilhar do destino que Deus preordenou para o grupo. Quando alguém escolhe rejeitar a Cristo, abre mão deliberadamente de seu único meio de salvação (ver Atos 4:12). O Senhor afirmou que todo aquele que desobedece será "reduzido a pó" pela “pedra" (Mateus 21:44). Os resultados da transgressão foram “postos" por Deus. Portanto, quando rejeitou a Cristo, a nação judaica selou seu destino (ver vol. 4, p. 17-23; ver com. de 1 Coríntios 1:23; sobre presciência divina e predestinação, ver com. de João 3:17-19; Romanos 8:28,29).
- 12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. Atos 4:12 44 E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. Mateus 21:44 23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, 1 Coríntios 1:23 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:17-19 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; Romanos 8:28,29
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Pedra de tropeço
1 Pedro 2:8
Para aqueles que creem, Jesus é o alicerce sobre o qual são edificados, formando a casa de Deus (1 Pedro 2:6). Para quem não crê, ele é a pedra de tropeço. Nosso relacionamento com Jesus é o ponto-chave ou critério que determina o destino que teremos.
para o que também foram postos
1 Pedro 2:8
Não é que alguns foram destinados para crer em Jesus e outros para rejeitá-lo, mas todos os que escolhem não crer nele são "postos" ou destinados a cair.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 2:1-10
Falar mal do próximo indica que há maldade e engano no coração, e dificulta nosso proveito pela Palavra de Deus. A vida nova precisa de um alimento idôneo. As crianças desejam leite e fazem por ele o melhor que podem, conforme a sua capacidade; assim devem ser os desejos dos cristãos pela Palavra de Deus. Nosso Senhor Jesus Cristo é muito misericordioso conosco, miseráveis e pecadores, e tem plenitude de graça. Porém, até o melhor dos servos de Deus nesta vida tem somente uma antecipação das consolações de Deus.
Cristo é chamado Pedra, para ensinar aos seus servos que Ele é a proteção e a segurança deles, o fundamento sobre o qua! são edificados. Ele é precioso na excelência de sua natureza, na dignidade de seu ofício, e na glória de seus serviços. Todos os crentes verdadeiros são um sacerdócio santo; sagrado para Deus, serviçal para os demais, dotados de dons e graças celestes. Porém, os sacrifícios mais espirituais do melhor em oração e louvor, não são aceitáveis senão por meio de Jesus Cristo.
Ele é a Pedra Angular que une todos os crentes em um templo eterno e suporta o peso de toda a construção. Ele é o eleito ou o escolhido para um fundamento eterno; precioso, muito além de tudo o que possa ter valor. Ser edificado em Cristo significa crer nEle; porém, nisto muitos enganam-se a si mesmos, não consideram o que é, nem a necessidade de participar da salvação que Ele realizou. Ainda que a estrutura do mundo estivesse caindo aos pedaços, o homem que está edificado sobre este fundamento pode ouvi-lo sem temer. Ele não será confundido. A alma do crente se apressa a ir a Cristo, mas nunca encontra motivo para apressar-se a fugir dEle.
Todos os cristãos verdadeiros são linhagem escolhida, e constituem uma família, um povo distinto do mundo; possuem outro espírito, princípio e costume, o que nunca ocorreria se não fossem escolhidos em Cristo para ser tais e santificados por seu Espírito. O primeiro estado deles é de grandes trevas, mas são tirados das trevas a um estado de gozo, prazer e prosperidade, para que mostrem os louvores do Senhor pela profissão de sua verdade e sua boa conduta. Que enormes são suas obrigações com Ele, que nos tem feito seu povo, e nos tem mostrado misericórdia!
Mesmo que o homem tenha todos os prazeres mundanos, permanecer sem esta misericórdia é um estado espantoso. Não há nada que propicie tão bem o arrependimento quanto os pensamentos corretos acerca da misericórdia e do amor de Deus. Não nos atrevamos a abusar nem a afrontar a livre graça de Deus se quisermos ser salvos por ela; todos os que querem ser contados entre os que alcançam misericórdia devem andar como seu povo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e de rocha de escândalo, às duas casas de Israel; de armadilha e de laço aos moradores de Jerusalém. Isaías 8:14 14 E dir-se-á: Aplanai, aplanai, preparai e caminho, tirai os tropeços do caminho do meu povo. Isaías 57:14 34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição, Lucas 2:34 32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço; 33 como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido. Romanos 9:32,33 23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, 1 Coríntios 1:23 16 Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? 2 Coríntios 2:16 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 1 Pedro 2:7 16 mas, na verdade, para isso te hei mantido com vida, para te mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Êxodo 9:16 22 E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição; Romanos 9:22 9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, 1 Tessalonicenses 5:9 3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita. 2 Pedro 2:3 4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. Judas 1:4 11 Eu, porém, irmãos, se é que prego ainda a circuncisão, por que ainda sou perseguido? Nesse caso o escândalo da cruz estaria aniquilado. Gálatas 5:11