Comentário Bíblico
Adventista
Ele vos será santuário - (cba)
Isaías 8:14
Do heb. miqdash, "lugar sagrado", "santuário". Aqueles que temiam o Senhor (ver com. de Isaías 8:13) encontrariam um refúgio do perigo (ver com. de Salmos 91:1). Isaías tentou desviar o povo das coisas terrenas e aproximá-lo de Deus. Cristo foi e é o verdadeiro "santuário" de Israel.
- 13 Ao Senhor dos exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro. Isaías 8:13 1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Salmos 91:1
Pedra de tropeço - (cba)
Isaías 8:14
Jesus Se referiu a Si mesmo como a Rocha (Mateus 21:42-44). Paulo citou Isaías 8:14 com referência a Cristo (Romanos 9:33), e Pedro fez uma aplicação detalhada deste versículo (1 Pedro 2:6-8). Durante a construção do tempo de Salomão, não se podia encontrar lugar para determinada pedra enorme cortada e transportada para o local do templo. Por muito tempo, ela ficou no caminho dos construtores, sem uso e rejeitada. Porém, no final, descobriu-se que essa era a pedra mais importante de toda a estrutura, a pedra angular, e foi finalmente colocada na posição vital (ver DTN, 597, 598). Jesus é a pedra angular do judaísmo há tanto tempo rejeitada.
- 42 Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos? 43 Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos. 44 E quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. Mateus 21:42-44 14 Então ele vos será por santuário; mas servirá de pedra de tropeço, e de rocha de escândalo, às duas casas de Israel; de armadilha e de laço aos moradores de Jerusalém. Isaías 8:14 33 como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido. Romanos 9:33 6 Por isso, na Escritura se diz: Eis que ponho em Sião uma principal pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 8 e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pedro 2:6-8
Para os que não conheciam a Cristo, Ele era uma pedra de tropeço e ofensa. Ele estava constantemente no caminho deles, impedindoos de levar adiante seus planos e cumprir seus desígnios ímpios. A pedra na qual tropeçaram era a pedra angular do próprio Céu, sem a qual é impossível ter vida, alegria e paz.
Às duas casas de Israel - (cba)
Isaías 8:14
Esta frase torna evidente que Isaías se dirige não apenas a Judá, mas também a Israel. Tanto Israel quanto Judá se voltaram contra o Senhor e Sua lei, e encontraram nEle ofensa em vez de o santuário de vida e esperança que Ele prometeu ser.
Laço e armadilha - (cba)
Isaías 8:14
A metáfora da pedra muda para a da armadilha, para ressaltar outro aspecto do problema. Cristo e Sua mensagem seriam como laço ou armadilha para os habitantes ímpios de Jerusalém. Ele que deveria ser vida, esperança e proteção de toda a humanidade seria armadilha para os que se recusassem a andar em Seus caminhos. Porém, só assim a vida pode ser preservada na terra. Se os ímpios pudessem andar sem restrições em seus maus caminhos, logo destruiriam a si mesmos e aos habitantes da Terra. Somente cortando as atividades dos ímpios e colocando algumas restrições sobre eles além das quais não se pode seguir, é que a continuidade da vida é possível na Terra. Todo servo de Deus pode agradecer o fato de Deus ser como laço e armadilha para os ímpios, pois de outro modo não haveria paz, alegria, liberdade ou esperança para os habitantes da Terra.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 8:9-16
O profeta desafia os inimigos dos judeus. seus esforços serão vãos e eles próprios serão despedaçados. Cabe a nós em tempos de problemas vigiar todos os temores que nos levam a rumos torcidos, em busca da nossa própria segurança. o temor de Deus no crente preserva do inquietante temor dos homens. se pensamos corretamente na grandeza e na glória de Deus, veremos restringido o poder de todos os nossos inimigos. o Senhor, que será santuário para aqueles que confiam nEle, será também Pedra de tropeço e Rocha de escândalo para aqueles que fazem da criatura o seu temor e esperança. se as coisas de Deus são ofensa para nós, nos desfarão. O apóstolo cita isto a todos os que persistem em não crer no Evangelho de Cristo (1 Pedro 2:8). O Emanuel crucificado, que foi e que é Pedra de tropeço e Rocha de escândalo para os judeus incrédulos, não é menos para aqueles que são infiéis dentre os milhares que são chamados cristãos. A pregação da cruz é loucura segundo seu critério; suas doutrinas e preceitos os ofendem.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 330

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 598
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 Vem, povo meu, entra nas tuas câmaras, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a indignação. Isaías 26:20 1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 2 Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; Salmos 46:1,2 10 Torre forte é o nome do Senhor; para ela corre o justo, e está seguro. Provérbios 18:10 16 Portanto, dize: Assim diz o Senhor Deus: Ainda que os mandei para longe entre as nações, e ainda que os espalhei pelas terras, todavia lhes servirei de santuário por um pouco de tempo, nas terras para onde foram. Ezequiel 11:16 16 Portanto assim diz o Senhor Deus: Eis que ponho em Sião como alicerce uma pedra, uma pedra provada, pedra preciosa de esquina, de firme fundamento; aquele que crer não se apressará. Isaías 28:16 34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição, Lucas 2:34 32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço; 33 como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido. Romanos 9:32,33 9 E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, e em retribuição; 10 escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e tu encurva-lhes sempre as costas. 11 Logo, pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De maneira nenhuma, antes pelo seu tropeço veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. 35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Romanos 11:9-11,35 8 e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pedro 2:8 6 Sobre os ímpios fará chover brasas de fogo e enxofre; um vento abrasador será a porção do seu copo. Salmos 11:6 22 Torne-se a sua mesa diante deles em laço, e sejam-lhes as suas ofertas pacíficas uma armadilha. Salmos 69:22 57 E escandalizavam-se dele. Jesus, porém, lhes disse: Um profeta não fica sem honra senão na sua terra e na sua própria casa. Mateus 13:57 35 Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra. Lucas 21:35 6 Também haverá de dia um pavilhão para sombra contra o calor, e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva. Isaías 4:6 4 Porque tens sido a fortaleza do pobre, a fortaleza do necessitado na sua angústia, refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor, pois o assopro dos violentos é como a tempestade contra o muro. Isaías 25:4 17 O pavor, e a cova, e o laço vêm sobre ti, ó morador da terra. 18 Aquele que fugir da voz do pavor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto se abriram, e os fundamentos da terra tremem. Isaías 24:17,18