Comentário Bíblico
Adventista
Não chameis - (cba)
Isaías 8:12
Embora Deus falasse a Isaías pessoalmente, Ele se dirigiu a "este povo" (Isaías 8:11). Deus continua falando ao povo em Isaías 8:15. Em Isaías 8:16, outra vez, Ele se dirige a Isaías pessoalmente.
- 11 Pois assim o Senhor me falou, com sua forte mão deitada em mim, e me admoestou a que não andasse pelo caminho deste povo, dizendo: Isaías 8:11 15 E muitos dentre eles tropeçarão, e cairão, e serão quebrantados, e enlaçados, e presos. Isaías 8:15 16 Ata o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos. Isaías 8:16
Conjuração - (cba)
Isaías 8:12
Do heb. qesher, "conspiração", como é traduzida a palavra em mais da metade dos casos (2 Samuel 15:12; 2 Reis 15:15,30; Ezequiel 22:25; etc.). Em 2 Crônicas 23:13 e outros textos, é traduzida como "traição"; só em Isaías 8:12 é traduzida como "conjuração". Nesse sentido, denota uma "confederação" formada contra alguém. Hoje, a palavra "confederação" é usada em geral no sentido de "aliança", embora ainda signifique também "uma combinação de pessoas para propósitos ilegais". A palavra é usada, neste caso, com esse último sentido. Síria e Israel tinham conspirado ou estavam "confederados" contra Judá (Isaías 7:2,5,6), e Acaz, por sua vez, tinha feito aliança com a Assíria contra Israel e Síria (2 Reis 16:7-9). Acaz e o povo de Judá temiam a conspiração sírio-israelita, ou confederação, e tinham se unido aos pagãos numa tentativa de se contrapor à mesma. Acaz foi repreendido pelo Senhor porque confiou na ajuda dos pagãos em vez de no auxílio divino. Aliar-se com idólatras foi uma ofensa ao Deus dos céus por parte de Seu povo. Deus queria que o povo se mantivesse independente, separado do mundo. Deve-se tomar conselho com Deus e encontrar força nEle. Apenas assim se pode ter a presença do Senhor para concluir Sua obra no mundo. Se o povo de Deus faz alianças com os que não O temem, a política dos homens inevitavelmente pisa os princípios do Céu, e a obra do Senhor sofre. Nossa força não está na associação íntima com o mundo, mas na cuidadosa separação dele.
- 12 Também Absalão, enquanto oferecia os seus sacrifícios, mandou vir da cidade de Siló, Aitofel, o gilonita, conselheiro de Davi. E a conspiração tornava-se poderosa, crescendo cada vez mais o número do povo que estava com Absalão. 2 Samuel 15:12 15 Ora, o restante dos atos de Salum, e a conspiração que fez, estão escritos no livro das crônicas dos reis de Israel. 30 E Oséias, filho de Elá, conspirou contra Peca, filho de Remalias, o feriu e matou, e reinou em seu lugar, no vigésimo ano de Jotão, filho de Uzias. 2 Reis 15:15,30 25 Conspiração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que ruge, que arrebata a presa; eles devoram vidas humanas; tomam tesouros e coisas preciosas; multiplicam as suas viúvas no meio dela. Ezequiel 22:25 13 e quando olhou, eis que o rei estava junto à sua coluna, à entrada, e os capitães e os trombeteiros perto do rei; e todo o povo da terra se alegrava, e tocava trombetas; e também os cantores tocavam instrumentos musicais, e dirigiam os cânticos de louvor. Então Atalia, rasgando os seus vestidos, clamou: Traição! Traição! 2 Crônicas 23:13 12 Não chameis conspiração a tudo quanto este povo chama conspiração; e não temais aquilo que ele teme, nem por isso vos assombreis. Isaías 8:12 2 Quando deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim; ficou agitado o coração de Acaz, e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque à força do vento. 5 Porquanto a Síria maquinou o mal contra ti, com Efraim e com o filho de Remalias, dizendo: 6 Subamos contra Judá, e amedrontemo-lo, e demos sobre ele, tomando-o para nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeel. Isaías 7:2,5,6 7 Então Acaz enviou mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria, dizendo: Eu sou teu servo e teu filho; sobe, e livra-me das mãos do rei da Síria, e das mãos do rei de Israel, os quais se levantaram contra mim. 8 E tomou Acaz a prata e o ouro que se achou na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, e mandou um presente ao rei da Assíria. 9 E o rei da Assíria lhe deu ouvidos e, subindo contra Damasco, tomou-a, levou cativo o povo para Quir, e matou Rezim. 2 Reis 16:7-9
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Satanás procura aumentar a distância entre o céu e a terra
Isaías 8:12
Ver Isaías 5:18-23. Os instrumentos satânicos estão constantemente em operação, semeando e regando as sementes da rebelião contra a lei de Deus, e Satanás está reunindo almas sob sua negra bandeira de revolta. Ele forma uma confederação com os seres humanos para lutar contra a pureza e a santidade. Ele tem trabalhado diligentemente, perseverantemente, aumentando o número dos que se associarão com ele. Por suas representações, ele procura aumentar a distância entre o céu e a terra, e cresce na convicção de que pode esgotar a paciência de Deus, extinguir Seu amor pelo homem e trazer condenação sobre toda a família humana ( The Review and Herald, 21 de outubro de 1902 ).
Nenhuma confederação com os que se opõem à verdade
Isaías 8:12
Não se unam os vigias nas muralhas de Sião com os que estão anulando a verdade como é em Cristo. Que eles não se unam à confederação de infidelidade, papado e protestantismo em exaltar a tradição acima das Escrituras, a razão acima da revelação e o talento humano acimaa influência divina e o poder vital da piedade ( The Review and Herald, 24 de março de 1896 ).
O Toque Divino Necessário
Isaías 8:12
O evangelho é agora resolutamente combatido por todos os lados. Nunca a confederação do mal foi maior do que no tempo presente. Os espíritos das trevas estão combinando com instrumentos humanos para colocá-los firmemente contra os mandamentos de Deus. Tradições e falsidades são exaltadas acima das Escrituras; razão e ciência acima da revelação; talento humano acima dos ensinamentos do Espírito; formas e cerimônias acima do poder vital da piedade. Precisamos do toque divino ( The Review and Herald, 19 de março de 1895 ).
Homens caídos e anjos caídos na mesma confederação
Isaías 8:12
Por meio da apostasia, homens caídos e anjos caídos estão na mesma confederação, unidos para trabalhar contra o bem. Eles estão unidos em um companheirismo desesperado. Por meio de seus anjos maus, Satanás consegue formar uma aliança com homens professamente piedosos, e assim fermenta a igreja de Deus. Ele sabe que se puder induzir os homens, como induziu os anjos, a unirem-se à rebelião, sob o disfarce de servos de Deus, terá neles seus aliados mais bem-sucedidos em seu empreendimento contra o céu. Sob o nome de piedade, ele pode inspirá-los com seu próprio espírito acusador e levá-los a acusar os servos de Deus de maldade e malícia. Eles são seus detetives treinados; seu trabalho é criar rixas, fazer acusações que criem discórdia e amargura entre irmãos, colocar as línguas em serviço ativo para Satanás, semear sementes de dissensão observando o mal,
Rogo a todos os que se empenham na obra de murmurar e reclamar porque algo foi dito ou feito que não lhes convém e que, como pensam, não lhes dá a devida consideração, lembrem-se de que estão continuando o próprio trabalho iniciado. no céu por Satanás. Eles estão seguindo seu rastro, semeando incredulidade, discórdia e deslealdade; pois ninguém pode nutrir sentimentos de descontentamento e mantê-los para si mesmo. Ele deve dizer aos outros que não é tratado como deveria. Assim, eles são levados a murmurar e reclamar. Esta é a raiz da amargura que brota, pela qual muitos são contaminados.
Assim Satanás opera hoje por meio de seus anjos maus. Ele se associa com homens que afirmam estar na fé; e aqueles que estão tentando levar avante a obra de Deus com fidelidade, não tendo a pessoa de nenhum homem em admiração, trabalhando sem hipocrisia e parcialidade, terão contra eles provações tão severas quanto Satanás pode trazer através daqueles que afirmam amar a Deus. Proporcional à luz e ao conhecimento que esses opositores têm é o sucesso de Satanás. A raiz da amargura atinge profundamente e é comunicada aos outros. Assim, muitos são contaminados. Suas declarações são confusas e inverídicas, seus princípios são inescrupulosos, e Satanás encontra neles os próprios auxiliares de que precisa ( The Review and Herald, 14 de setembro de 1897 ).
O que é uma Confederação?
Isaías 8:12
Foi feita a pergunta: O que você quer dizer com confederação? Quem formou confederações? Você sabe o que é uma confederação – uma união de homens em um trabalho que não carrega o selo de integridade pura, direta e inabalável ( Manuscrito 29, 1911 ).
Ver 2 Coríntios 6:17. Os ímpios estão sendo amarrados em feixes, amarrados em fideicomissos, em uniões, em confederações. Não tenhamos nada a ver com essas organizações. Deus é nosso Governante, nosso Governador, e Ele nos chama para sair do mundo e sermos separados. “Saí do meio deles, separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis em coisa impura”. Se nos recusarmos a fazer isso, se continuarmos a nos relacionar com o mundo e a olhar para cada assunto de um ponto de vista mundano, nos tornaremos como o mundo. Quando a política mundana e as idéias mundanas governam nossas transações, não podemos ficar na plataforma alta e santa da verdade eterna ( Manuscrito 71, 1903 ).
Anjos bons e maus em forma humana no campo de ação
Isaías 8:12
Agentes satânicos em forma humana tomarão parte neste último grande conflito para se opor à edificação do reino de Deus. E anjos celestiais disfarçados de humanos estarão no campo de ação. Homens e mulheres se uniram para se opor ao Senhor Deus do céu, e a igreja está apenas meio desperta para a situação. É preciso haver muito mais oração, muito mais esforço fervoroso entre os crentes professos.
As duas partes opostas continuarão a existir até o encerramento do último grande capítulo na história deste mundo. Agências satânicas estão em todas as cidades. Não podemos nos dar ao luxo de estar desprevenidos por um momento ( Carta 42, 1909 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 8:9-16
O profeta desafia os inimigos dos judeus. seus esforços serão vãos e eles próprios serão despedaçados. Cabe a nós em tempos de problemas vigiar todos os temores que nos levam a rumos torcidos, em busca da nossa própria segurança. o temor de Deus no crente preserva do inquietante temor dos homens. se pensamos corretamente na grandeza e na glória de Deus, veremos restringido o poder de todos os nossos inimigos. o Senhor, que será santuário para aqueles que confiam nEle, será também Pedra de tropeço e Rocha de escândalo para aqueles que fazem da criatura o seu temor e esperança. se as coisas de Deus são ofensa para nós, nos desfarão. O apóstolo cita isto a todos os que persistem em não crer no Evangelho de Cristo (1 Pedro 2:8). O Emanuel crucificado, que foi e que é Pedra de tropeço e Rocha de escândalo para os judeus incrédulos, não é menos para aqueles que são infiéis dentre os milhares que são chamados cristãos. A pregação da cruz é loucura segundo seu critério; suas doutrinas e preceitos os ofendem.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 2 Quando deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim; ficou agitado o coração de Acaz, e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque à força do vento. 3 Então disse o Senhor a Isaías: saí agora, tu e teu filho Sear-Jasube, ao encontro de Acaz, ao fim do aqueduto da piscina superior, na estrada do campo do lavandeiro, 4 e dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem te desfaleça o coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim e da Síria, e do filho de Remalias. 5 Porquanto a Síria maquinou o mal contra ti, com Efraim e com o filho de Remalias, dizendo: 6 Subamos contra Judá, e amedrontemo-lo, e demos sobre ele, tomando-o para nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeel. Isaías 7:2-6 12 Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para teres medo dum homem, que é mortal, ou do filho do homem que se tornará como feno; 13 e te esqueces de Senhor, o teu Criador, que estendeu os céus, e fundou a terra, e temes continuamente o dia todo por causa do furor do opressor, quando se prepara para destruir? Onde está o furor do opressor? Isaías 51:12,13 5 Então subiu Rezim, rei da Síria, com Peca, filho de Remalias, rei de Israel, contra Jerusalém, para lhe fazer guerra; e cercaram a Acaz, porém não puderam vencê-lo. 6 Nesse mesmo tempo Rezim, rei da Síria, restituiu Elate a Síria, lançando fora dela os judeus; e os sírios vieram a Elate, e ficaram habitando ali até o dia de hoje. 7 Então Acaz enviou mensageiros a Tiglate-Pileser, rei da Assíria, dizendo: Eu sou teu servo e teu filho; sobe, e livra-me das mãos do rei da Síria, e das mãos do rei de Israel, os quais se levantaram contra mim. 2 Reis 16:5-7 4 e dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem te desfaleça o coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim e da Síria, e do filho de Remalias. Isaías 7:4 9 E foste ao rei com óleo, e multiplicaste os teus perfumes, e enviaste os teus embaixadores para longe, e te abateste até o Seol. 10 Na tua comprida viagem te cansaste; contudo não disseste: Não há esperança; achaste com que renovar as tuas forças; por isso não enfraqueceste. 11 Mas de quem tiveste receio ou medo, para que mentisses, e não te lembrasses de mim, nem te importasses? Não é porventura porque eu me calei, e isso há muito tempo, e não me temes? Isaías 57:9-11 5 Eis que eles se acham em grande pavor onde não há motivo de pavor, porque Deus espalhará os ossos daqueles que se acampam contra ti; tu os confundirás, porque Deus os rejeitou. Salmos 53:5 2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. 3 o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve. 4 E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. 5 Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Mateus 28:2-5 4 Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer. 5 Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei. Lucas 12:4,5 9 Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo. Lucas 21:9 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis; 15 antes santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós; 1 Pedro 3:14,15