Comentário Bíblico
Adventista
Que glória há [...]? - (cba)
1 Pedro 2:20
Literalmente, “que tipo de mérito?”
Pecando - (cba)
1 Pedro 2:20
Literalmente, “erros contínuos” contra Deus ou seres humanos. Ao se recusar a obedecer, o servo cristão violava a ordem divina e desafiava os desejos de seu senhor terreno. Assim, a reputação cristã era depreciada entre os pagãos e, aos olhos do m Senhor, suas ações não eram charts (ver com. de 1 Pedro 2:19), isto é, dignas do favor divino.
Esbofeteados - (cba)
1 Pedro 2:20
Do gr. kolaphizõ, “golpear os ouvidos”, “socar com os punhos”.
Com paciência - (cba)
1 Pedro 2:20
Isto é, sabendo que ele, o escravo, merece o castigo por falta de fidelidade a seu senhor terreno.
Isto - (cba)
1 Pedro 2:20
Ou seja, o sofrimento paciente do abuso não merecido.
Grato - (cba)
1 Pedro 2:20
Do gr. charts (ver com. de 1 Pedro 2:19). O escravo cristão nunca deveria ser culpado de preguiça, ineficiência ou desonestidade, motivos de castigo aos escravos pagãos. Deus tem formas de compensar os fiéis que sofrem por causa da justiça, e a certeza do cuidado divino lhes sustentará a fé e a coragem.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 2:18-25
Os criados daqueles tempos geralmente eram escravos, e tinham senhores pagãos que costumavam tratá-los com crueldade; porém, o apóstolo os instrui a submeterem-se aos senhores colocados sobre eles pela providência, temendo desonrar ou ofender a Deus. Não somente aos que se agradavam com o serviço razoável, mas com os severos e com os que se iravam sem causa. A má conduta de uma pessoa não justifica a conduta pecaminosa de outra; o servo deve cumprir seu dever ainda que o seu Senhor seja pecaminosamente mau e perverso. Os senhores deveriam ser mansos e bons com seus servos e inferiores.
Que glória ou distinção haveria se os cristãos professos fossem pacientes quando tivessem as suas faltas corrigidas? Porém se quando se comportam bem e são maltratados por seus senhores pagãos e soberbos, os suportam sem queixas, sem ira e sem propósitos de vingança e perseveram em seu dever, isto será aceitável para Deus como efeito distintivo de sua graça e será recompensado por Ele.
A morte de Cristo tinha o propósito não só de ser exemplo de paciência nos sofrimentos, mas de levar nossos pecados; suportou o castigo deles e com isto satisfez a justiça divina.
Por meio desta, retira .de nós os nossos sofrimentos. Os frutos do sofrimento de Cristo são a morte do pecado, e uma nova vida santa de justiça; deles temos exemplos, motivações poderosas e capacidade para cumpri-los, pela morte e ressurreição de Cristo. Nossa justificação: Cristo foi moído e crucificado como sacrifício por nossos pecados, e por suas chagas as enfermidades de nossas almas foram curadas.
Aqui está o pecado do homem: ele se desvia e o faz por seu próprio ato. Sua desgraça: ele se afasta do redil, do Pastor e do rebanho, e assim se expõe a incontáveis perigos. Aqui está a recuperação pela conversão: agora voltam como efeito da graça divina. De todos os seus erros e desvios regressam a Cristo. Os pecadores sempre estão desviados antes de sua conversão; a vida deles é um erro contínuo.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 535

A Ciência do Bom Viver, Pág. 485
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis; 1 Pedro 3:14 14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. 15 Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; 16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. 1 Pedro 4:14-16 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Mateus 5:47 67 Então uns lhe cuspiram no rosto e lhe deram socos; Mateus 26:67 65 E alguns começaram a cuspir nele, e a cobrir-lhe o rosto, e a dar-lhe socos, e a dizer-lhe: Profetiza. E os guardas receberam-no a bofetadas. Marcos 14:65 11 Até a presente hora padecemos fome, e sede; estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa, 1 Coríntios 4:11 19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 1 Pedro 2:19 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2 10 provando o que é agradável ao Senhor; Efésios 5:10 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Filipenses 4:18 19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente. 1 Pedro 2:19 32 Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. Lucas 6:32 17 Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal. 1 Pedro 3:17