Comentário Bíblico
Adventista
Como livres - (cba)
1 Pedro 2:16
Isto é, agir como homens livres. Os cristãos se submetem à autoridade (1 Pedro 2:13) não como escravos servis e ignorantes, mas com inteligência e por vontade própria, no papel de homens livres em Jesus Cristo.
Liberdade - (cba)
1 Pedro 2:16
Ou seja, liberdade para agir como um ser inteligente.
Pretexto - (cba)
1 Pedro 2:16
Ou, “cobertura”, “véu", em sentido figurado, um “pretexto”. O cristão não abusa de sua liberdade, nem tira vantagem de sua reputação como cidadão que cumpre as leis. A liberdade cristã não isenta o indivíduo das responsabilidades de cidadão perante uma autoridade idoneamente constituída (cf. 1 Coríntios 6:12; 1 Coríntios 10:23).
- 12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Coríntios 6:12 23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23
Malícia - (cba)
1 Pedro 2:16
Do gr. kakos (ver com. de 1 Pedro 2:1).
Servos - (cba)
1 Pedro 2:16
Ou, “escravos". Por ser servo de Deus, o cristão é obediente a Ele. O mundo tem o direito de esperar que o servo de Deus viva segundo sua profissão de fé e de concluir que o que ele faz tem a aprovação divina. Portanto, o nome de Deus está em questão quanto à maneira como o cristão conduz sua vida. Ele nunca deve dar aos outros motivo para pensar que o padrão divino de conduta seja inferior ao defendido pelos não cristãos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Pedro 2:13-17
A conduta do cristão deve ser honesta, o que não acontecerá se todos os deveres relacionados não forem cumpridos de modo justo e cuidadoso; aqui o apóstolo os trata com clareza. A vontade de Deus é que estes deveres sejam considerados; consequentemente, é o dever do cristão e o modo de silenciar as vis calúnias dos homens ignorantes e néscios.
Os cristãos devem se propor, em todos os seus relacionamentos, a conduzirem-se retamente, para que não façam de sua liberdade um manto ou coberta de alguma maldade ou descuido do dever, mas lembrem-se que são servos de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? 34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35 Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:32-36 18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. 22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Romanos 6:18,22 22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo. 1 Coríntios 7:22 1 Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão. 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Gálatas 5:1,13 25 Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer. Tiago 1:25 12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:12 19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 2 Pedro 2:19 4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. Judas 1:4 14 [Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação.] Mateus 23:14 22 Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. João 15:22 5 Pois, nunca usamos de palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos. Deus é testemunha, 1 Tessalonicenses 2:5 6 não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, Efésios 6:6 24 sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. Colossenses 3:24