Comentário Bíblico
Adventista
Lícitas - (cba)
1 Coríntios 10:23
Ver com. de 1 Coríntios 6:12.
Convêm - (cba)
1 Coríntios 10:23
Do gr. sumpherõ, literalmente, “unir”; se empregado de forma impessoal, como neste caso, o significado é “vantajoso”, “lucrativo”. Embora o cristão possa fazer tudo que não esteja em conflito com a vontade de Deus, algumas vezes não é conveniente que laça determinadas coisas, as quais não servirão para atrair ou “unir” à verdade aqueles que observam seu comportamento. O cristão deve agir de modo a ajudar a outros em seu esforço de viver corretamente. Se determinada conduta “legítima” puder servir de pedra de tropeço no caminho de alguém, então 0 cristão deve abandonar tal atitude (ver Mateus 18:7-10; Romanos 14:13,15; 1 Coríntios 8:9; 1 João 2:10). O bem-estar dos demais, em vez da própria conveniência, deve orientar as atitudes do cristão, se deseja fazer o que é correto.
- 7 Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier! 8 Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno. 9 E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo. 10 Vede, não desprezeis a nenhum destes pequeninos; pois eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêm a face de meu Pai, que está nos céus. Mateus 18:7-10 13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão. 15 Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Romanos 14:13,15 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 1 Coríntios 8:9 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 1 João 2:10
Edificam - (cba)
1 Coríntios 10:23
Do gr. oikodomeõ. Esta palavra explica o que Paulo quis dizer com “convêm”.
O comportamento cristão deve ser guiado pelo princípio apresentado neste versículo; a saber, que tudo seja feito para a glória de Deus e para ser uma bênção ao próximo. Quem não segue esse princípio e experimenta tudo o que deseja, contanto que não seja pecado, com frequência prejudica o próximo. As circunstâncias podem tornar errado algo que em si não é pecado.
Embora fosse possível afirmar que não era pecado comer alimentos sacrificados a ídolos, havia boas razões para saber que, em determinadas circunstâncias, não se devia comê-los. Nem tudo edifica a igreja e promove os interesses do evangelho. Paulo constantemente buscava o bem-estar da igreja, com o objetivo de salvar as pessoas. Tudo que ajudasse a alcançar esse objetivo era correto e apropriado, e tudo que fosse um obstáculo a isso devia ser evitado. Os que amam ao Senhor estarão ansiosos em fazer tudo que estiver em seu poder para influenciar outros a deixar o pecado e a servir a Deus, e se conduzirão de tal forma que sua influência seja útil em todo tempo. Também vão comer, vestir-se, conversar e viver de forma a serem capazes de fazer o bem ao máximo de suas possibilidades. Eles podem não ser capazes de citar uma passagem bíblica para condenar determinado procedimento, mas, se percebem que não contribuirá para o bem espiritual de outros, então vão considerá-lo inconveniente (ver Romanos 14:21-23; 1 Coríntios 6:12).
- 21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece. 22 A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. 23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. Romanos 14:21-23 12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Coríntios 6:12
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 10:23-33
Havia casos em que os cristãos podiam comer o que era oferecido aos ídolos sem pecar, por falta de conhecimento, quando o sacerdote, a quem a carne havia sido entregue, a vendia no mercado como alimento comum. Contudo, o cristão não deve considerar somente o que é lícito, mas o que é conveniente e edificar os demais. O cristianismo não prole em absoluto os ofícios comuns da bondade, nem permite a conduta descortês com ninguém, por mais que eles difiram de nós em sentimentos e costumes religiosos. Isto não se aplica às festividades religiosas, à participação no culto idólatra. segundo este conselho do apóstolo, os cristãos devem ter o cuidado de não usar a sua liberdade para prejudicar ao próximo, ou para a sua própria reprovação. Ao comer e ao beber e em tudo o que fizermos, devemos fazê-lo para a glória de Deus, para agradá-lo e honrá-lo. Esta é a grande finalidade de toda religião, e nos serve como direção quando não existirem regras expressas. Um espírito piedoso, pacífico e benevolente desarmará os maiores inimigos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 1 Coríntios 6:12 9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos. 1 Coríntios 8:9 15 Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. 20 Não destruas por causa da comida a obra de Deus. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal para o homem dar motivo de tropeço pelo comer. Romanos 14:15,20 1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 1 Coríntios 8:1 3 Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. 4 O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 5 Ora, quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis, pois quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também intercede para que a igreja receba edificação. 12 Assim também vós, já que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles para a edificação da igreja. 17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. 26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:3-5,12,17,26 19 Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua. Romanos 14:19 1 Ora nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e nào agradar a nós mesmos. 2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. Romanos 15:1,2 19 Há muito, de certo, pensais que nos estamos desculpando convosco. Perante Deus, falamos em Cristo, e tudo isto, amados, é para vossa edificação. 2 Coríntios 12:19 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. Efésios 4:29 11 Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como na verdade o estais fazendo. 1 Tessalonicenses 5:11 4 nem se preocupassem com fábulas ou genealogias intermináveis, pois que produzem antes discussões que edificação para com Deus, que se funda na fé... 1 Timóteo 1:4