Comentário Bíblico
Adventista
Busque o seu próprio - (cba)
1 Coríntios 10:24
O crente não deve buscar em primeiro lugar satisfazer seus próprios desejos, prazeres e conveniências. Deve considerar primeiramente o bem-estar de outros. Deve se perguntar: satisfazer meu gosto e minhas inclinações ajuda ou prejudica o próximo? Muitas coisas podem ser permitidas, mas sua prática pode resultar em dano espiritual a outros; portanto, é dever do cristão se abster das mesmas. Quando determinada atitude não é proibida, mas pode influenciar a outros, o cristão deve se guiar não pelo próprio desejo de conforto ou conveniência, mas pela consideração do efeito de sua conduta sobre outros.
O de outrem - (cba)
1 Coríntios 10:24
Do gr. to tou heterou, literalmente “o que é de outro”. A palavra “interesse” é empregada, neste caso, no sentido de “bem-estar”. O verdadeiro cristão busca ser como o Mestre, que “andou por toda parte, fazendo o bem” (Atos 10:38). Ele age, não segundo impulsos egoístas, mas pelo espírito de Cristo, que o leva a pôr em prática a regra áurea (ver Mateus 7:12; Romanos 13:10).
- 38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. Atos 10:38 12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas. Mateus 7:12 10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:10
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 10:23-33
Havia casos em que os cristãos podiam comer o que era oferecido aos ídolos sem pecar, por falta de conhecimento, quando o sacerdote, a quem a carne havia sido entregue, a vendia no mercado como alimento comum. Contudo, o cristão não deve considerar somente o que é lícito, mas o que é conveniente e edificar os demais. O cristianismo não prole em absoluto os ofícios comuns da bondade, nem permite a conduta descortês com ninguém, por mais que eles difiram de nós em sentimentos e costumes religiosos. Isto não se aplica às festividades religiosas, à participação no culto idólatra. segundo este conselho do apóstolo, os cristãos devem ter o cuidado de não usar a sua liberdade para prejudicar ao próximo, ou para a sua própria reprovação. Ao comer e ao beber e em tudo o que fizermos, devemos fazê-lo para a glória de Deus, para agradá-lo e honrá-lo. Esta é a grande finalidade de toda religião, e nos serve como direção quando não existirem regras expressas. Um espírito piedoso, pacífico e benevolente desarmará os maiores inimigos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 33 assim como também eu em tudo procuro agradar a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que sejam salvos. 1 Coríntios 10:33 19 Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível: 20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; 21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 22 Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 23 Ora, tudo faço por causa do evangelho, para dele tornar-me co-participante. 1 Coríntios 9:19-23 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 1 Coríntios 13:5 4 não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, 21 Pois todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus. Filipenses 2:4,5,21 2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação. Romanos 15:2 14 Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. 2 Coríntios 12:14