Comentário Bíblico
Adventista
À prova - (cba)
1 Coríntios 10:9
Do gr. ekpeirazõ, “tentar ao limite”, “tentar por completo”, “tentar ao máximo”. Além daqui, ekpeirazõ ocorre no NT só em Mateus 4:7; Lucas 4:12; Lucas 10:25, com relação à tentação de Cristo. A ordem pode ser traduzida assim: “Cessemos de tentar.” Paulo se refere ao incidente registrado em Números 21:4-6, quando o povo, fraco e desanimado pela longa jornada no deserto, reprovou Moisés por tê-lo tirado do Egito e reclamou do maná. A reclamação do alimento que Deus provia resultou na praga das “serpentes abrasadoras”, pela qual muitos deles morreram (ver Números 21:6).
- 7 Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Mateus 4:7 12 Respondeu-lhe Jesus: Dito está: Não tentarás o Senhor teu Deus. Lucas 4:12 25 E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Lucas 10:25 4 Então partiram do monte Hor, pelo caminho que vai ao Mar Vermelho, para rodearem a terra de Edom; e a alma do povo impacientou-se por causa do caminho. 5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para morrermos no deserto? pois aqui não há pão e não há água: e a nossa alma tem fastio deste miserável pão. 6 Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que o mordiam; e morreu muita gente em Israel. Números 21:4-6 6 Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que o mordiam; e morreu muita gente em Israel. Números 21:6
Cristo (ARC) - (cba)
1 Coríntios 10:9
Evidências textuais favorecem “o Senhor” (ARA). A despeito disso, era Cristo quem estava com os israelitas no deserto, e cuja paciência eles tentaram até o limite com rebelião e murmurações. Cristo está sempre presente com Seu povo por meio do Espírito, para ensinar, proteger, guiar e livrar (ver Mateus 28:20; João 14:16-18; João 16:13). Os cristãos devem estar cientes da tolice de testar a paciência do Salvador, insistindo em continuar com antigos apetites, costumes e paixões em vez de abandonar com alegria tudo que pertence à antiga vida não regenerada, em favor das provisões feitas pelo Senhor.
- 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28:20 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. João 14:16-18 13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras. João 16:13
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 10:6-14
Os desejos carnais são fortalecidos com a indulgência; portanto, devem ser refreados em sua primeira aparição. Temamos cometer os mesmos pecados de Israel, se quisermos evitar as suas pragas. É justo temer que os que assim tentam a Cristo sejam deixados por Ele à mercê do poder da antiga serpente. Murmurar contra as disposições e os mandamentos de Deus é uma extrema provocação. A Palavra não foi escrita em vão, .e seremos sábios aprendendo dela. Outros têm caído, o que significa que nós também estamos sujeitos a cair. A segurança cristã contra o pecado é desconfiar de si mesmo. Deus não tem prometido impedir que caiamos se não cuidarmos de nós mesmos. Adiciona-se uma palavra de consolo a esta palavra de cautela. Os demais têm cargas semelhantes, e tentações parecidas; nós também podemos suportar o que eles suportam e sair adiante.
Deus é sábio e fiel, e fará com que as nossas cargas sejam segundo a nossa força. Ele sabe o que podemos suportar. Dará uma via de escape; livrará da própria prova, ou pelo menos, da maldade desta. Temos um estímulo pleno para fugir do pecado e sermos fiéis a Deus. Não cairemos em tentação se nos apegarmos fortemente a Ele. Não importa se o mundo sorria ou se ire, é um inimigo; porém, os crentes serão fortalecidos para vencer o mundo, com os seus terrores e seduções. O temor do Senhor em seus corações será o melhor meio de segurança.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Então o povo contendeu com Moisés, dizendo: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? por que tentais ao Senhor? 7 E deu ao lugar o nome de Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não? Êxodo 17:2,7 20 Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado. 21 Anda apercebido diante dele, e ouve a sua voz; não sejas rebelde contra ele, porque não perdoará a tua rebeldia; pois nele está o meu nome. Êxodo 23:20,21 5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para morrermos no deserto? pois aqui não há pão e não há água: e a nossa alma tem fastio deste miserável pão. Números 21:5 16 Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá. Deuteronômio 6:16 18 E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo comida segundo o seu apetite. 56 Contudo tentaram e provocaram o Deus Altíssimo, e não guardaram os seus testemunhos. Salmos 78:18,56 9 quando vossos pais me tentaram, me provaram e viram a minha obra. Salmos 95:9 14 mas deixaram-se levar pela cobiça no deserto, e tentaram a Deus no ermo. Salmos 106:14 8 não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto, 9 onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram por quarenta anos as minhas obras. 10 Por isto me indignei contra essa geração, e disse: Estes sempre erram em seu coração, e não chegaram a conhecer os meus caminhos. 11 Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 3:8-11 28 Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; 29 de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? 30 Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Hebreus 10:28-30 6 Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que o mordiam; e morreu muita gente em Israel. Números 21:6