Comentário Bíblico
Adventista
Que digo, pois? - (cba)
1 Coríntios 10:19
Isto é, qual é o significado daquilo que estava sendo dito? Paulo indaga aos coríntios: Meu raciocínio justifica a crença de que um ídolo de fato existe? A resposta é “não”. Paulo não queria dizer que um ídolo tivesse alguma importância, ou que o alimento oferecido a ele diferia de qualquer outro simplesmente porque tinha sido usado dessa forma.
A afirmação de que os ídolos não existem naturalmente levaria à conclusão de que as coisas oferecidas a eles não são nada. Essa dedução é lógica. Mas Paulo estava também advertindo acerca da verdadeira natureza da idolatria (1 Coríntios 10:20) para que os crentes não deduzissem que, em alguns casos, podiam participar com os idólatras das festas pagãs sem comprometer princípios cristãos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 10:15-22
Unir-se à ceia do Senhor não mostra uma profissão de fé em Cristo crucificado e de agradecida adoração por sua salvação? Os cristãos eram unidos por esta ordenança e pela fé professada por ela, como os grãos de trigo em um pão, ou como os membros do corpo humano; todos estão unidos a Cristo, têm comunhão com Ele e uns com os outros. Isto é confirmado pela adoração e pelos costumes judaicos do sacrifício. O apóstolo aplica isto a comer com os idólatras. Comer o alimento como parte de um sacrifício pagão era adorar ao ídolo ao qual era oferecido, e confraternizar ou ter comunhão com este; o que come a ceia do Senhor é contado como participante do sacrifício cristão, ou como os que comiam dos sacrifícios judaicos participavam do que era oferecido em seu altar. Era negar o cristianismo, porque não pode haver ao mesmo tempo a comunhão com Cristo e a comunhão com os demônios. se os cristãos se arriscam a ir a certos lugares, e se unem aos sacrifícios oferecidos à concupiscência da carne, à dos olhos e à vanglória da vida, provocarão a Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 28 e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; 1 Coríntios 1:28 7 De modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:7 4 Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só. 1 Coríntios 8:4 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2 21 A zelos me provocaram cem aquilo que não é Deus, com as suas vaidades me provocaram à ira; portanto eu os provocarei a zelos com aquele que não é povo, com uma nação insensata os despertarei à ira. Deuteronômio 32:21 17 Todas as nações são como nada perante ele; são por ele reputadas menos do que nada, e como coisa vã. Isaías 40:17 29 Eis que todos são vaidade. As suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e coisa vã. Isaías 41:29 11 Tornei-me insensato; vós a isso me obrigastes; porque eu devia ser louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos demais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. 2 Coríntios 12:11