Comentário Bíblico
Adventista
Alguma coisa - (cba)
1 Coríntios 3:7
Eis a resposta às questões de 1 Coríntios 3:5.
Mas Deus - (cba)
1 Coríntios 3:7
Ele é tudo. Todo êxito se deve às bênçãos de Deus. O ser humano não deve se apropiar da glória de seu sucesso.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Ministros que não devem ser idolatrados
1 Coríntios 3:4-9
Não pode haver evidência mais forte nas igrejas de que as verdades da Bíblia não santificaram os recebedores do que seu apego a algum ministro favorito e sua relutância em aceitar e lucrar com o trabalho de outro professor que é enviado a eles na providência de Deus. O Senhor envia ajuda a Sua igreja quando eles precisam, não como eles escolhem; pois os mortais míopes não podem discernir o que é para o seu bem. Raramente um ministro tem todas as qualificações necessárias para aperfeiçoar qualquer igreja em todos os requisitos do Cristianismo; portanto Deus envia outros ministros para segui-lo, um após o outro, cada um possuindo algumas qualificações em que os outros eram deficientes.
A igreja deve aceitar com gratidão esses servos de Cristo, assim como eles aceitariam seu próprio Mestre. Devem procurar obter todo o benefício possível das instruções que os ministros lhes podem dar da Palavra de Deus. Mas os próprios ministros não devem ser idolatrados; não deve haver animais de estimação religiosos e favoritos entre o povo; são as verdades que trazem que devem ser aceitas e apreciadas na mansidão da humildade ( Redenção: ou os Ensinamentos de Paulo e sua Missão para os Gentios, 74, 75 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 3:5-9
Os ministros pelos quais os coríntios discutiam eram somente instrumentos usados por Deus. Não devemos colocar os ministros no lugar de Deus. O que planta e o que rega são um, empregados por um Mestre, encarregados da mesma revelação, ocupados em uma obra e dedicados a uma mesma intenção. Têm dons diferentes, do único e mesmo Espírito, para os mesmos propósitos; e devem executar de todo coração a mesma intenção. As coisas irão melhor para aqueles que trabalham mais arduamente. Os que forem mais fiéis terão uma recompensa maior. Trabalham com Deus para promover os propósitos de sua glória e a salvação das almas preciosas; e aquEle que conhece a sua obra se ocupará de que não trabalhem em vão. São empregados em sua vinha e em sua casa, e Ele se ocupará cuidadosamente deles.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 274

Este Dia com Deus, Pág. 288
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:2 1 Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. Salmos 115:1 17 Todas as nações são como nada perante ele; são por ele reputadas menos do que nada, e como coisa vã. Isaías 40:17 29 Eis que todos são vaidade. As suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e coisa vã. Isaías 41:29 35 E todos os moradores da terra são reputados em nada; e segundo a sua vontade ele opera no exército do céu e entre os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Daniel 4:35 5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:5 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9 3 Pois, se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6:3