Comentário Bíblico
Adventista
Carnais - (cba)
1 Coríntios 3:1
Do gr. sarkikos, “carnal”, “de natureza e características carnais”. Evidências textuais favorecem a variante sarkinos, “de carne”, “arraigado na carne”. Talvez não se deva enfatizar demais a distinção entre essas duas palavras, as quais podem ter o mesmo sentido, nesta passagem e em 1 Coríntios 3:3.
Como a crianças - (cba)
1 Coríntios 3:1
Em seus labores em Corinto, Paulo adaptou seus métodos às circunstâncias locais. Ele se viu obrigado a apresentar o evangelho de forma simples, devido à incapacidade dos coríntios de entender as coisas profundas do cristianismo. Ele teve de tratar o povo de Corinto como bebês espirituais e limitar sua instrução aos aspectos mais elementares da religião. Não podia tratá-los como maduros espiritualmente, qualificados a compreender as verdades mais plenas e profundas do evangelho. Não poderia considerá-los livres dos sentimentos e ambições que controlam e motivam as pessoas deste mundo. Entre eles havia facções e contendas, evidências dolorosas de que ainda estavam dominados por impulsos do coração natural.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Por que muitos falham na formação do caráter
1 Coríntios 3:1-2
Ver Hebreus 5:9-12. Paulo não podia falar aos convertidos judeus tão claramente quanto desejava a respeito do mistério da piedade. Por causa de sua fraqueza espiritual, sua falta de percepção, ele não podia pronunciar a verdade, a qual, se eles tivessem ouvido corretamente, com compreensão inteligente, teria sido para eles um cheiro de vida para vida.
A falha não era com seus instrutores, mas com eles próprios. Eles eram estúpidos de compreensão. Vantagens abundantes foram concedidas a eles. Eles poderiam ter aumentado seu entendimento a respeito de Cristo, Sua obra, Seu poder para salvar ao máximo todos os que vão a Ele. Mas eles não haviam pressionado para frente e para cima, aproveitando a oportunidade de aprender mais e mais sobre o Salvador. Por não terem recebido com fé as verdades que lhes foram comunicadas, sua memória era fraca. Não podiam reter em sua mente as verdades essenciais para o sucesso na formação do caráter.
O apóstolo chama a atenção para a falta deles a esse respeito, que se tornou sua enfermidade espiritual. Seus equívocos deram-lhes uma visão indistinta do poder de Cristo de fazer de Seu povo um louvor na terra ( The Review and Herald, 16 de junho de 1903 ).
Anões espirituais
1 Coríntios 3:1-3
Paulo ansiava por falar à igreja em Corinto sobre coisas espirituais. Mas, para sua tristeza, ele o encontrou em grande fraqueza. Os membros da igreja nem mesmo suportavam ouvir a verdade a respeito de si mesmos. [ 1 Coríntios 3: 1, 2 é citado.] O crescimento espiritual deste povo era tão diminuto que um claro “Assim diz o Senhor” era uma ofensa para eles. Paulo sabia que, dando-lhes a verdade, seria classificado como acusador e culpado ( Manuscrito 74, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 3:1-4
As verdades mais claras do Evangelho, quanto à pecaminosidade do homem e a misericórdia de Deus, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, expressas na linguagem mais simples, são melhor recebidas pelas pessoas do que os mistérios mais profundos. Os homens podem ter muito conhecimento doutrinário, e serem somente principiantes na vida de fé e experiência.
As discussões e as discórdias sobre a religião são tristes provas de carnalidade. A verdadeira religião torna os homens pacíficos, não belicosos. Devemos lamentar que muitos dos que deveriam andar como cristãos, vivem e agem demasiadamente como os demais homens. Muitos professos e pregadores também mostram que são carnais, até por discórdias vangloriosas, pela ansiedade para debater e a facilidade para desprezar a outros e falar mal deles.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 271

Atos dos Apóstolos, Pág. 327
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 6 Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. 1 Coríntios 2:6,15 1 Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não sejas tentado. Gálatas 6:1 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens? 1 Coríntios 3:3,4 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14 23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens. Mateus 16:23 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Romanos 7:14 20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento. 1 Coríntios 14:20 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Efésios 4:13,14 12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome. 1 João 2:12 37 Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 1 Coríntios 14:37 13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; Hebreus 5:13