Comentário Bíblico
Adventista
Porque - (cba)
Romanos 7:14
Paulo confirma sua defesa da lei e revela a verdadeira natureza do pecado, mediante a análise profunda da operação do pecado na experiência pessoal. O significado de Romanos 7:14-25 tem sido um dos problemas mais discutidos em toda a epístola. As principais questões se concentram em definir se a descrição dessa intensa luta moral seria autobiográfica e, em caso afirmativo, se a passagem se refere à experiência de Paulo antes ou depois de sua conversão. Parece evidente que Paulo fala de sua luta com o pecado (cf. Romanos 7:7-11; CC, 19; T3, 475). Também é verdade que ele descreve um conflito experimentado por toda pessoa que se confronta com as reivindicações espirituais da santa lei de Deus e é despertada por elas.
- 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:14-25 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; 10 e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. Romanos 7:7-11
Mais importante é saber que período de sua experiência Paulo está representando. Alguns comentaristas afirmam que a descrição se refere à experiência real de Paulo como cristão convertido. Para tanto, enfatizam o tempo presente dos verbos e apontam para expressões que revelam o ódio ao pecado (Romanos 7:15,19) e o desejo sincero de fazer o bem (Romanos 7:15,19,21). Argumentam que a pessoa não convertida não seria capaz de dizer: “No tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus” (Romanos 7:22), e “sou escravo da lei de Deus” (Romanos 7:25). Outros comentaristas, porém, acreditam que a luta deve ter sido anterior a sua conversão. Argumentam que expressões como “sou carnal, vendido à escravidão do pecado” (Romanos 7:14), “o pecado que habita em mim” (Romanos 7:17), “pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo” (Romanos 7:18) e “desventurado homem que sou! Quem mc livrará [...]” (Romanos 7:24) não poderíam se referir à condição de Paulo depois do novo nascimento. Eles destacam, no entanto, que Paulo não descreve sua experiência no momento em que “outrora, sem a lei, eu vivia”, mas no momento em que, “sobrevindo o preceito”, “reviveu o pecado”, e ele “morreu” (ver com. de Romanos 7:9).
- 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Romanos 7:15,19 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Romanos 7:15,19,21 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Romanos 7:22 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:25 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Romanos 7:14 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Romanos 7:17 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Romanos 7:18 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; Romanos 7:9
A experiência assim descrita seria, então, não de um crente regenerado em geral, mas de um pecador sob a profunda convicção de que é infeliz em sua carga de culpa e que se esforça sinceramente, mas por seus próprios méritos, para colocar a vida em harmonia com as exigências divinas. Seus melhores esforços terminam em fracasso miserável até que encontra Jesus Cristo e experimenta o poder capacitador do evangelho. Essa é também a experiência da pessoa que, embora tenha sido convertida, não tira proveito dos benefícios do evangelho e se esforça para obter pureza de vida pelas próprias forças, ou do cristão nominal que nunca fez uma entrega completa a Cristo.
O principal objetivo de Paulo nesta passagem parece ser demonstrar a relação entre a lei, o evangelho e a pessoa que enfrenta duras lutas contra o pecado, em sua preparação para a salvação. A mensagem de Paulo é que, embora a lei possa servir para precipitar e intensificar a luta, somente o evangelho de Jesus Cristo pode trazer vitória e alívio (Romanos 7:25; Rm 8). A intensidade do esforço e a ocasião de seu início variam na experiência de cada pessoa levada pela lei ao conhecimento do pecado. Certamente, cada cristão pode reconhecer, a partir de sua própria experiência, que uma intensa luta continua após a conversão e o novo nascimento. A vida do próprio apóstolo Paulo era “um constante conflito com o próprio eu. [...] Sua vontade e seus desejos lutavam cada dia com o dever e a vontade de Deus” (CBV, 452, 453).
A realidade da luta de Paulo é revelada por suas palavras: “esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1 Coríntios 9:27). Da mesma forma, para cada cristão convertido, renascido e justificado, o processo de santificação envolve combates árduos e relutantes com o próprio eu (PJ, 331; AA, 560, 561). Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais claramente discernimos a excessiva malignidade do pecado e mais confessamos a culpa (ver com. de Ezequiel 20:43; ver Ezequiel 16:62,63; PJ, 160, 161).
- 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:27 43 Ali vos lembrareis de vossos caminhos, e de todos os vossos atos com que vos tendes contaminado; e tereis nojo de vós mesmos, por causa de todas as vossas maldades que tendes cometido. Ezequiel 20:43 62 E estabelecerei o meu pacto contigo, e saberás que eu sou o Senhor; 63 para que te lembres, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te perdoar tudo quanto fizeste, diz o Senhor Deus. Ezequiel 16:62,63
Embora seja verdade que, muitas vezes, intensas lutas morais ocorram após a conversão, quando os cristãos se consagram dia a dia novamente (ver Lucas 9:23-25; 2 Coríntios 4:16; T5, 200; T7, 44), não se pode ter certeza de que o apóstolo aqui se refira a essa luta. Até aqui, seu propósito na epístola tem sido demonstrar a incapacidade humana de alcançar a justiça pelas obras da lei. Os que estão debaixo da lei mostraram estar sob a escravidão do pecado (ver com. de Romanos 6:14). Apesar de seus melhores esforços, são incapazes de cumprir o que a lei exige. São infelizes e miseráveis até encontrarem Jesus Cristo. Em seguida, a condenação os abandona (Romanos 8:1). Aquilo que antes eram incapazes de realizar, enfim podem alcançar pelo poder capacitador de Cristo (Romanos 8:3,4). Já não valorizam as coisas da carne (Romanos 8:5), mas caminham segundo o Espírito (Romanos 8:1).
- 23 Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. 25 Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo? Lucas 9:23-25 16 Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Coríntios 4:16 14 Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:3,4 5 Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Romanos 8:5
Bem sabemos - (cba)
Romanos 7:14
Paulo presume que a espiritualidade da lei é reconhecida por seus leitores (cf. Romanos 2:2; Romanos 3:19).
- 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. Romanos 2:2 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; Romanos 3:19
A lei é espiritual - (cba)
Romanos 7:14
Paulo resume e repete o que já dissera em Romanos 7:12. Ele novamente enfatiza que a lei não é responsável pelos males que ele mencionou. A lei é espiritual em sua origem, pois foi dada por Deus, e “Deus é espírito” (João 4:24). É de natureza espiritual, no sentido de que é “santa, e justa e boa”, e na medida em que exige obediência que pode ser prestada apenas por aqueles que são espirituais e têm o fruto do Espírito (Mateus 22:37-39; João 15:2; Romanos 13:8,10; Gálatas 5:22,23; Efésios 3:9).
- 12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Romanos 7:12 24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:24 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:37-39 2 Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. João 15:2 8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. 10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei. Romanos 13:8,10 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23 9 e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, Efésios 3:9
Eu, todavia, sou - (cba)
Romanos 7:14
A mudança do tempo passado em Romanos 7:7-11 para o tempo presente aqui e nos versículos restantes do capítulo é considerada por alguns como evidência de que Paulo descreve sua experiência. Outros veem nela um simples presente histórico ou dramático, como ocorre em Marcos 14:17; e Lucas 8:49.
- 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; 10 e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. Romanos 7:7-11 17 Ao anoitecer chegou ele com os doze. Marcos 14:17 49 Enquanto ainda falava, veio alguém da casa do chefe da sinagoga dizendo: A tua filha já está morta; não incomodes mais o Mestre. Lucas 8:49
Carnal - (cba)
Romanos 7:14
Ou seja, feito de carne e sangue, denotando a natureza humana em sua fraqueza (ver também 2 Coríntios 3:3). Este é o modo de Paulo expressar: “O que é nascido da carne é carne” (João 3:6). Seu equivalente “o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3:6) segue em Romanos 8. Em contraste com a espiritualidade e a santidade da lei divina, Paulo se vê como uma criatura de carne, portanto, sujeito a todo pecado e autoindulgência para os quais sua natureza corrupta é inclinada. Assim, no desejo de obedecer à lei espiritual, ele se vê envolvido em uma contínua vuerra com suas tendências herdadas e cultivadas para o pecado (Romanos 7:23). Ele exorta os crentes a crucificarem a carne e declara que ele mesmo mantém seu corpo em sujeição (1 Coríntios 9:27; Gálatas 5:24). Também os exorta a viver com temperança (1 Coríntios 10:31) e a oferecer o corpo a Deus como sacrifício santo e vivo (Romanos 12:1). Descreve o corpo como o templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6:19) e exorta os cristãos a glorificarem a Deus no corpo (Romanos 7:20). Menciona que tanto a carne como o espírito requerem purificação (2 Coríntios 7:1) e espera pela redenção e glorificação do corpo (Romanos 8:23; 1 Coríntios 15:51-53).
- 3 sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração. 2 Coríntios 3:3 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Romanos 7:23 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado. 1 Coríntios 9:27 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Gálatas 5:24 31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Romanos 7:20 1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. 2 Coríntios 7:1 23 e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Romanos 8:23 51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 1 Coríntios 15:51-53
Vendido à escravidão do pecado - (cba)
Romanos 7:14
Isto é, sob o poder do pecado (comparar com “Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau” [1 Reis 21:25; 1 Reis 21:20; Isaías 50:1]). O domínio do pecado sobre a carne pode ser tão completo como o de um senhor sobre o escravo que lhe foi vendido. Alguns entendem que esta expressão comprova que o apóstolo fala de seus dias anteriores à conversão, isto é sobre o tempo em que esteve sob profunda convicção, mas ainda não tinha se rendido totalmente a Cristo (ver com. de Romanos 7:9). Para defender essa posição, levam em conta as declarações de Paulo anteriores de que o cristão convertido está livre da escravidão do pecado (Romanos 6:18,22). Outros defendem que Paulo pode ter escolhido usar uma linguagem tão enfática para expressar a força da depravação contra a qual lutava, para mostrar que ele agia como o escravo de outra vontade, obedecendo aos impulsos de sua natureza carnal. Ele acrescenta que o pecado ainda habita em sua carne (Romanos 7:17,18) e que, embora tenha chegado ao ponto de se regozijar na lei de Deus, ainda via um poder maligno agindo em seus membros, pondo-o na prisão do pecado (Romanos 7:22,23).
- 25 (Não houve, porém, ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, sendo instigado por Jezabel, sua mulher. 1 Reis 21:25 20 Ao que disse Acabe a Elias: Já me achaste, ó inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te; porque te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor. 1 Reis 21:20 1 Assim diz o Senhor: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? ou quem é o meu credor, a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões foi repudiada vossa mãe. Isaías 50:1 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; Romanos 7:9 18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. 22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Romanos 6:18,22 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Romanos 7:17,18 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Romanos 7:22,23
Em comparação com a espiritualidade da lei, o mais santo dos seres humanos é carnal. Seu discernimento do caráter sagrado dos mandamentos de Deus deixou Paulo ainda mais consciente de sua própria imperfeição. E, quando ele se descreve como estando “vendido sob o pecado”, dá a entender a profundidade de sua convicção. Um exemplo disso foi Jó, que, apesar de descrito pelo próprio Senhor como um homem íntegro e reto (Jó 1:1; Jó 2:3) confessou mais tarde: “Eu sou indigno”, e “me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 40:4; Jó 42:6).
- 1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. Jó 1:1 3 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa. Jó 2:3 4 Eis que sou vil; que te responderia eu? Antes ponho a minha mão sobre a boca. Jó 40:4 6 Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:6
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 7:14-17
Comparado com a santa regra de conduta da lei de Deus, o apóstolo se encontrou tão longe da perfeição que lhe pareceu ser carnal, como um homem que está vendido contra a sua vontade a um Senhor odiado, do qual não pode ser livre. As pessoas servem involuntariamente a esse amo odiado, mas não podem sacudir de si esta cadeia humilhante, até que o seu Amigo poderoso e a graça do alto as resgatem, quando tornam-se verdadeiros cristãos. O mal remanescente de seus corações é um obstáculo real e humilhante para que sirvam a Deus, como fazem os anjos e os espíritos dos justos aperfeiçoados. Esta forte linguagem foi um resultado do grande avanço de Paulo em direção à santidade, e da profundidade da humilhação de si mesmo e do ódio pelo pecado. Se não entendemos esta linguagem, isto se deve a estarmos muito aquém dele em santidade, no conhecimento da espiritualidade da lei de Deus e do mal de nossos próprios corações e do ódio do mal moral.
Muitos crentes têm adotado a linguagem do apóstolo, demonstrando que estão aptos para os profundos sentimentos de aborrecimento pelo pecado e para a humilhação de si mesmos. O apóstolo se estende quanto ao conflito que mantinha diariamente com os vestígios de sua depravação original. Foi frequentemente tentado em seu temperamento, palavras ou atos, em coisas que ele não aprovava ou não permitiria em seu juízo e afeto renovados. Distinguindo o seu verdadeiro eu, a sua parte espiritual, do eu ou da carne, em que habita o pecado, e observando que as ações más eram realizadas. não por ele, mas pelo pecado que habitava nele, o apóstolo não quis dizer que os homens não são responsáveis por prestarem contas de seus pecados, mas ensina sobre o mal deles. demonstrando que todos o estão cometendo contra a razão e a consciência. O pecado que habita em um homem não é quem manda nele ou o domina; um homem pode viver em uma cidade ou em um país, e até mesmo reinar em outro lugar.
|
- Análise em Cadeia 18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Levítico 19:18 5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. Deuteronômio 6:5 6 Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma. Salmos 51:6 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno. 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mateus 5:22,28 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40 12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Romanos 7:18,22,23 6 Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42:6 25 A minha alma apega-se ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra. Salmos 119:25 2 Na verdade que eu sou mais estúpido do que ninguém; não tenho o entendimento do homem; 5 Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam. Provérbios 30:2,5 5 Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! Isaías 6:5 5 Tu sais ao encontro daquele que, com alegria, pratica a justiça, daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos. Eis que te iraste, porque pecamos; há muito tempo temos estado em pecados; acaso seremos salvos? 6 Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam. Isaías 64:5,6 8 Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. Lucas 5:8 6 Ia, pois, Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou o centurião uns amigos a dizer-lhe: Senhor, não te incomodes; porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; Lucas 7:6 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18:11-14 8 A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, Efésios 3:8 23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens. Mateus 16:23 1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espírituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. 2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 1 Coríntios 3:1-3 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Romanos 7:24 27 Vinde, vendamo-lo a esses ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque é nosso irmao, nossa carne. E escutaram-no seus irmãos. 36 Os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda. Gênesis 37:27,36 15 porque, na verdade, fui roubado da terra dos hebreus; e aqui também nada tenho feito para que me pusessem na masmorra. Gênesis 40:15 2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá forro, de graça. 3 Se entrar sozinho, sozinho sairá; se tiver mulher, então com ele sairá sua mulher. 4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e os filhos dela serão de seu senhor e ele sairá sozinho. 5 Mas se esse servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, a minha mulher e a meus filhos, não quero sair forro; 6 então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre. Êxodo 21:2-6 3 mas se o sol houver saído sobre o ladrão, o que o feriu será réu de sangue. O ladrão certamente dará indenização; se nada possuir, será então vendido por seu furto. Êxodo 22:3 20 Ao que disse Acabe a Elias: Já me achaste, ó inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te; porque te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor. 25 (Não houve, porém, ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, sendo instigado por Jezabel, sua mulher. 1 Reis 21:20,25 17 Fizeram passar pelo fogo seus filhos, suas filhas, e deram- se a adivinhações e encantamentos; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, provocando-o à ira. 2 Reis 17:17 1 Assim diz o Senhor: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? ou quem é o meu credor, a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões foi repudiada vossa mãe. Isaías 50:1 3 Porque assim diz o Senhor: Por nada fostes vendidos; e sem dinheiro sereis resgatados. Isaías 52:3 6 Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, sim, por quatro, não retirarei o castigo; porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos. Amós 2:6 25 mas não tendo ele com que pagar, ordenou seu senhor que fossem vendidos, ele, sua mulher, seus filhos, e tudo o que tinha, e que se pagasse a dívida. Mateus 18:25 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Romanos 6:6 3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos rudimentos do mundo; Gálatas 4:3 9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Romanos 3:9