Comentário Bíblico
Adventista
Por conseguinte - (cba)
Romanos 7:12
Isto introduz uma conclusão baseada na discussão de Romanos 7:7-11 e uma resposta à pergunta de Romanos 7:7: “E a lei pecado?”
- 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto o pecado. 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; 10 e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. Romanos 7:7-11 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7
A lei - (cba)
Romanos 7:12
O artigo também ocorre no grego (ver com. de Romanos 2:12). Como em Romanos 7:9, Paulo pode ter usado o termo “lei” para se referir a todo o código, e o termo “o mandamento”, para se referir a um preceito específico da lei.
- 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Romanos 2:12 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; Romanos 7:9
É santa - (cba)
Romanos 7:12
Longe de a lei ser pecado (Romanos 7:7), ela é santa e pura. Como revelação do caráter de seu Autor e expressão de Sua mente e vontade, a lei de Deus não pode ser nada além de verdadeira, justa e santa.
E o mandamento, santo - (cba)
Romanos 7:12
Paulo afirmou primeiramente a santidade de toda a lei. Então, ele enfatiza, mais especificamente, a santidade, a justiça e a bondade do mandamento “Não cobiçarás”. Provavelmente, a ênfase se deve ao fato de que esse mandamento particular, foi descrito em Romanos 7:7-11 como sendo a ocasião especial para o aumento do conhecimento e da atividade do pecado.
O décimo mandamento, como os demais, é uma expressão da santa vontade de Deus e proíbe os desejos impuros e profanos. A santidade do mandamento não é afetada pelo fato de ele revelar o pecado (Romanos 7:7-9), expondo a condição de condenação e morte do pecador. A falha não está no mandamento, mas no pecador, que, em sua fraqueza e pecaminosidade, é incapaz de viver de acordo com o elevado padrão de pureza e santidade que a lei corretamente exige.
Justo - (cba)
Romanos 7:12
O mandamento é justo e reto em suas exigências. Estabelece o padrão de um caráter justo. E, apesar das acusações de Satanás, não exige obediência que não possa ser prestada pelos seres humanos (ver com. de Mateus 5:48; ver AA, 531; DTN, 24, 309). A própria vida de obediência de Jesus deu suporte à justiça das reivindicações da lei de Deus. Provou que a lei poderia ser observada e demonstrou a excelência do caráter que a obediência desenvolver ia. Todos os que obedecem como Jesus fez declaram igualmente que a lei e “santa, e justa, e boa”. Por outro lado, todos os que violam os mandamentos defendem a pretensão de Satanás de que a lei é injusta e não pode ser obedecida (ver com. de Romanos 3:26; ver DTN, 29).
- 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48 26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26
Bom - (cba)
Romanos 7:12
Do gr. agathos, bom em sentido moral (cf. com. de Romanos 7:16). O mandamento tem o objetivo de nada trazer ao ser humano senão vida e bênção, agora e por toda a eternidade (ver com. de Romanos 7:10). Se obedecido, promoverá justiça e felicidade em todos os lugares (ver Salmos 19:7-11).
- 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Romanos 7:16 10 e o mandamento que era para vida, esse achei que me era para morte. Romanos 7:10 7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. 8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. 9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos. 10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos. 11 Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa. Salmos 19:7-11
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A lei mantém sua dignidade
Romanos 7:12
Ver Romanos 3:25; Efésios 1:7. Por meio do plano de salvação, a lei mantém sua dignidade ao condenar o pecador, e o pecador pode ser salvo por meio da propiciação de Cristo pelos nossos pecados, “em quem temos a redenção por meio de seu sangue, mesmo o perdão de pecados. ” A lei não é mudada em qualquer particular para atender o homem em sua condição decaída. Ele permanece o que sempre foi - sagrado, justo e bom ( The Review and Herald, 23 de maio de 1899 ).
- 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; Romanos 3:25 7 em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça, Efésios 1:7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 7:7-13
Não há maneira de chegar ao conhecimento do pecado, que é necessário para o arrependimento e, portanto, para a paz e o perdão, senão relacionando os nossos corações e vidas com a lei. Em seu próprio caso o apóstolo não tinha conhecido a pecaminosidade de seus pensamentos, motivos e ações, senão pela lei. Esta norma perfeita mostrou o quão mau eram o seu coração e sua vida, provando que os seus pecados eram mais numerosos do que ele havia pensado antes, mas não continha nenhuma cláusula de misericórdia ou graça para o seu alívio.
Aquele que não nota em si mesmo a facilidade para imaginar que existe algo desejável no que está fora de seu alcance, ignora a natureza humana e a perversidade de seu próprio coração. Podemos perceber isto em nossos filhos, ainda que o amor próprio nos cegue em relação a nós mesmos. Quanto mais humilde e espiritual for um cristão, mais notará que o apóstolo descreve o crente verdadeiro, desde as suas primeiras convicções de pecado até o seu maior progresso na graça, durante este presente estado imperfeito. Paulo foi fariseu, ignorante em relação à espiritualidade da lei, e pensava que possuía um caráter correto sem conhecer a sua depravação interior. Quando o mandamento chegou à sua consciência, através da convicção do Espírito Santo, e viu o que Ele exigia, percebeu que a sua mente pecaminosa se levantava contra. Ao mesmo tempo sentiu a maldade do pecado, seu próprio estado pecaminoso e que era incapaz de cumprir a lei, como um criminoso condenado. Contudo, ainda que o princípio do mal no coração humano produza más motivações, e ainda mais quando toma ocasião pelo mandamento, de todo modo a lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom. Não é favorável ao pecado, aquele que o busca no coração, e o descobre e reprova em seu agir interior.
Nada é tão bom, que uma natureza corrupta e viciosa não perverta. O mesmo calor que abranda a cera endurece o barro. O alimento ou o remédio, quando mal ingeridos podem causar a morte, ainda que as suas propriedades sejam de nutrir e curar. A lei pode causar a morte por meio da perversão do homem, mas o pecado é o veneno que produz a morte. Não a lei, mas o pecado descoberto pela lei, tornou-se morte para o apóstolo. A natureza destruidora do pecado, e a pecaminosidade do coração humano são claramente demonstradas aqui.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 123

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 13

Profetas e Reis, Pág. 15

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 309

Patriarcas e Profetas, Pág. 365

Refletindo a Cristo, Pág. 38

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 40

O Grande Conflito, Pág. 467

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 81
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Romanos 7:14 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo nenhum; antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2 8 E que grande nação há que tenha estatutos e preceitos tão justos como toda esta lei que hoje ponho perante vós? Deuteronômio 4:8 12 Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus requer de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, Deuteronômio 10:12 13 Desceste sobre o monte Sinai, do céu falaste com eles, e lhes deste juízos retos e leis verdadeiras, bons estatutos e mandamentos; Neemias 9:13 7 A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos simples. 8 Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e alumia os olhos. 9 O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos. 10 Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos. 11 Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa. 12 Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:7-12 38 Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor. 86 Todos os teus mandamentos são fiéis. Sou perseguido injustamente; ajuda-me! 127 Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, sim, mais do que o ouro fino. 137 Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos. Salmos 119:38,86,127,137 140 A tua palavra é fiel a toda prova, por isso o teu servo a ama. 172 Celebre a minha língua a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos. Salmos 119:140,172 8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente, 1 Timóteo 1:8 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Romanos 7:16
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Lições da Bíblia - Romanos - Romanos 7 Ensina a Abolição da Lei? Sim e Não... - 19/11/17
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 123

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 13

Profetas e Reis, Pág. 15

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 309

Patriarcas e Profetas, Pág. 365

Refletindo a Cristo, Pág. 38

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 40

O Grande Conflito, Pág. 467

A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 81