Comentário Bíblico
Adventista
Neste caso - (cba)
Romanos 7:17
Do gr. nuni, que pode ser entendido tanto em sentido temporal, ou seja, “no momento”, ou em sentido lógico, “sendo este o caso”. Este último parece mais adequado aqui (cf. Romanos 7:20; 1 Coríntios 14:6).
- 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Romanos 7:20 6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina? 1 Coríntios 14:6
Já não sou eu - (cba)
Romanos 7:17
O “eu” é enfático no grego. Por “eu”, Paulo aqui se refere ao “homem interior” (Romanos 7:22), que se distingue de outro “eu” no qual habita o pecado e é definido, em Romanos 7:18, como “minha carne” e, em Romanos 7:23, como “meus membros”. Paulo não afirma isso para negar a responsabilidade da pessoa por seus atos pecaminosos. Pelo contrário, ele faz essa afirmação para mostrar o grande poder interior do pecado, que se afirma contra seus esforços mais sinceros. Assim, se o cristão estiver desprevenido, o mal pode ganhar a supremacia em sua vida. Quando, ao falar de suas obras, Paulo diz: “todavia, não eu, mas a graça de Deus, que está comigo” (1 Coríntios 15:10), ele não quer dizer que não executa as obras, mas que as realizou sob a influência da graça de Deus. Da mesma forma, quando ele diz: “vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20, ARC), ele quer dizer que era dependente de Cristo para a origem e a manutenção de sua nova e restaurada vida. Então, ele não se desculpa pelas violações da lei, mas afirma que fez essas coisas sob uma influência que não mais era dominante em sua mente.
- 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Romanos 7:22 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Romanos 7:18 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Romanos 7:23 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 1 Coríntios 15:10 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 7:14-17
Comparado com a santa regra de conduta da lei de Deus, o apóstolo se encontrou tão longe da perfeição que lhe pareceu ser carnal, como um homem que está vendido contra a sua vontade a um Senhor odiado, do qual não pode ser livre. As pessoas servem involuntariamente a esse amo odiado, mas não podem sacudir de si esta cadeia humilhante, até que o seu Amigo poderoso e a graça do alto as resgatem, quando tornam-se verdadeiros cristãos. O mal remanescente de seus corações é um obstáculo real e humilhante para que sirvam a Deus, como fazem os anjos e os espíritos dos justos aperfeiçoados. Esta forte linguagem foi um resultado do grande avanço de Paulo em direção à santidade, e da profundidade da humilhação de si mesmo e do ódio pelo pecado. Se não entendemos esta linguagem, isto se deve a estarmos muito aquém dele em santidade, no conhecimento da espiritualidade da lei de Deus e do mal de nossos próprios corações e do ódio do mal moral.
Muitos crentes têm adotado a linguagem do apóstolo, demonstrando que estão aptos para os profundos sentimentos de aborrecimento pelo pecado e para a humilhação de si mesmos. O apóstolo se estende quanto ao conflito que mantinha diariamente com os vestígios de sua depravação original. Foi frequentemente tentado em seu temperamento, palavras ou atos, em coisas que ele não aprovava ou não permitiria em seu juízo e afeto renovados. Distinguindo o seu verdadeiro eu, a sua parte espiritual, do eu ou da carne, em que habita o pecado, e observando que as ações más eram realizadas. não por ele, mas pelo pecado que habitava nele, o apóstolo não quis dizer que os homens não são responsáveis por prestarem contas de seus pecados, mas ensina sobre o mal deles. demonstrando que todos o estão cometendo contra a razão e a consciência. O pecado que habita em um homem não é quem manda nele ou o domina; um homem pode viver em uma cidade ou em um país, e até mesmo reinar em outro lugar.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Romanos 7:20 7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado. Romanos 4:7,8 12 Porque, se há prontidão de vontade, é aceitável segundo o que alguém tem, e não segundo o que não tem. 2 Coríntios 8:12 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; Filipenses 3:8,9 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. Romanos 7:18,20,23 5 Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme? 6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Tiago 4:5,6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
