Comentário Bíblico
Adventista
Leite - (cba)
1 Coríntios 3:2
O alimento natural dos bebês. O “leite” representa os princípios elementares do evangelho.
Dei - (cba)
1 Coríntios 3:2
Do gr. 'potizõ, “dar a beber”. Comparar com Hebreus 5:12-14; 1 Pedro 2:2.
- 12 Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. 13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; 14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5:12-14 2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação, 1 Pedro 2:2
Alimento sólido - (cba)
1 Coríntios 3:2
Do gr. brõma, alimento em geral, neste caso, alimento sólido contrastado com o leite. Representa as verdades mais plenas e profundas do evangelho (ver Hebreus 6:1,2).
Nem ainda agora - (cba)
1 Coríntios 3:2
Eles eram incapazes de compreender os profundos mistérios do evangelho quando Paulo visitou Corinto pela primeira vez. E, quando escreveu a epístola, ainda não tinham avançado no conhecimento cristão a fim de poder compreendê-lo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Por que muitos falham na formação do caráter
1 Coríntios 3:1-2
Ver Hebreus 5:9-12. Paulo não podia falar aos convertidos judeus tão claramente quanto desejava a respeito do mistério da piedade. Por causa de sua fraqueza espiritual, sua falta de percepção, ele não podia pronunciar a verdade, a qual, se eles tivessem ouvido corretamente, com compreensão inteligente, teria sido para eles um cheiro de vida para vida.
A falha não era com seus instrutores, mas com eles próprios. Eles eram estúpidos de compreensão. Vantagens abundantes foram concedidas a eles. Eles poderiam ter aumentado seu entendimento a respeito de Cristo, Sua obra, Seu poder para salvar ao máximo todos os que vão a Ele. Mas eles não haviam pressionado para frente e para cima, aproveitando a oportunidade de aprender mais e mais sobre o Salvador. Por não terem recebido com fé as verdades que lhes foram comunicadas, sua memória era fraca. Não podiam reter em sua mente as verdades essenciais para o sucesso na formação do caráter.
O apóstolo chama a atenção para a falta deles a esse respeito, que se tornou sua enfermidade espiritual. Seus equívocos deram-lhes uma visão indistinta do poder de Cristo de fazer de Seu povo um louvor na terra ( The Review and Herald, 16 de junho de 1903 ).
Anões espirituais
1 Coríntios 3:1-3
Paulo ansiava por falar à igreja em Corinto sobre coisas espirituais. Mas, para sua tristeza, ele o encontrou em grande fraqueza. Os membros da igreja nem mesmo suportavam ouvir a verdade a respeito de si mesmos. [ 1 Coríntios 3: 1, 2 é citado.] O crescimento espiritual deste povo era tão diminuto que um claro “Assim diz o Senhor” era uma ofensa para eles. Paulo sabia que, dando-lhes a verdade, seria classificado como acusador e culpado ( Manuscrito 74, 1899 ).
Viver em um nível baixo
1 Coríntios 3:2
Aqueles que foram mencionados nessas palavras não se alimentaram de Cristo e, portanto, não eram avançados em conhecimento espiritual. Paulo disse: “Eu vos alimentei com leite” - as verdades mais claras e simples, adequadas para conversos jovens na fé; “Não com carne” - o alimento espiritual sólido, nutritivo, adequado para aqueles que fizeram progresso no conhecimento das coisas divinas. Eles estavam vivendo em um nível inferior, morando nas verdades superficiais que não exigem nenhum pensamento, nenhuma pesquisa profunda ( Manuscrito 70, 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 3:1-4
As verdades mais claras do Evangelho, quanto à pecaminosidade do homem e a misericórdia de Deus, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, expressas na linguagem mais simples, são melhor recebidas pelas pessoas do que os mistérios mais profundos. Os homens podem ter muito conhecimento doutrinário, e serem somente principiantes na vida de fé e experiência.
As discussões e as discórdias sobre a religião são tristes provas de carnalidade. A verdadeira religião torna os homens pacíficos, não belicosos. Devemos lamentar que muitos dos que deveriam andar como cristãos, vivem e agem demasiadamente como os demais homens. Muitos professos e pregadores também mostram que são carnais, até por discórdias vangloriosas, pela ansiedade para debater e a facilidade para desprezar a outros e falar mal deles.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 271

Atos dos Apóstolos, Pág. 328
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. 13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; 14 mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5:12-14 2 desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação, 1 Pedro 2:2 12 Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora. João 16:12 11 Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. 12 Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. Hebreus 5:11,12