Comentário Bíblico
Adventista
Sem Mim - (cba)
João 15:5
“A inclinação da carne [...] não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser” (Romanos 8:7, ARC). É impossível ao ser humano, por suas próprias forças, escapar do abismo do pecado em que caiu e produzir frutos para a santificação (ver CC, 18). Em qualquer tempo e lugar em que é mantido o princípio de que a humanidade pode se salvar por suas próprias obras, não haverá barreiras contra o pecado (ver DTN, 35, 36).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
É necessária a identidade com Cristo
João 15:1-5
Os ramos da videira verdadeira são os crentes que são trazidos à unidade pela conexão com a videira.
A ligação dos ramos entre si e com a Videira constitui uma unidade, mas isso não significa uniformidade em tudo. Unidade na diversidade é um princípio que permeia toda a criação. Embora haja individualidade e variedade na natureza, há unidade em sua diversidade; pois todas as coisas recebem sua utilidade e beleza da mesma Fonte. O grande Artista-Mestre escreve Seu nome em todas as obras que criou, desde o mais nobre cedro do Líbano até o hissopo na parede. Todos eles declaram Sua obra, desde a alta montanha e o grande oceano até a mais ínfima concha na praia.
Os ramos da videira não podem se fundir; eles são separados individualmente; ainda assim, cada ramo deve estar em comunhão com todos os outros se estiverem unidos na mesma linhagem principal. Todos eles obtêm nutrição da mesma fonte; eles bebem nas mesmas propriedades vitais. Portanto, cada ramo da Videira Verdadeira é separado e distinto, embora todos estejam ligados no tronco-pai. Não pode haver divisão. Eles estão todos ligados por Sua vontade de dar frutos onde quer que encontrem lugar e oportunidade. Mas, para fazer isso, o trabalhador deve se esconder. Ele não deve expressar sua própria mente e vontade. Ele deve expressar a mente e a vontade de Cristo. A família humana depende de Deus para viver, respirar e se sustentar. Deus projetou a teia e todos são fios individuais para compor o padrão. O Criador é um.
A unidade cristã consiste nos ramos estarem na mesma linhagem, o poder vitalizador do centro sustentando os enxertos que se uniram à videira. Em pensamentos e desejos, em palavras e ações, deve haver uma identidade com Cristo, uma participação constante de Sua vida espiritual. A fé deve aumentar pelo exercício. Todos os que vivem perto de Deus terão uma compreensão do que Jesus é para eles e eles para Jesus. À medida que a comunhão com Deus impressiona a alma e resplandece no semblante como luz iluminadora, os firmes princípios do santo caráter de Cristo se refletirão na humanidade ( The Review and Herald, 9 de novembro de 1897 ).
Nota
João 15:1-8
Veja João 13:2.
Nota
João 15:4-5
Veja Mateus 11:29.
A Circulação da Vida
João 15:5
Veja 2 Coríntios 4:3-6. Somente Cristo pode nos ajudar e nos dar a vitória. Cristo deve ser tudo em tudo para nós, Ele deve habitar no coração, Sua vida deve circular por nós como o sangue circula nas veias. Seu espírito deve ser um poder vitalizador que nos fará influenciar outros a se tornarem semelhantes a Cristo e santos ( Carta 43, 1895 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 15:1-8
Jesus Cristo é a Videira Verdadeira. A união da natureza divina com a humana, e a plenitude do Espírito que existe nEle, recordam a raiz da vida que frutifica pela umidade da boa terra. Os crentes são os sarmentos desta Vide. A raiz não é vista, e a nossa vida está escondida em Cristo; a raiz sustenta a árvore, e é responsável por difundir a seiva nesta; e em Cristo está todo o sustento e provisão. os sarmentos da vide são muitos, mas ao unificar-se na raiz, não são nada mais do que uma única vide. Deste modo, todos os cristãos verdadeiros, ainda que estejam distantes entre si quanto a lugares e opiniões, unem-se em Cristo. Os crentes, como os sarmentos da vide, são frágeis e incapazes de permanecer por si mesmos, exceto como nasceram, o Pai é o dono da vide. Jamais houve um dono tão sábio, tão cuidadoso com a sua vinha como Deus é com a sua Igreja que, por esta razão, deve prosperar. Devemos ser frutíferos. Esperamos uvas de uma vide, e do cristão esperamos um temperamento, uma disposição e uma vida cristã. Devemos honrar a Deus e fazer o bem, isto é, dar frutos, os estéreis são cortados. Até os galhos frutíferos necessitam ser podados, porque, no melhor dos casos, temos idéias, paixões e humores que precisam ser retirados, coisa que Cristo prometeu fazer por meio de sua Palavra, por seu Espírito e por sua providência. Se forem utilizados meios drásticos para que os crentes alcancem a santificação, estarão por esta razão agradecidos. A Palavra de Cristo é dada a todos os crentes; e existe nesta Palavra uma virtude que limpa ao trabalhar pela graça e desfazer a corrupção. Quanto mais frutos dermos, mais abundaremos naquilo que é bom, e mais glorificado será o nosso Senhor.
Para frutificar, devemos permanecer em Cristo, devemos estar unidos a Ele por meio da fé, o grande interesse de todos os discípulos de Cristo é manterem de modo constante a dependência dEle e a comunhão com Ele, os verdadeiros cristãos descobrem, por experiência, que toda a interrupção do exercício de sua fé faz com que os santos afetos sejam reduzidos, as corrupções sejam reavivadas, e as consolações definhem. Aqueles que não permanecem em Cristo, ainda que floresçam por determinado tempo em sua profissão exterior de fé, não chegam, contudo, a nada, o fogo é o lugar mais adequado para os ramos que murcham; não são bons para outra coisa. Procuremos viver de modo mais simples a plenitude de Cristo, e crescermos mais frutíferos em todo bom falar e fazer, para que o nosso gozo nEle e em sua salvação seja pleno.
- Veja também

Testemunhos Seletos 3, Pág. 106

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 109

Olhando para o Alto, Pág. 10

Nossa Alta Vocação, Pág. 111

Minha Consagração Hoje, Pág. 11

Para Conhece-lo, Pág. 129

Cristo Triunfante, Pág. 132

Cristo Triunfante, Pág. 134

Conselhos aos Idosos, Pág. 138

Este Dia com Deus, Pág. 141

Nossa Alta Vocação, Pág. 141

Olhando para o Alto, Pág. 194

Nossa Alta Vocação, Pág. 212

Testemunhos Seletos 2, Pág. 228

Para Conhece-lo, Pág. 229

Testemunhos Seletos 2, Pág. 232

Exaltai-O, Pág. 238

E Recebereis Poder, Pág. 249

Refletindo a Cristo, Pág. 251

Cristo Triunfante, Pág. 257

Cuidado de Deus, Pág. 258

Este Dia com Deus, Pág. 288

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 288

E Recebereis Poder, Pág. 291

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 291

Refletindo a Cristo, Pág. 291

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 295

Este Dia com Deus, Pág. 302

Para Conhece-lo, Pág. 315

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 326

Nos Lugares Celestiais, Pág. 328

Nossa Alta Vocação, Pág. 328

Jesus Meu Modelo, Pág. 334

Cuidado de Deus, Pág. 33

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 346

Testemunhos Seletos 2, Pág. 353

Testemunhos Seletos 1, Pág. 366

Testemunhos Seletos 3, Pág. 47

Nos Lugares Celestiais, Pág. 53

Testemunhos Seletos 2, Pág. 565

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 675

Minha Consagração Hoje, Pág. 67

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 77

Minha Consagração Hoje, Pág. 7

Jesus Meu Modelo, Pág. 86

Refletindo a Cristo, Pág. 95

E Recebereis Poder, Pág. 97

Cuidado de Deus, Pág. 99

Este Dia com Deus, Pág. 9

Cuidado de Deus, Pág. 9
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. Romanos 12:5 16 Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? 1 Coríntios 10:16 12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. 1 Coríntios 12:12,27 4 e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, 1 Pedro 2:4 24 Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. João 12:24 30 O fruto do justo é árvore de vida; e o que ganha almas sábio é. Provérbios 11:30 8 Alimentavam-se do pecado do meu povo, e de coração desejam a iniqüidade dele. Oséias 4:8 6 E passou a narrar esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha; e indo procurar fruto nela, e não o achou. 7 Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? 8 Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; 9 e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás. Lucas 13:6-9 22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Romanos 6:22 4 Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus. Romanos 7:4 10 Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. 2 Coríntios 9:10 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22 9 (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), Efésios 5:9 11 cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. 17 Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. Filipenses 4:13,17 6 que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade, 10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, Colossenses 1:6,10 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas no pleno conhecimento de Deus e de Jesus nosso Senhor; 3 visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; 4 pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 5 E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, 7 e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, elas não vos deixarão ociosos nem infrutíferos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, vendo somente o que está perto, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 12 Pelo que estarei sempre pronto para vos lembrar estas coisas, ainda que as saibais, e estejais confirmados na verdade que já está convosco. 13 E tendo por justo, enquanto ainda estou neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, 14 sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, assim como nosso Senhor Jesus Cristo já mo revelou. 15 Mas procurarei diligentemente que também em toda ocasião depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas. 16 Porque não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. 17 Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; 18 e essa voz, dirigida do céu, ouvimo-la nós mesmos, estando com ele no monte santo. 2 Pedro 1:2-18 18 antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pedro 3:18 12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. Atos 4:12 19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. João 5:19 33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. João 9:33 8 Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade. 2 Coríntios 13:8 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4:13 16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:16
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Testemunhos Seletos 3, Pág. 106

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 109

Olhando para o Alto, Pág. 10

Nossa Alta Vocação, Pág. 111

Minha Consagração Hoje, Pág. 11

Para Conhece-lo, Pág. 129

Cristo Triunfante, Pág. 132

Cristo Triunfante, Pág. 134

Conselhos aos Idosos, Pág. 138

Este Dia com Deus, Pág. 141

Nossa Alta Vocação, Pág. 141

Olhando para o Alto, Pág. 194

Nossa Alta Vocação, Pág. 212

Testemunhos Seletos 2, Pág. 228

Para Conhece-lo, Pág. 229

Testemunhos Seletos 2, Pág. 232

Exaltai-O, Pág. 238

E Recebereis Poder, Pág. 249

Refletindo a Cristo, Pág. 251

Cristo Triunfante, Pág. 257

Cuidado de Deus, Pág. 258

Este Dia com Deus, Pág. 288

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 288

E Recebereis Poder, Pág. 291

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 291

Refletindo a Cristo, Pág. 291

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 295

Este Dia com Deus, Pág. 302

Para Conhece-lo, Pág. 315

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 326

Nos Lugares Celestiais, Pág. 328

Nossa Alta Vocação, Pág. 328

Jesus Meu Modelo, Pág. 334

Cuidado de Deus, Pág. 33

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 346

Testemunhos Seletos 2, Pág. 353

Testemunhos Seletos 1, Pág. 366

Testemunhos Seletos 3, Pág. 47

Nos Lugares Celestiais, Pág. 53

Testemunhos Seletos 2, Pág. 565

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 675

Minha Consagração Hoje, Pág. 67

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 77

Minha Consagração Hoje, Pág. 7

Jesus Meu Modelo, Pág. 86

Refletindo a Cristo, Pág. 95

E Recebereis Poder, Pág. 97

Cuidado de Deus, Pág. 99

Este Dia com Deus, Pág. 9

Cuidado de Deus, Pág. 9