Comentário Bíblico
Adventista
Pecado - (cba)
Oséias 4:8
Do heb. chatta'th, "pecado", ou "ofe rta pelo pecado". Esta passagem descreve provavelmente os sacerdotes gananciosos que incentivavam o pecado, exortando o povo a fazer mais e mais ofertas pelo pecado, já que comiam a carne desses sacrifícios (Levítico 6:26) e, sem dúvida, montaram um esquema de tráfico de carnes (ver com. de 1 Samuel 2:12). Mais pecados, mais sacrifícios e, assim, mais lucro e prazer.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Oséias 4:6-11
Tanto os sacerdotes quanto o povo rejeitavam, da mesma forma, o conhecimento. Portanto, é justo que Deus os rejeite. Eles se esqueceram da lei de Deus; tampouco desejaram-na nem se propuseram a retê-la na mente e transmitir a sua memória à posteridade; portanto, Deus os esquecerá tanto a eles quanto aos seus filhos, e isto é justo.
Se desonrarmos a Deus por causa de algo que honre a nós mesmos, isto se converterá mais cedo ou mais tarde em vergonha para nós. Ao invés de advertir o povo contra o pecado, a partir dos sacrifícios que mostravam o quanto ofensivo é o pecado para Deus, uma vez que fazia com que fosse necessária uma propiciação, os sacerdotes estimulavam o povo a pecar, posto que podia-se fazer expiação por um custo tão baixo. É muito mau quando nos comprazemos nos pecados do próximo, porque esta atitude é capaz de anular completamente toda a vantagem que possuímos. Não se pode utilizar com tranquilidade aquilo que for ilegalmente obtido.
Tanto o povo quanto os sacerdotes, endureceram-se mutuamente em pecados; portanto, era justo que compartilhassem o devido castigo. Aqueles que participam do pecado, devem esperar ser participantes da destruição advinda.
Toda a luxúria abrigada no coração corroerá, no momento certo, toda a sua força e vigor. Esta é a razão pela qual muitos que professam a fé tornam-se tão pesados, tão torpes e tão mortos na senda da religião. Tomam prazer em alguma luxúria secreta que lhes rouba o coração.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 26 O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; comê-la-á em lugar santo, no átrio da tenda da revelação. Levítico 6:26 6 Todo varão entre os sacerdotes comerá dela; num lugar santo se comerá; coisa santíssima é. 7 Como é a oferta pelo pecado, assim será a oferta pela culpa; há uma só lei para elas, a saber, pertencerá ao sacerdote que com ela houver feito expiação. Levítico 7:6,7 29 Por que desprezais o meu sacrifício e a minha oferta, que ordenei se fizessem na minha morada, e por que honras a teus filhos mais de que a mim, de modo a vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel? 1 Samuel 2:29 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Salmos 24:4 1 A ti, Senhor, elevo a minha alma. Salmos 25:1 11 E estes cães são gulosos, nunca se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Isaías 56:11 3 Filho do homem, estes homens deram lugar nos seus corações aos seus ídolos, e puseram o tropeço da sua maldade diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles? 7 Porque qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim e der lugar no seu coração aos seus ídolos, e puser tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta para me consultar a favor de si mesmo, eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo; Ezequiel 14:3,7 11 Os seus chefes dão as sentenças por peitas, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? nenhum mal nos sobrevirá. Miquéias 3:11 10 Oxalá que entre vós houvesse até um que fechasse as portas para que não acendesse debalde o fogo do meu altar. Eu não tenho prazer em vós, diz o Senhor dos exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão. Malaquias 1:10 18 Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes. Romanos 16:18 11 aos quais é preciso tapar a boca; porque transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Tito 1:11 3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita. 2 Pedro 2:3