Comentário Bíblico
Adventista
Filhos de Belial - (cba)
1 Samuel 2:12
Literalmente, “filhos sem valor”. Assim Moisés descreve aqueles que incentivavam os companheiros a servir outros deuses (Deuteronômio 13:13). Nos primeiros dias dos juízes, um levita saiu de viagem de Belém, parou em Gibeá para passar a noite e foi atacado por “filhos de Belial” (Juízes 19:22). No NT, “Belial” é usado como epíteto para Satanás (2 Coríntios 6:15). Assim como José foi colocado no seio da degeneração real, Samuel cresceu cercado por um sacerdócio degenerado, “no meio de uma geração pervertida e corrupta” (Filipenses 2:15).
- 13 Uns homens, filhos de Belial, saindo do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses! - deuses que nunca conheceste - Deuteronômio 13:13 22 Enquanto eles alegravam o seu coração, eis que os homens daquela cidade, filhos de Belial, cercaram a casa, bateram à porta, e disseram ao ancião, dono da casa: Traze cá para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos. Juízes 19:22 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 2 Coríntios 6:15 15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, Filipenses 2:15
Tendo-se rendido a vis paixões, Hofni e Fineias não tinham o conceito adequado do Deus a quem deviam servir. Não desfrutavam de uma comunhão com Ele, não simpatizavam com Seus propósitos, nem sentiam sua obrigação para com Ele. Meramente usavam sua posição, garantida por direito hereditário, para fins egosístas e corruptos. Roubavam ao povo para satisfazer seus apetites. Roubavam de Deus não só a porção que Lhe correspondia nos sacrifícios, como também a reverência e o amor dos adoradores. Por meio de suas ímpias concupiscências, rebaixavám, o serviço do Senhor dos olhos do povo, ao nível das orgias sensuais dos bosques nos quais povos vizinhos adoravam ídolos. Entretanto, Deus permitiu que um menino fosse colocado no meio de tais circunstâncias para provar ao universo que um ambiente ruim não determina o destino de um ser humano. Conhecendo o espírito cobiçoso de Judas, ninguém pensaria hoje em colocá-lo como tesoureiro. No entanto, foi isso que Jesus fez (DTN, 294, 295). Ele tinha o propósito de que Judas ficasse tão impressionado com coisas de valor muito maior, que se entregasse de todo coração ao Salvador. Jesus amava a Judas e ficaria feliz em poder transformá-lo num dos principais apóstolos (ver DTN, 295).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A negligência criminosa de Eli
1 Samuel 2:12
A conduta de Eli - sua pecaminosa indulgência como pai e sua criminosa negligência como sacerdote de Deus - apresenta um contraste notável e doloroso com a firmeza e abnegação da fiel Ana. Eli conhecia a vontade divina. Ele sabia quais personagens Deus poderia aceitar e o que Ele condenaria. Mesmo assim, ele permitiu que seus filhos crescessem com paixões desenfreadas, apetites pervertidos e moral corrupta.
Eli instruiu seus filhos na lei de Deus e deu-lhes um bom exemplo em sua própria vida; mas esse não era todo o seu dever. Deus exigiu dele, tanto como pai quanto como sacerdote, que os impedisse de seguir sua própria vontade perversa. Isso ele não fez ( The Signs of the Times, 10 de novembro de 1881 ).
Aviso aos pais que seguem o exemplo de Eli
1 Samuel 2:12
Se os pais que seguem o exemplo de abandono de Eli pudessem ver o resultado da educação que estão dando aos filhos, sentiriam que a maldição que caiu sobre Eli certamente cairia sobre eles. O pecado da rebelião contra a autoridade dos pais está na origem da miséria e do crime no mundo de hoje ( The Signs of the Times, 10 de novembro de 1881 ).
Muitos jovens se tornam infiéis
1 Samuel 2:12
Por preceito e exemplo, ensine-se aos jovens a reverência a Deus e Sua Palavra. Muitos de nossos jovens estão se tornando infiéis de coração, por causa da falta de devoção de seus pais ( The Signs of the Times, 24 de novembro de 1881 ).
Pais e ganhar almas
1 Samuel 2:12
Pais cristãos, se vocês desejam trabalhar para o Senhor, comecem com seus filhos em casa. Se você manifestar tato, sabedoria e temor a Deus na gestão de seus filhos, talvez receba responsabilidades maiores. O verdadeiro esforço cristão começará em casa, e sairá do centro para abraçar campos mais amplos. Uma alma salva em seu próprio círculo familiar ou em sua vizinhança, por seu paciente e árduo trabalho, trará tanta honra ao nome de Cristo e brilhará tão intensamente em sua coroa como se você tivesse encontrado essa alma na China ou Índia ( The Signs of the Times, 10 de novembro de 1881 ).
O dever do ministro
1 Samuel 2:12
Todos os pais devem se esforçar para fazer de sua família modelos de boas obras, lares cristãos perfeitos. Mas em grau preeminente é este o dever dos que ministram nas coisas sagradas, e a quem o povo espera instrução e orientação. Os ministros de Cristo devem ser exemplos para o rebanho. Aquele que falha em dirigir sabiamente sua própria família, não está qualificado para guiar a igreja de Deus ( The Signs of the Times, 10 de novembro de 1881 ).
Ministros e seus filhos
1 Samuel 2:12
Mas grandes como são os males da infidelidade dos pais em quaisquer circunstâncias, eles são dez vezes maiores quando existem na família daqueles que estão no lugar de Cristo, para instruir o povo. Os ministros do evangelho, que deixam de controlar sua própria casa, estão, por seu exemplo errado, enganando a muitos. Eles sancionam o crescimento do mal, em vez de reprimi-lo. Muitos que se consideram excelentes juízes do que as outras crianças devem ser e o que devem fazer, estão cegos aos defeitos de seus próprios filhos e filhas. Tal falta de sabedoria divina naqueles que professam ensinar a Palavra de Deus está operando um mal indizível. Tende a apagar da mente das pessoas a distinção entre certo e errado, pureza e vício ( The Signs of the Times, 24 de novembro de 1881)
Resultados da infidelidade dos pais
1 Samuel 2:12
Ver 1 Samuel 3:11-14. A história de Eli é um exemplo terrível dos resultados da infidelidade dos pais. Por negligenciar o dever, seus filhos tornaram-se uma armadilha para seus semelhantes e uma ofensa a Deus, perdendo não apenas a vida presente, mas a futura. Seu mau exemplo destruiu centenas, e a influência dessas centenas corrompeu a moral de milhares. Este caso deve ser um aviso a todos os pais. Enquanto alguns erram pelo lado da severidade indevida, Eli foi ao extremo oposto. Ele levou seus filhos à ruína. Suas faltas foram esquecidas em sua infância e desculpadas em seus dias de juventude. As ordens dos pais foram desconsideradas e o pai não impôs obediência.As crianças viram que podiam manter as linhas de controle e aproveitaram a oportunidade. À medida que os filhos envelheciam, perderam todo o respeito pelo pai tímido. Eles continuaram em pecado sem restrição. Ele protestou com eles, mas suas palavras não foram ouvidas. Pecados graves e crimes revoltantes eram cometidos diariamente por eles, até que o próprio Senhor visitou com julgamento os transgressores de Sua lei.
Vimos o resultado da bondade equivocada de Eli - morte para o pai indulgente, ruína e morte para seus filhos iníquos e destruição para milhares em Israel. O próprio Senhor decretou que pelos pecados dos filhos de Eli nenhuma expiação deveria ser feita por sacrifício ou oferta para sempre. Quão grande, quão lamentável foi sua queda - homens sobre os quais repousavam responsabilidades sagradas, proscritos, banidos da misericórdia por um Deus justo e santo!
Tal é a terrível colheita da colheita semeada quando os pais negligenciam suas responsabilidades dadas por Deus - quando permitem que Satanás ocupe o campo que eles próprios deveriam ter semeado cuidadosamente com a semente preciosa de virtude, verdade e justiça. Se apenas um dos pais negligencia o dever, o resultado será visto no caráter dos filhos; se ambos falham, quão grande será sua responsabilidade perante Deus! Como eles podem escapar da condenação daqueles que destroem a alma de seus filhos? ( The Review and Herald, 30 de agosto de 1881 ).
Serviço típico, o elo de conexão
1 Samuel 2:12-17
O serviço típico era o elo de conexão entre Deus e Israel. As ofertas sacrificais destinavam-se a prefigurar o sacrifício de Cristo, e assim preservar no coração do povo uma fé inabalável no Redentor que viria. Portanto, para que o Senhor pudesse aceitar seus sacrifícios e continuar Sua presença com eles e, por outro lado, para que o povo tivesse um conhecimento correto do plano de salvação e uma compreensão correta de seu dever, era da maior importância que a santidade de coração e pureza de vida, reverência a Deus e estrita obediência às Suas exigências sejam mantidas por todos os que estão ligados ao santuário ( The Signs of the Times, 1 de dezembro de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 2:11-26
Por estar consagrado ao Senhor de maneira especial, Samuel foi desde criança entregue ao santuário, para os serviços que era capaz de realizar. como o fez com uma santa disposição mental, foi chamado a ministrar ao Senhor, e dEle recebeu uma bênção. Ele capacita os jovens que o servem, a fim de que façam o melhor que possam.
Eli evitava os problemas e o esforço, fato que o levou a educar mal os seus filhos, e não utilizou a autoridade paterna para restringi-los e corrigi-los quando eram crianças. Comportava-se como se não visse os abusos que os seus filhos cometiam em relação ao serviço do santuário, até que tais práticas tornaram-se para ele como costumeiras, o que conduziu a abominações; os filhos do sacerdote Eli, que deveriam ser o bola exemplo para os que eram dedicados ao serviço do santuário, levavam-nos à maldade. A ofensa alcançava até mesmo a oferta dos sacrifícios pelos pecados, que simbolizava a expiação que seria feita pelo Salvador! Os pecados contra o remédio, contra a própria expiação, são os mais perigosos porque pisoteiam o sangue do pacto.
A repreensão de Eli era demasiadamente suave e amável. Em geral, ninguém é mais abandonado e corrompido do que os filhos degenerados das pessoas santas, quando atravessam todos os limites que seriam capazes de refreá-los.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. 7 Quanto mais eles se multiplicaram tanto mais contra mim pecaram: eu mudarei a sua honra em vergonha. 8 Alimentavam-se do pecado do meu povo, e de coração desejam a iniqüidade dele. 9 Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e castigá-lo-ei conforme os seus caminhos, e lhe darei a recompensa das suas obras. Oséias 4:6-9 1 Agora, ó sacerdotes, este mandamento e para vós. 2 Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração. 3 Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e juntamente com este sereis levados para fora. 4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que o meu pacto fosse com Levi, diz o Senhor dos exércitos. 5 Meu pacto com ele foi de vida e de paz; e eu lhas dei para que me temesse; e ele me temeu, e assombrou-se por causa do meu nome. 6 A lei da verdade esteve na sua boca, e a impiedade não se achou nos seus lábios; ele andou comigo em paz e em retidão, e da iniqüidade apartou a muitos. 7 Pois os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é o mensageiro do Senhor dos exércitos. 8 Mas vós vos desviastes do caminho; a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o pacto de Levi, diz o Senhor dos exércitos. 9 Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei. Malaquias 2:1-9 27 Mas alguns homens ímpios disseram: Como pode este homem nos livrar? E o desprezaram, e não lhe trouxeram presentes; porém ele se fez como surdo. 1 Samuel 10:27 17 Considera, pois, agora e vê o que hás de fazer, porque o mal já está de todo determinado contra o nosso amo e contra toda a sua casa; e ele é tal filho de Belial, que não há quem lhe possa falar. 1 Samuel 25:17 13 Uns homens, filhos de Belial, saindo do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses! - deuses que nunca conheceste - Deuteronômio 13:13 22 Enquanto eles alegravam o seu coração, eis que os homens daquela cidade, filhos de Belial, cercaram a casa, bateram à porta, e disseram ao ancião, dono da casa: Traze cá para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheçamos. Juízes 19:22 10 E ponde defronte dele dois homens, filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei. Depois conduzi-o para fora, e apedrejai-o até que morra. 13 Também vieram dois homens, filhos de Belial, e sentaram-se defronte dele; e estes filhos de Belial testemunharam contra Nabote perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. Então o conduziram para fora da cidade e o apedrejaram, de sorte que morreu. 1 Reis 21:10,13 15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 2 Coríntios 6:15 7 Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. 1 Samuel 3:7 10 0 foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e após ela levantou-se outra geração que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel. Juízes 2:10 8 Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram, e os governadores prevaricaram contra mim, e os profetas profetizaram por Baal, e andaram após o que é de nenhum proveito. Jeremias 2:8 16 Julgou a causa do pobre e necessitado; então lhe sucedeu bem. Porventura não é isso conhecer-me? diz o Senhor. Jeremias 22:16 55 e vós não o conheceis; mas eu o conheço; e se disser que não o conheço, serei mentiroso como vós; mas eu o conheço, e guardo a sua palavra. João 8:55 3 E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. João 16:3 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. João 17:3 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais; Romanos 1:21,28-30 3 Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios! Salmos 141:3