Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Serviço típico, o elo de conexão
1 Samuel 2:12-17
O serviço típico era o elo de conexão entre Deus e Israel. As ofertas sacrificais destinavam-se a prefigurar o sacrifício de Cristo, e assim preservar no coração do povo uma fé inabalável no Redentor que viria. Portanto, para que o Senhor pudesse aceitar seus sacrifícios e continuar Sua presença com eles e, por outro lado, para que o povo tivesse um conhecimento correto do plano de salvação e uma compreensão correta de seu dever, era da maior importância que a santidade de coração e pureza de vida, reverência a Deus e estrita obediência às Suas exigências sejam mantidas por todos os que estão ligados ao santuário ( The Signs of the Times, 1 de dezembro de 1881 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 2:11-26
Por estar consagrado ao Senhor de maneira especial, Samuel foi desde criança entregue ao santuário, para os serviços que era capaz de realizar. como o fez com uma santa disposição mental, foi chamado a ministrar ao Senhor, e dEle recebeu uma bênção. Ele capacita os jovens que o servem, a fim de que façam o melhor que possam.
Eli evitava os problemas e o esforço, fato que o levou a educar mal os seus filhos, e não utilizou a autoridade paterna para restringi-los e corrigi-los quando eram crianças. Comportava-se como se não visse os abusos que os seus filhos cometiam em relação ao serviço do santuário, até que tais práticas tornaram-se para ele como costumeiras, o que conduziu a abominações; os filhos do sacerdote Eli, que deveriam ser o bola exemplo para os que eram dedicados ao serviço do santuário, levavam-nos à maldade. A ofensa alcançava até mesmo a oferta dos sacrifícios pelos pecados, que simbolizava a expiação que seria feita pelo Salvador! Os pecados contra o remédio, contra a própria expiação, são os mais perigosos porque pisoteiam o sangue do pacto.
A repreensão de Eli era demasiadamente suave e amável. Em geral, ninguém é mais abandonado e corrompido do que os filhos degenerados das pessoas santas, quando atravessam todos os limites que seriam capazes de refreá-los.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |