Comentário Bíblico
Adventista
Todo ramo - (cba)
João 15:2
Os discípulos são representados como os ramos da videira. Assim como os ramos são dependentes de sua ligação com a videira para viver e frutificar, o cristão é dependente da união com Cristo para uma vida espiritual frutífera.
Não der fruto - (cba)
João 15:2
Daquele que professa estar em Cristo espera-se a produção de frutos adequados. Esses frutos também são chamados de “frutos do Espírito” (Gálatas 5:22; Efésios 5:9) ou “frutos de justiça” (Filipenses 1:11; Hebreus 12:11), que são evidentes no caráter e na vida. Quando esses “bons frutos” (Tiago 3:17) estão ausentes, torna-se necessário cortar o ramo infrutífero.
- 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22 9 (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), Efésios 5:9 11 cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11 11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados. Hebreus 12:11 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17
Corta - (cba)
João 15:2
Do gr. airõ, “remover”, “tirar”.
Limpa - (cba)
João 15:2
Do gr. kathairõ, “para limpar”, neste caso, por meio da remoção de crescimento inútil. Há um jogo de palavras no grego entre airõ (“cortar”) e kathairõ (“limpar”) que não pode ser reproduzido em português. O caráter é “purificado” através de testes e provações da vida. O Pai, o lavrador celeste, supervisiona o processo. E, embora pareça dolorosa, a disciplina “produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados” (Hebreus 12:11).
Mais fruto - (cba)
João 15:2
Não pode haver vida sem crescimento. Enquanto há vida, existe a necessidade de desenvolvimento contínuo. O aperfeiçoamento do caráter é obra da vida inteira (ver PJ, 65, 66; ver com. de Mateus 5:48).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A produção de frutos Testifica a Permanência
João 15:1-2
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a tira ”.
"Em mim." Isso não significa que aqueles que estão realmente em Cristo não suportem qualquerfruta. Deus nos comprou por meio de Cristo, para que Ele seja uma propiciação pelos nossos pecados. Estamos dentro dos limites de Sua misericórdia; pois em misericórdia Seu braço envolve toda a raça humana. Visto que Cristo pagou o preço por todo o serviço que devemos prestar a Ele, somos Seus servos por compra. Embora estejamos em Cristo Jesus por Seu pacto de promessa, se permanecermos em uma posição de perfeita indiferença, sem reconhecê-Lo como nosso Salvador, não daremos fruto. Se, ao deixarmos de ser participantes de Sua natureza divina, não produzimos fruto, somos levados embora. As influências mundanas nos afastam de Cristo, e nossa porção é a mesma que a do ramo infrutífero - “Todo ramo em mim que não dá fruto, ele o tira”.
“Toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.” Nossa produção de frutos testifica se estamos realmente permanecendo em Cristo. ...
Somos propriedade de Cristo. "Vós não sois vós mesmos", "fostes comprados por um preço." Estamos Nele pela fé viva? Se não dermos fruto algum, os poderes das trevas se apossarão de nossa mente, de nossas afeições, de nosso serviço, e pertencemos ao mundo, embora professemos ser filhos de Deus. Esta não é uma posição segura nem agradável, pois perdemos toda a beleza, a glória e a satisfação que temos o privilégio de ter. Permanecendo em Cristo, podemos ter Sua doçura, Sua fragrância, Sua luz. Cristo é a luz do mundo. Ele brilha em nossos corações. Sua luz em nossos corações brilha em nosso rosto. Ao contemplar a beleza e a glória de Cristo, somos transformados na mesma imagem ( Manuscrito 85, 1901 ).
É necessária a identidade com Cristo
João 15:1-5
Os ramos da videira verdadeira são os crentes que são trazidos à unidade pela conexão com a videira.
A ligação dos ramos entre si e com a Videira constitui uma unidade, mas isso não significa uniformidade em tudo. Unidade na diversidade é um princípio que permeia toda a criação. Embora haja individualidade e variedade na natureza, há unidade em sua diversidade; pois todas as coisas recebem sua utilidade e beleza da mesma Fonte. O grande Artista-Mestre escreve Seu nome em todas as obras que criou, desde o mais nobre cedro do Líbano até o hissopo na parede. Todos eles declaram Sua obra, desde a alta montanha e o grande oceano até a mais ínfima concha na praia.
Os ramos da videira não podem se fundir; eles são separados individualmente; ainda assim, cada ramo deve estar em comunhão com todos os outros se estiverem unidos na mesma linhagem principal. Todos eles obtêm nutrição da mesma fonte; eles bebem nas mesmas propriedades vitais. Portanto, cada ramo da Videira Verdadeira é separado e distinto, embora todos estejam ligados no tronco-pai. Não pode haver divisão. Eles estão todos ligados por Sua vontade de dar frutos onde quer que encontrem lugar e oportunidade. Mas, para fazer isso, o trabalhador deve se esconder. Ele não deve expressar sua própria mente e vontade. Ele deve expressar a mente e a vontade de Cristo. A família humana depende de Deus para viver, respirar e se sustentar. Deus projetou a teia e todos são fios individuais para compor o padrão. O Criador é um.
A unidade cristã consiste nos ramos estarem na mesma linhagem, o poder vitalizador do centro sustentando os enxertos que se uniram à videira. Em pensamentos e desejos, em palavras e ações, deve haver uma identidade com Cristo, uma participação constante de Sua vida espiritual. A fé deve aumentar pelo exercício. Todos os que vivem perto de Deus terão uma compreensão do que Jesus é para eles e eles para Jesus. À medida que a comunhão com Deus impressiona a alma e resplandece no semblante como luz iluminadora, os firmes princípios do santo caráter de Cristo se refletirão na humanidade ( The Review and Herald, 9 de novembro de 1897 ).
Nota
João 15:1-8
Veja João 13:2.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 15:1-8
Jesus Cristo é a Videira Verdadeira. A união da natureza divina com a humana, e a plenitude do Espírito que existe nEle, recordam a raiz da vida que frutifica pela umidade da boa terra. Os crentes são os sarmentos desta Vide. A raiz não é vista, e a nossa vida está escondida em Cristo; a raiz sustenta a árvore, e é responsável por difundir a seiva nesta; e em Cristo está todo o sustento e provisão. os sarmentos da vide são muitos, mas ao unificar-se na raiz, não são nada mais do que uma única vide. Deste modo, todos os cristãos verdadeiros, ainda que estejam distantes entre si quanto a lugares e opiniões, unem-se em Cristo. Os crentes, como os sarmentos da vide, são frágeis e incapazes de permanecer por si mesmos, exceto como nasceram, o Pai é o dono da vide. Jamais houve um dono tão sábio, tão cuidadoso com a sua vinha como Deus é com a sua Igreja que, por esta razão, deve prosperar. Devemos ser frutíferos. Esperamos uvas de uma vide, e do cristão esperamos um temperamento, uma disposição e uma vida cristã. Devemos honrar a Deus e fazer o bem, isto é, dar frutos, os estéreis são cortados. Até os galhos frutíferos necessitam ser podados, porque, no melhor dos casos, temos idéias, paixões e humores que precisam ser retirados, coisa que Cristo prometeu fazer por meio de sua Palavra, por seu Espírito e por sua providência. Se forem utilizados meios drásticos para que os crentes alcancem a santificação, estarão por esta razão agradecidos. A Palavra de Cristo é dada a todos os crentes; e existe nesta Palavra uma virtude que limpa ao trabalhar pela graça e desfazer a corrupção. Quanto mais frutos dermos, mais abundaremos naquilo que é bom, e mais glorificado será o nosso Senhor.
Para frutificar, devemos permanecer em Cristo, devemos estar unidos a Ele por meio da fé, o grande interesse de todos os discípulos de Cristo é manterem de modo constante a dependência dEle e a comunhão com Ele, os verdadeiros cristãos descobrem, por experiência, que toda a interrupção do exercício de sua fé faz com que os santos afetos sejam reduzidos, as corrupções sejam reavivadas, e as consolações definhem. Aqueles que não permanecem em Cristo, ainda que floresçam por determinado tempo em sua profissão exterior de fé, não chegam, contudo, a nada, o fogo é o lugar mais adequado para os ramos que murcham; não são bons para outra coisa. Procuremos viver de modo mais simples a plenitude de Cristo, e crescermos mais frutíferos em todo bom falar e fazer, para que o nosso gozo nEle e em sua salvação seja pleno.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 676

Cristo Triunfante, Pág. 281

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 289

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 676
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. João 17:12 10 E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Mateus 3:10 13 Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Mateus 15:13 19 e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. Mateus 21:19 13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. Lucas 8:13 7 Disse então ao viticultor: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; para que ocupa ela ainda a terra inutilmente? 8 Respondeu-lhe ele: Senhor, deixa-a este ano ainda, até que eu cave em derredor, e lhe deite estrume; 9 e se no futuro der fruto, bem; mas, se não, cortá-la-ás. Lucas 13:7-9 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 1 Coríntios 13:1 7 Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus; 8 mas se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada. Hebreus 6:7,8 19 Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. 1 João 2:19 9 Contudo o justo prossegue no seu caminho e o que tem mãos puras vai crescendo em força. Jó 17:9 7 Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. 8 Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. 9 Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. 10 Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. 11 Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. 12 Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. 13 Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e pecadores se converterão a ti. Salmos 51:7-13 18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. Provérbios 4:18 9 Por isso se expiará a iniqüidade de Jacó; e este será todo o fruto da remoção do seu pecado: ele fará todas as pedras do altar como pedras de cal feitas em pedaços, de modo que os aserins e as imagens do sol não poderão ser mais levantados. Isaías 27:9 19 E os mansos terão cada vez mais gozo no Senhor, e os pobres dentre os homens se alegrarão no santo de Israel. Isaías 29:19 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3 3 assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça. Malaquias 3:3 12 A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Mateus 3:12 12 pois ao que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado. Mateus 13:12,33 3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, 4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; 5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:3-5 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas. 2 Coríntios 4:17,18 9 E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, 10 para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo; 11 cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:9-11 23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, e ele também o fará. 1 Tessalonicenses 5:23,24 14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Tito 2:14 7 Pois a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção da parte de Deus; Hebreus 6:7 10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados. 15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; Hebreus 12:10,11,15 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. Apocalipse 3:19 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:8,16 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23 11 cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:11 5 por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade, 7 segundo aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que por nós é fiel ministro de Cristo. 8 O qual também nos declarou o vosso amor no Espírito. 9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, Colossenses 1:5-10
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 676

Cristo Triunfante, Pág. 281

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 289

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 676