Comentário Bíblico
Adventista
Ainda que - (cba)
1 Coríntios 13:1
Paulo enumerou e definiu o papel dos dons do Espírito na igreja (lCo 12). Neste capítulo, ele mostra que possuir dons e qualidades adicionais não torna alguém um cristão se ele não tiver o dom supremo do amor. Este lindo poema em prosa é chamado de “a maior, mais forte e mais profunda declaração feita por Paulo”.
Paulo apresenta a natureza, o valor e a duração eterna do amor em comparação com os dons temporários. Este capítulo continua a discussão do cap. 12 sobre os dons espirituais. O apóstolo observou que os vários dons espirituais foram conferidos para a edificação da igreja (ver 1 Coríntios 12:4-28). Ele mostra então que os dons já mencionados, por mais excelentes que sejam, podem ser substituídos por um atributo que é mais valioso do que todos os dons, e que esse dom está disponível a todos (cf. Gálatas 5:22).
- 4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. 12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. 13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 14 Porque também o corpo não é um membro, mas muitos. 15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. 16 E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. 17 Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só corpo. 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; 23 e os membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais decoro, 24 ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, 25 para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. 27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. 28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:4-28 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:22
Línguas dos homens - (cba)
1 Coríntios 13:1
Pode ser uma referência ao poder de expressão dos oradores mais qualificados e talentosos ou aos muitos idiomas usados pelas nações da Terra. Se ao orador lhe falta amor, uma das características básicas de Deus, sua eloquência superior ou sua facilidade com os idiomas é tão inútil para promover o reino de Deus quanto os ruídos sem sentido de um pedaço de bronze que retine ou um sino que soa (ver 1 João 4:8; DTN, 22; GC, 487, 493).
Dos anjos - (cba)
1 Coríntios 13:1
Paulo pode estar se referindo ao dom de línguas tão estimado em Corinto (ver com. de lCo 14) ou ao idioma dos anjos. Contudo, a manifestação espetacular do dom de línguas ou mesmo a habilidade de falar na língua dos anjos não confere honra a ninguém, tampouco tem valor real se não estiver associado ao amor. O propósito do apóstolo era corrigir a avaliação errada que os Coríntios faziam do dom de línguas e motivá-los a buscar o amor como o atributo mais valioso.
Amor - (cba)
1 Coríntios 13:1
Do gr. agapê, o tipo mais elevado de amor, que reconhece o valor da pessoa ou do objeto amado; amor baseado em princípio, não em emoção; amor que emana do respeito pelas qualidades admiráveis de seu objeto. Esse é o amor existente entre o Pai e Jesus (ver João 15:10; João 17:26); é o amor redentor da Divindade pela humanidade perdida (ver João 15:9; 1 João 3:1; 1 João 4:9,16); é a qualidade especial demonstrada no relacionamento dos cristãos uns com os outros (ver João 13:34,35; João 15:12-14); e demonstra a relação do crente com Deus (ver 1 João 2:5; 1 João 4:12; 1 João 5:3). O amor a Deus é demonstrado pela aceitação de Cristo e pela conformidade com Sua vontade; essa é prova do amor (ver João 2:4,5; ver Nota Adicional ao Salmo 36; ver com. de Mateus 5:43,44).
- 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. João 15:10 26 e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja. João 17:26 9 Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. João 15:9 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 1 João 3:1 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. 1 João 4:9,16 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13:34,35 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15:12-14 5 mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele; 1 João 2:5 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 1 João 4:12 3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; 1 João 5:3 4 Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5 Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. João 2:4,5 43 Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; Mateus 5:43,44
A palavra “caridade” não é suficiente para indicar a amplitude de interesse no bem-estar dos outros que contém a palavra agapê. Na verdade, “caridade” pode transmitir uma ideia limitada de assistência material. A palavra “amor” é melhor, mas deve ser entendida à luz de tudo o que é dito neste capítulo sobre esse dom. Esse “amor” (agapê) não deve ser confundido com o que é chamado de amor, qualidade composta em grande parte de sentimento e emoção que se centraliza no eu e nos desejos do eu. Agapê enfatiza o interesse e a preocupação pelos outros e leva à atitude apropriada para tanto.
A igreja de Corinto sofria grande perturbação com discórdias internas resultantes de divisões e partidos (ver 1 Coríntios 1:11,12). Alguns se jactavam de suas qualificações e dons superiores (ver 1 Coríntios 3:3,4,5,8,18,19,21; 1 Coríntios 4:6,7). Este capítulo mostra que ter vários dons do Espírito não significa nada se a pessoa não tiver amor.
- 11 Pois a respeito de vós, irmãos meus, fui informado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. 12 Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo; ou, Eu de Apolo; ou Eu sou de Cefas; ou, Eu de Cristo. 1 Coríntios 1:11,12 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; não sois apenas homens? 5 Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um? 8 Ora, uma só coisa é o que planta e o que rega; e cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. 18 Ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia; 21 Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; 1 Coríntios 3:3,4,5,8,18,19,21 6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça a favor de um contra outro. 7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 1 Coríntios 4:6,7
Bronze - (cba)
1 Coríntios 13:1
Do gr. chalkos, “bronze”, ou qualquer coisa feita de bronze. Neste caso, devido à frase “que soa”, provavelmente se refira a um gongo ou um trompete. A ideia é de um instrumento que ressoa, que produz um som alto e que dá a impressão de grande importância, mas que é apenas um emissor de som sem vida.
Retine - (cba)
1 Coríntios 13:1
Do gr. alalazõ, palavra onomatopeica que originalmente expressava os alaridos de um exército ao ir à batalha. Desse emprego original veio a significar qualquer som alto, tal como um gemido de lamentação. Aqui, alalazõ é usado para descrever o som monótono de um sino.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Leia este capítulo todos os dias
1 Coríntios 13:1
O Senhor deseja que eu chame a atenção de Seu povo para o capítulo treze de I Coríntios. Leia este capítulo todos os dias e dele obtenha conforto e força. Aprenda com ele o valor que Deus atribui ao amor santificado, nascido do céu, e deixe a lição que ele ensina atingir seus corações. Aprenda que o amor cristão é de origem celestial e que, sem ele, todas as outras qualificações são inúteis ( The Review and Herald, 21 de julho de 1904 ).
Uma expressão de obediência
1 Coríntios 13:1
No décimo terceiro capítulo de I Coríntios, o apóstolo Paulo define o verdadeiro amor cristão. ... Este capítulo é uma expressão da obediência de todos os que amam a Deus e guardam Seus mandamentos. É posto em ação na vida de todo verdadeiro crente ( Carta 156, 1900 ).
Deus controla o equilíbrio
1 Coríntios 13:1
Não é o orador pronto, o intelecto aguçado, que conta com Deus. É o propósito sincero, a profunda piedade, o amor à verdade, o temor de Deus, que tem uma influência reveladora. Um testemunho do coração, vindo de lábios sem dolo, cheio de fé e humilde confiança, embora dado por uma língua gaguejante, é considerado por Deus tão precioso quanto o ouro; ao passo que o discurso inteligente, a oratória eloqüente daquele a quem são confiados grandes talentos, mas que carece de veracidade, de propósito firme, de pureza, de altruísmo, são como o bronze que ressoa e um címbalo que retine. Ele pode dizer coisas espirituosas, pode contar anedotas divertidas, pode brincar com os sentimentos; mas o espírito de Jesus não está nele. Todas essas coisas podem agradar aos corações não santificados, mas Deus tem em Suas mãos a balança que pesa as palavras, o espírito, a sinceridade,Carta 38, 1890 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 13:1-3
O caminho excelente declarado ao término do capítulo anterior, não é o que se entende por caridade no uso corrente da palavra, dar esmola, mas amor em seu significado mais pleno; o amor verdadeiro a Deus e ao homem. sem este, os dons mais gloriosos não nos servem para nada, nem estimáveis aos olhos de Deus. A cabeça aberta e o entendimento profundo não têm valor sem um coração benevolente e caridoso. Pode haver uma mão aberta e generosa onde não há um coração benevolente e caridoso. Fazer o bem ao próximo não nos trará nenhum benefício se não for feito por amor a Deus e boa vontade para com os homens. De nada nos aproveitaria se dermos tudo o que temos, enquanto não entregarmos o nosso coração a Deus. Nem mesmo os sofrimentos mais dolorosos. Quanto se enganam aqueles que procuram aceitação e recompensa por suas boas obras; sendo tão mesquinhos e defeituosos, como são corruptos e egoístas!
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 31

Atos dos Apóstolos, Pág. 318

Testemunhos Seletos 1, Pág. 277

Conselhos para a Igreja, Pág. 299

Olhando para o Alto, Pág. 61
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 1 Coríntios 13:2,3 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 16 E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do corpo. 29 Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos mestres? são todos operadores de milagres? 30 Todos têm dons de curar? falam todos em línguas? interpretam todos? 1 Coríntios 12:8,16,29,30 6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, de que vos aproveitarei, se vos não falar ou por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina? 1 Coríntios 14:6 4 que foi arrebatado ao paraíso, e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. 2 Coríntios 12:4 18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 2 Pedro 2:18 1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 1 Coríntios 8:1 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. Mateus 25:45 15 Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Romanos 14:15 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:6,22 5 Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida; 1 Timóteo 1:5 8 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 1 Pedro 4:8 7 Ora, até as coisas inanimadas, que emitem som, seja flauta, seja cítara, se não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara? 8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? 1 Coríntios 14:7,8 10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. 1 Coríntios 12:10 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. Apocalipse 14:2 5 Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Salmos 150:5
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

A Ciência do Bom Viver, Pág. 31

Atos dos Apóstolos, Pág. 318

Testemunhos Seletos 1, Pág. 277

Conselhos para a Igreja, Pág. 299

Olhando para o Alto, Pág. 61