Comentário Bíblico
Adventista
Menino - (cba)
1 Coríntios 13:11
Do gr. nêpios, literalmente, “alguém que não fala”, um “infante”. O apóstolo usa as diferenças entre as experiências da infância e da vida adulta para ilustrar a grande diferença entre a obscura compreensão que o ser humano possui e a luz brilhante do conhecimento que terá no Céu.
Falava - (cba)
1 Coríntios 13:11
Ou, “costumava falar”, isto é, era meu hábito falar. Os sons sem sentido de uma criança, que está aprendendo a falar, são contrastados com a sabedoria que substituirá o conhecimento terreno na condição imortal futura. Quando alguém chega à fase adulta, deixa de lado, como se não tivessem valor, as idéias e os sentimentos da infância, que antes pareciam tão importantes. De forma semelhante, quando alcançarem o Céu, as pessoas vão deixar idéias, opiniões e sentimentos tão estimados e valorizados nesta vida.
Sentia - (cba)
1 Coríntios 13:11
Ou, “costumava sentir”, isto é, “era meu hábito sentir”. Isto se refere ao exercício rudimentar da mente infantil, um modo de pensar que não pode ser considerado como raciocínio completo. Essa compreensão era estreita e imperfeita, e o conhecimento, escasso. Coisas que chamavam a atenção antes perdem seu valor na fase adulta.
Pensava - (cba)
1 Coríntios 13:11
Ou, “costumava pensar”, isto é, “era meu hábito pensar”. O pensamento e o raciocínio da infância parecem pueris, de curto alcance, inconclusivos e errados para um adulto. Assim será quando o povo de Deus estiver no reino da glória. Os salvos perceberão uma grande diferença entre os planos, opiniões, compreensão e faculdades de raciocínio da vida nesta Terra e do Céu, assim como se vê entre os da infância e da fase adulta.
Desisti - (cba)
1 Coríntios 13:11
Do gr. katargeõ (ver com. de 1 Coríntios 13:8).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 13:8-13
O amor é preferível aos dons dos quais os coríntios se orgulhavam, porque é permanente. É uma graça que dura como a eternidade. O estado presente é um estado infantil, e o futuro é o adulto, tal como é a diferença entre o céu e terra. Que pontos de vista difíceis, que noções confusas as crianças têm das coisas, quando comparadas com os adultos! Assim pensaremos de nossos dons mais valiosos neste mundo quando chegarmos ao céu.
Todas as coisas são obscuras e confusas agora, comparadas com o que serão depois. Elas só podem ser vistas como por um reflexo de um espelho, ou como descrição de uma revelação, mas no além, o nosso conhecimento será livre de toda obscuridade e erro. será unicamente a luz do céu que eliminará todas as nuvens e trevas que ocultam de nós a face de Deus.
Para resumir, a excelência do amor é preferível não somente aos dons, mas às outras graças, à fé e à esperança. A fé se firma na revelação divina, e ali se assenta, confiando no Redentor divino. A esperança se apega à felicidade futura, e à espera; no céu, a fé será absorvida pela realidade, e a esperança pela felicidade. Não há lugar para crer e ter esperança quando vemos e desfrutamos. No além, o amor será aperfeiçoado, e lá amaremos perfeitamente a Deus e uns aos outros. Bendito estado! Quanto supera o melhor que há aqui na terra! Deus é amor (1 João 4:8,16). Onde Deus é visto assim como Ele é, e face a face, ali está o amor em sua maior intensidade.
- Veja também

O Lar Adventista, Pág. 118

Olhando para o Alto, Pág. 172

O Lar Adventista, Pág. 213

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 330
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espírituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. 2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; 1 Coríntios 3:1,2 20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento; na malícia, contudo, sede criancinhas, mas adultos no entendimento. 1 Coríntios 14:20 10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade. Eclesiastes 11:10 1 Ora, digo que por todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere de um servo, ainda que seja senhor de tudo; Gálatas 4:1