Comentário Bíblico
Adventista
Permanecem - (cba)
1 Coríntios 13:13
Com exceção do amor, tudo o que foi mencionado neste capítulo, incluindo profecias, línguas e outros dons do Espírito, deixará de ter valor ou findará. Mas os três elementos básicos da experiência cristã não passarão; eles são permanentes. Portanto, o cristão é exortado a concentrar a atenção nesses três dons.
A fé tem valor eterno, pois sempre será um elemento essencial à harmonia na nova Terra. Neste caso, a fé não é o dom espiritual conhecido como fé (ver com. de 1 Coríntios 12:9), mas a experiência descrita em Hebreus 11 (cf. com. de Romanos 4:3). A esperança, como desejo de algo bom e expectativa de obtê-lo, será por sua própria natureza uma parte da experiência no Céu, onde sempre haverá novas realidades a se explorar e novos prazeres a desfrutar (ver 1 Coríntios 2:9; Ed, 306, 307). Os remidos não podem desfrutar de uma vez todos os tesouros do Céu; e, enquanto houver algo desejado e esperado para o futuro, haverá esperança.
- 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; 1 Coríntios 12:9 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3 9 Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9
Maior - (cba)
1 Coríntios 13:13
De todas as qualidades de caráter, o amor é a que as Escrituras usam para descrever a própria natureza de Deus. Por isso, é fácil entender por que o apóstolo afirmou que acima de todos os dons do Espírito, está o amor (ver 1 João 4:7,8,16). Como filosofia de vida, o amor é mais eficaz, mais vitorioso e mais satisfatório do que a posse e o exercício dos vários dons do Espírito enumerados em 1 Coríntios 12 (ver 1 Coríntios 12:31). O amor por Deus e pelo próximo é a mais elevada expressão de harmonia com Deus (ver Mateus 22:37-40; T8, 139). A maior prova da sinceridade do cristianismo é o amor (ver Isaías 58:6-8; Mateus 25:34-40; T6, 273-280).
- 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. 1 João 4:7,8,16 31 Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente. 1 Coríntios 12:31 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:37-40 6 Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? 7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Isaías 58:6-8 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; 36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? 39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? 40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. Mateus 25:34-40
Ser cristão é ser como Cristo, que "andou por toda parte, fazendo o bem” (Atos 10:38). Portanto, cristãos são aqueles que no espírito de Cristo fazem o bem a todos que precisam. Fazem isso sem interesse próprio, mas por causa do amor de Deus no coração que torna impossível eles agirem de outra forma (ver T6, 268; T3, 524). Amor é o caminho sobremodo excelente, porque sua expressão prática é a prova que decidirá o destino eterno de todos os seres humanos. Aqueles cuja religião é mero cumprimento exterior de formas e ritos descobrirão que isso não é aceitável a Deus (ver T5, 612). O amor que nega o eu, produzindo unidade entre os crentes, convencerá o mundo de que Deus enviou Seu Filho a esta Terra para salvar a humanidade. Esse é o método que Deus escolheu para Seu povo testemunhar da verdade do evangelho (ver João 17:21,23). Tal amor, que não deseja se exaltar, justificar ou com prazer-se egoistamente, mas que se dedica a ajudar os necessitados, é um argumento irrefutável. Os descrentes veem nesse amor algo incompressível à sua filosofia de vida. O coração deles é tocado e sua inteligência responde à evidência do poder da piedade na vida dos fiéis de Deus. Sendo assim, o amor demonstra ser o caminho sobremodo excelente para se pregar o evangelho e fazer avançar o reino de Deus.
- 38 concernente a Jesus de Nazaré, como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do Diabo, porque Deus era com ele. Atos 10:38 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. João 17:21,23
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Amor, o atributo mais valioso
1 Coríntios 13:13
O atributo que Cristo mais valoriza no homem é a caridade (amor) de um coração puro. Este é o fruto produzido na árvore cristã ( Manuscrito 16, 1892 ).
Uma planta de origem celestial
1 Coríntios 13:13
O amor é uma planta de origem celestial e, se quisermos que floresça em nossos corações, devemoscultive-o diariamente. Suavidade, brandura, longanimidade, não sendo facilmente provocados, suportando todas as coisas, suportando todas as coisas - esses são os frutos da preciosa árvore do amor ( The Review and Herald, 5 de junho de 1888 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Coríntios 13:8-13
O amor é preferível aos dons dos quais os coríntios se orgulhavam, porque é permanente. É uma graça que dura como a eternidade. O estado presente é um estado infantil, e o futuro é o adulto, tal como é a diferença entre o céu e terra. Que pontos de vista difíceis, que noções confusas as crianças têm das coisas, quando comparadas com os adultos! Assim pensaremos de nossos dons mais valiosos neste mundo quando chegarmos ao céu.
Todas as coisas são obscuras e confusas agora, comparadas com o que serão depois. Elas só podem ser vistas como por um reflexo de um espelho, ou como descrição de uma revelação, mas no além, o nosso conhecimento será livre de toda obscuridade e erro. será unicamente a luz do céu que eliminará todas as nuvens e trevas que ocultam de nós a face de Deus.
Para resumir, a excelência do amor é preferível não somente aos dons, mas às outras graças, à fé e à esperança. A fé se firma na revelação divina, e ali se assenta, confiando no Redentor divino. A esperança se apega à felicidade futura, e à espera; no céu, a fé será absorvida pela realidade, e a esperança pela felicidade. Não há lugar para crer e ter esperança quando vemos e desfrutamos. No além, o amor será aperfeiçoado, e lá amaremos perfeitamente a Deus e uns aos outros. Bendito estado! Quanto supera o melhor que há aqui na terra! Deus é amor (1 João 4:8,16). Onde Deus é visto assim como Ele é, e face a face, ali está o amor em sua maior intensidade.
- Veja também

Este Dia com Deus, Pág. 133

Exaltai-O, Pág. 147

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 193

Nos Lugares Celestiais, Pág. 239

Atos dos Apóstolos, Pág. 319
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. 1 Coríntios 3:14 21 que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. 1 Pedro 1:21 14 Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. 24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. 1 João 2:14,24 9 Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. 1 João 3:9 13 Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. 14 A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição. 15 Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança. Lucas 8:13-15 32 mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. Lucas 22:32 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6 35 Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. 39 Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. Hebreus 10:35,39 1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. 2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho. 3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê. 4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala. 5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. 7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé. Hebreus 11:1-7 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos; 4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 1 João 5:1-5 11 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus. Salmos 42:11 5 Por que estás abatida, ó minha alma? e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus. Salmos 43:5 5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus Salmos 146:5 21 Torno a trazer isso à mente, portanto tenho esperança. 22 A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. 24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. 25 Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. 26 Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Lamentações 3:21-26 4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; 5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:4,5 24 Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. Romanos 8:24,25 13 Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo. Romanos 15:13 5 por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; Colossenses 1:5,27 8 mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 1 Tessalonicenses 5:8 11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; 19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; Hebreus 6:11,19 21 que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. 1 Pedro 1:21 3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. 1 João 3:3 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, 5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:1-8 1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. 3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhececido dele. 1 Coríntios 8:1,3 10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal. 15 e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Coríntios 5:10,15 6 Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor. Gálatas 5:6 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 1 João 2:10 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. 13 Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu Espírito. 14 E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15 Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus. 16 E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele. 17 Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo. 18 No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor. 1 João 4:7-18 8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:8 1 Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 1 Coríntios 14:1 14 Todas as vossas obras sejam feitas em amor. 1 Coríntios 16:14 29 Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. 31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. Marcos 12:29-31 27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:27 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. 14 Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros. 16 Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, 20 a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. Gálatas 5:13-22 9 E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, Filipenses 1:9 14 E, sobre tudo isto, revestí-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:14 5 Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida; 1 Timóteo 1:5 7 Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1:7 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. 1 João 4:7-9 4 Muito me alegro por ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos mandamento do Pai. 5 E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. 6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis. 2 João 1:4-6
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Este Dia com Deus, Pág. 133

Exaltai-O, Pág. 147

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 193

Nos Lugares Celestiais, Pág. 239

Atos dos Apóstolos, Pág. 319