Comentário Bíblico
Adventista
Todo aquele - (cba)
1 João 3:9
O apóstolo usa outra vez esta expressão abrangente (cf. com. de João 3:16; 1 João 3:4,6). O que ele diz se aplica a todos os que são “nascidos de Deus”.
- 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 1 João 3:4,6
Nascido de Deus - (cba)
1 João 3:9
Ver com. de 1 João 2:29. Neste versículo, ao contrário do que diz em 1 João 2:29, o autor trata de ser nascido do Pai. João é o único autor do NT que fala da experiência de ser “gerado” ou "nascido de Deus” (Jó 1:13; 1 João 4:7; 1 João 5:1,4,18). A forma do verbo grego mostra que ele se refere àqueles que são nascidos de Deus e continuam sendo Seus filhos. Inclui, portanto, todo cristão que não voltou para o mundo, negando o Senhor que o redimiu.
- 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 João 2:29 13 Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho, Jó 1:13 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. 1 João 5:1,4,18
Não vive na prática do pecado - (cba)
1 João 3:9
Isto é, não continua a pecar ou não peca habitual mente. O tempo do verbo grego aqui é o mesmo de 1 João 3:6 (ver com. ali). O apóstolo caracteriza aqueles que nasceram de Deus. Eles experimentam o novo nascimento, sua natureza é transformada, e se assemelham ao Pai celestial (ver com. de João 3:3-5; 1 João 3:1). Odeiam o pecado que costumavam amar, e amam a virtude que antes desprezavam (ver com. de Romanos 6:2,6; Romanos 7:14,15). Não continuam escravos de seus antigos pecados, nem cometem habitualmente os antigos erros. O poder divino lhes deu a vitória sobre os pontos fracos e sempre está disponível para ajudá-los a vencer outras faltas que não teriam reconhecido previamente.
- 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 1 João 3:6 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3:3-5 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 1 João 3:1 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Romanos 6:2,6 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. Romanos 7:14,15
Divina semente - (cba)
1 João 3:9
Trata-se do princípio divino da vida que, implantado em um pecador, dá lugar ao nascimento do novo homem e produz o cristão. Essa “semente divina habita no homem verdadeiramente convertido, garante energia espiritual e lhe permite sucesso para resistir ao pecado. Desse modo, João atribui a Deus o fato de que um cristão pode viver livre do pecado. O poder divino atua no íntimo do seu ser e, por essa razão, o cristão não continua no pecado.
Não pode viver pecando - (cba)
1 João 3:9
Ou, “não é capaz de continuar em pecado", ou “não é capaz de pecar habitualmente”. Isso não significa que o cristão seja incapaz de cometer um ato errado. Se ele não fosse capaz de pecar, não haveria nenhuma virtude em ser sem pecado, e não haveria nenhum verdadeiro desenvolvimento do caráter. João já deu a entender que o cristão comete erros ocasionais (ver com. de 1 João 2:1). A passagem significa que, tendo nascido de Deus e, tendo a habitação do poder vivificante de Deus, ele não pode continuar em sua antiga e crônica prática do pecado. Segue os ideais sem pecado que foram implantados em seu ser pelo novo nascimento.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 3:1-9
Estes versículos celebram o privilégio extraordinário de sermos filhos de Deus e o afastamento do pecado que tal relacionamento promove.
divina semente
1 João 3:9
Provavelmente se refira ao Espírito Santo (João 3:5-8; João 14:17).
- 5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. João 3:5-8 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós. João 14:17
não pode viver pecando
1 João 3:9
Ver nota sobre 1 João 3:6. A ideia principal neste versículo é a boa notícia de que os nascidos de Deus herdarão o caráter do Pai, e o pecado deixará de parecer atraente para eles (1 João 5:1; João 1:12; 2 Coríntios 5:17).
- 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 1 João 3:6 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 1 João 5:1 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:12 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 3:3-10
Os filhos de Deus sabem que seu Senhor tem olhos muito puros, que não permitem que nada ímpio e impuro habite nEle. A esperança dos hipócritas, não a dos filhos de Deus, é a que permite a satisfação de desejos e concupiscências impuras. Sejamos seus seguidores como filhos amados, demonstrando assim o nosso sentimento em relação à sua inexprimível misericórdia, e expressemos esse pensamento humilde, agradecido e obediente que nos convém.
O pecado é rejeitar a lei divina. NEle, isto é, em Cristo, não houve pecado. Ele assumiu todas as fraquezas, mas sem o pecado, que foi a consequência da queda, isto é, todas estas fraquezas da mente ou do corpo que submetem o homem aos sofrimentos e o expõem à tentação. Ele não teve a nossa fraqueza moral nem nossa tendência ao pecado.
Aquele que permanece em Cristo não pratica o pecado habitualmente. Renunciar ao pecado é a grande prova da união espiritual com o Senhor Jesus Cristo, da permanência nEle e em seu conhecimento salvador. Cuidemo-nos para não nos enganarmos a nós mesmos. Aquele que faz justiça é justo e segue a Cristo; por fé demonstra interesse em sua obediência e sofrimentos. O homem não pode agir como o Diabo e ao mesmo tempo ser um discípulo de Jesus Cristo. Não sirvamos nem consintamos naquilo que o Filho de Deus veio destruir.
Ser nascido de Deus é ser inteiramente renovado pelo poder do Espírito de Deus. A graça renovadora é um princípio permanente. A religião não é uma arte, nem questão de destreza ou perícia, mas de uma nova natureza. A pessoa regenerada não pode pecar como pecava antes de nascer de Deus, nem como pecam outros que não são nascidos de novo. Esta luz existe em sua mente e lhe mostra o mal e a malignidade do pecado. Existe em seu coração esta inclinação que lhe dispõe a aborrecer e odiar o pecado. Existe o princípio espiritual que se opõe aos atos pecaminosos. E existe o arrependimento quando se comete o pecado. Pecar intencionalmente é algo contrário a este.
Os filhos de Deus e os filhos do Diabo têm características diferentes. A semente da serpente é conhecida por seu descuido da religião e por seu ódio aos cristãos verdadeiros. Somente é justo diante de Deus como crente justificado aquele que é ensinado e disposto à justiça pelo Espírito Santo. Nisto se diferenciam os filhos de Deus e os filhos do Diabo. Os professos do Evangelho devem levar estas verdades muito a sério, e provarem a si mesmos por meio delas.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1 João 2:29 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 1 João 4:7 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. 4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes o guarda aquele que nasceu de Deus, e o Maligno não lhe toca. 1 João 5:1,4,18 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. João 1:13 28 Se disserdes: Como o havemos de perseguir! e que a causa deste mal se acha em mim, Jó 19:28 23 tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. 1 Pedro 1:23 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. Mateus 7:18 20 pois nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido. Atos 4:20 2 De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Romanos 6:2 17 Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17 2 na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos, Tito 1:2 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3 6 Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. 1 João 3:6