Comentário Bíblico
Adventista
A mensagem - (cba)
1 João 3:11
Ver com. de 1 João 1:5, em que o autor enuncia sua primeira mensagem, que trata da natureza de Deus. A partir deste versículo ele se ocupa da natureza do cristão e ensina que ela deve se basear no amor. Esse tema foi introduzido em 1 João 2:7-11, e é enfatizado em seguida em termos ainda mais definidos.
- 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. 1 João 1:5 7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8 Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. 9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos. 1 João 2:7-11
Desde o princípio - (cba)
1 João 3:11
Comparar com 1 João 2:7. Esta frase pode se referir ao início da experiência cristã dos leitores ou ao início da pregação do evangelho.
Que nos amemos - (cba)
1 João 3:11
Esta é a mensagem que João transmite aos seus leitores. É também o "novo mandamento” dado por Cristo aos Seus seguidores (ver com. de João 13:34,35). Sua importância é inquestionável, e a igreja deve colocá-la num lugar destacado entre suas normas, de modo que cada membro possa perceber que um de seus primeiros deveres cristãos é cultivar e expressar um amor sincero e prático pelos irmãos.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 3:10-24
Segunda parte do caráter de Deus, herdada por aqueles que se tornam seus filhos, em seu amor extraordinário.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 3:11-15
Devemos amar ao Senhor Jesus, valorizar o seu amor e amar a todos os nossos irmãos em Cristo. Este amor é o fruto especial de nossa fé, um sinal seguro de que somos nascidos de novo. Porém, ninguém que conheça corretamente o coração do homem se surpreenderá diante do desprezo e da inimizade dos ímpios contra os filhos de Deus.
Sabemos que passamos da morte para a vida: podemos sabê-lo pelas provas de nossa fé em Cristo, das quais uma é o amor para com os irmãos. Não é o zelo por um partido da religião comum, nem o afeto por aqueles que são da mesma denominação e sentimentos que nós temos. A vida de graça no coração da pessoa regenerada é o início e o primeiro princípio da vida de glória, da qual os que odeiam seus irmãos estão destituídos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. 1 João 1:5 7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8 Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. 1 João 2:7,8 5 Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida; 1 Timóteo 1:5 7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. 1 João 4:7,21 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13:34,35 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12 2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2 9 Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 1 Tessalonicenses 4:9 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22 8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes, 1 Pedro 3:8 8 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 1 Pedro 4:8 5 E agora, senhora, rogo-te, não como te escrevendo um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros. 2 João 1:5 11 Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 1 João 4:11