Comentário Bíblico
Adventista
Seu mandamento é este - (cba)
1 João 3:23
João define, em parte, “os Seus mandamentos" (1 João 3:22) e usa a forma singular, pois sua definição se refere a uma lei que abrange tudo: a lei de crer e amar (ver com. de Mateus 22:36-40).
- 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 1 João 3:22 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38 Este é o grande e primeiro mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:36-40
Creiamos em o nome - (cba)
1 João 3:23
Com relação a esta frase, ver com. de João 1:7,12; Atos 3:16; Atos 10:43. Este é o primeiro uso, nesta epístola, do verbo “crer”, mas o verbo grego ocorre nove vezes na epístola e desempenha um papel importante na mensagem que João apresenta mais à frente. O apóstolo emprega o verbo 100 vezes em seu evangelho.
- 7 Este veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos cressem por meio dele. 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:7,12 16 E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde. Atos 3:16 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome. Atos 10:43
Seu Filho, Jesus Cristo - (cba)
1 João 3:23
Quanto à filiação divina de Jesus, ver com. de Lucas 1:35; sobre o título “Jesus Cristo", ver com. de Mateus 1:1; Filipenses 2:5. Paulo usa o mesmo título composto (Romanos 1:3; 1 Coríntios 1:9). João condensa aqui a essência da doutrina cristã em poucas palavras (cf. com. de 1 João 1:3; 1 João 5:20), para que seus leitores possam compreender os elementos indispensáveis à crença cristã. Crer na pessoa descrita neste admirável nome composto [“Jesus” e “Cristo"] é reconhecer a divindade de Jesus, Sua humanidade, Sua vitória sobre o pecado e a morte, e também é reconhecer a possibilidade de ganharmos a mesma vitória pelos mesmos meios que o Salvador empregou e coloca ao nosso alcance.
- 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lucas 1:35 1 Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Mateus 1:1 5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, Filipenses 2:5 3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Romanos 1:3 9 Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9 3 sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3 20 Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20
Amemos uns aos outros - (cba)
1 João 3:23
Para João, assim como para seu Mestre, os requisitos de Deus se resumem à lei do amor (ver com. de 1 João 3:11). O amor é o elemento ativo que se une à fé no nome de Jesus. A fé deve estar acompanhada das obras (Tiago 2:17).
- 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros, 1 João 3:11 17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Tiago 2:17
Segundo - (cba)
1 João 3:23
Ou, "como". João, nos versículos I inais deste capítulo, molda conscientemente seus pensamentos aos ensinos do seu Senhor (ver com. de João 13:34-35). É necessário que nos amemos uns aos outros do mesmo modo que Cristo nos disse para amar (Mateus 22:39). Quando os apóstolos expandiram as instruções do Salvador, deram mais detalhes sobre como devemos amar uns aos outros: com um coração puro, fervorosamente, em um espírito de bondade, preferindo uns aos outros afetuosamente, perdoando uns aos outros como nós fomos perdoados (Romanos 12:10; Efésios 4:32; 1 Pedro 1:22).
- 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13:34-35 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:39 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; Romanos 12:10 32 Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22
Que nos ordenou - (cba)
1 João 3:23
Aquele que guarda os mandamentos de Deus tem o privilégio de permanecer nEle, de morar com Ele. O profeta Amós ilustra em forma de pergunta: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" (Amós 3:3). Ninguém pode habitar com Deus enquanto vive quebrantando a expressa vontade divina; contudo, aquele que está disposto a fazer a vontade de Deus pode permanecer sempre com o Todo-Poderoso.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 3:10-24
Segunda parte do caráter de Deus, herdada por aqueles que se tornam seus filhos, em seu amor extraordinário.
o seu mandamento
1 João 3:23
João resume a vontade de Deus em dois pontos.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 3:22-24
Quando os crentes têm confiança em Deus, por meio do Espírito de adoção e por fé no grande Sumo Sacerdote, podem pedir o que querem de seu Pai reconciliado. E o receberão se for bom para eles. Desde o céu foi proclamada boa vontade para com os homens; assim, esta deve existir particularmente para com os irmãos, nos corações dos que vão a Deus e ao céu.
O que assim segue a Cristo habita nEle como sua arca, refúgio e repouso, e no Pai por meio dEle. Esta união entre Cristo e as almas dos crentes acontece por meio do Espírito que Ele lhes tem dado.
0 homem pode crer que Deus é bondoso antes de conhecê-lo; porém, quando a fé toma posse das promessas, coloca a sua razão em ação. O Espírito de Deus realiza uma mudança em todos os cristãos verdadeiros, levando-os do poder de Satanás ao poder de Deus. Considere, ó crente, como Ele transforma o teu coração. Não anelas a paz com Deus? Não renunciarias a tudo do mundo por ela? Nenhum proveito, prazer ou preferência te impedirá de seguir a Cristo. Esta salvação está edificada sobre o testemunho divino, o Espírito de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 15 O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a ele ouvirás; 16 conforme tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor meu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. 17 Então o Senhor me disse: Falaram bem naquilo que disseram. 18 Do meio de seus irmãos lhes suscitarei um profeta semelhante a ti; e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. 19 E de qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu exigirei contas. Deuteronômio 18:15-19 12 Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. Salmos 2:12 7 Nisto veio uma nuvem que os cobriu, e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. Marcos 9:7 29 Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. João 6:29 1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. João 14:1 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. João 17:3 31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Atos 16:31 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; 1 Timóteo 1:15 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio, que nos amemos uns aos outros, 1 João 3:11 8 Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz. 9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço. 1 João 2:8-10 21 E dele temos este mandamento, que quem ama a Deus ame também a seu irmão. 1 João 4:21 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:39 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. João 13:34 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12 2 e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2 9 Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 1 Tessalonicenses 4:9 22 Já que tendes purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coração amai-vos ardentemente uns aos outros, 1 Pedro 1:22 8 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 1 Pedro 4:8 12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; João 1:12 23 Ora, estando ele em Jerusalém pela festa da páscoa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. João 2:23