Comentário Bíblico
Adventista
Amados - (cba)
1 João 3:21
Ver com. de 1 João 3:2.
Não nos acusar - (cba)
1 João 3:21
É bom lembrar que essas palavras foram dirigidas aos que tinham sido instruídos “desde o princípio" (1 João 2:7), cujos pecados foram perdoados (1 João 2:12), que conheceram o Pai (1 João 2:13) e que tinham sido aceitos como filhos de Deus (1 João 3:1,2). Uma suposta vã autoconfiança por parte dos cristãos menos maduros seria, no caso dos leitores de João, um reconhecimento da misericórdia redentora de Deus.
- 7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 1 João 2:7 12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados por amor do seu nome. 1 João 2:12 13 Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno. 1 João 2:13 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 1 João 3:1,2
Confiança - (cba)
1 João 3:21
Do gr. parrêsia (ver com. de 1 João 2:28). O contexto (1 João 3:23) mostra que se faz referência, em primeiro lugar, à forma pela qual que nos achegamos a Deus em oração, mas o apóstolo também pode ter em mente nossa atitude perante o Juiz de toda a Terra. No que diz respeito à oração, não há nada de presunção nas petições do crente confiante. Podemos abrir o coração a Deus em oração, como a um amigo sincero e confiável (CC, 93).
- 28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda. 1 João 2:28 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 1 João 3:23
Diante de Deus - (cba)
1 João 3:21
O pecador redimido pode, como filho de Deus, chegar tão livremente à presença do Pai, como o Salvador fazia (João 16:23).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 3:10-24
Segunda parte do caráter de Deus, herdada por aqueles que se tornam seus filhos, em seu amor extraordinário.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 3:16-21
Aqui está a condescendência, o milagre, o mistério do amor divino: que Deus redimiu a Igreja com seu próprio sangue. Certamente amamos àqueles que Deus tem amado e amado a tal ponto. O Espírito Santo, consternado pelo egoísmo, abandona o coração egoísta sem consolo, deixando-o repleto de trevas e terrores.
Como se pode saber se um homem tem o verdadeiro sentimento do amor de Cristo pelos pecadores que perecem, ou se o amor de Deus foi plantado em seu coração pelo Espírito Santo? Observando se o amor ao mundo e por seus bens supera os sentimentos de compaixão pelo irmão que perece. Cada exemplo deste egoísmo enfraquece as provas da conversão do homem, e quando é algo habitual e permitido, decide contra ele. Se a consciência nos condena por um pecado que é de nosso conhecimento, ou por negligenciarmos um dever conhecido, Deus também nos condena. Portanto, permitamos que a consciência esteja bem informada, e que seja ouvida e atendida com diligência.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 28 E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não fiquemos confundidos diante dele na sua vinda. 1 João 2:28 17 Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo. 1 João 4:17 26 Pois então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus. Jó 22:26 6 ë minha justiça me apegarei e não a largarei; o meu coração não reprova dia algum da minha vida. Jó 27:6 3 Senhor, Deus meu, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos, 4 se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo, ou se despojei o meu inimigo sem causa. 5 persiga-me o inimigo e alcance-me; calque aos pés a minha vida no chão, e deite no pó a minha glória. Salmos 7:3-5 2 Portar-me-ei sabiamente no caminho reto. Oh, quando virás ter comigo? Andarei em minha casa com integridade de coração. Salmos 101:2 4 Porque, embora em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o Senhor. 1 Coríntios 4:4 12 Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que em santidade e sinceridade de Deus, não em sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo, e mormente em relação a vós. 2 Coríntios 1:12 8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. 1 Timóteo 2:8 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:16 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:22 2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. 1 João 3:2 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 João 5:14