Comentário Bíblico
Adventista
E nisto conheceremos - (cba)
1 João 3:19
Evidências textuais apoiam a omissão de “e”, tornando, assim, o versículo em harmonia com a construção habitual de João (cf. com. de 1 João 3:16). Evidências textuais também favorecem a variante "conheceremos". Ao contrário das construções semelhantes (1 João 2:3; 1 João 3:10,16), “nisto”, aparentemente, refere-se a 1 João 3:18. O autor quer dizer que, quando se pratica o preceito aqui enunciado, notamos convicção naquele que fala. Quando amamos de fato e de verdade, estamos seguros da realidade da nossa conversão. Então, nossos frutos nos fazem saber que nossa profissão de fé é genuína (Mateus 7:16-20).
- 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:16 3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 1 João 2:3 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. 16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 1 João 3:10,16 18 Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. 1 João 3:18 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17 Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Mateus 7:16-20
Da verdade - (cba)
1 João 3:19
Comparar com a referência à "verdade" em 1 João 3:18. Aqueles que amam em obras e em verdade são filhos da verdade.
Tranquilizaremos - (cba)
1 João 3:19
Do gr. peithõ, aqui ou "persuadir" ou “acalmar”. A convicção de que nascemos de Deus dá a confiança que tranquiliza o coração e nos capacita a ir a Deus, apesar de nossa pecaminosidade.
Nosso coração - (cba)
1 João 3:19
Em outras palavras, "nossa consciência” (cf. com. de Mateus 5:8).
Perante Ele - (cba)
1 João 3:19
É fácil tranquilizar o coração, quando o exame é realizado à luz de padrões humanos, mas estar na presença de Deus e ainda ter um coração tranquilo é outro assunto. No entanto, João nos assegura que isso é possível. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais nos tornamos conscientes de nossas imperfeições e mais necessidade temos de confiar nos méritos do Salvador (ver 1 João 2:1,2). Se amamos os irmãos de fato e de verdade, sabemos que somos da verdade, e porque somos da verdade, podemos nos apresentar sem temor diante do Pai celestial.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 3:10-24
Segunda parte do caráter de Deus, herdada por aqueles que se tornam seus filhos, em seu amor extraordinário.
nisto
1 João 3:19
Por meio do amor em ação.
tranquilizaremos o nosso coração
1 João 3:19
O amor de Deus refletido nas ações do indivíduo transmite confiança.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 3:16-21
Aqui está a condescendência, o milagre, o mistério do amor divino: que Deus redimiu a Igreja com seu próprio sangue. Certamente amamos àqueles que Deus tem amado e amado a tal ponto. O Espírito Santo, consternado pelo egoísmo, abandona o coração egoísta sem consolo, deixando-o repleto de trevas e terrores.
Como se pode saber se um homem tem o verdadeiro sentimento do amor de Cristo pelos pecadores que perecem, ou se o amor de Deus foi plantado em seu coração pelo Espírito Santo? Observando se o amor ao mundo e por seus bens supera os sentimentos de compaixão pelo irmão que perece. Cada exemplo deste egoísmo enfraquece as provas da conversão do homem, e quando é algo habitual e permitido, decide contra ele. Se a consciência nos condena por um pecado que é de nosso conhecimento, ou por negligenciarmos um dever conhecido, Deus também nos condena. Portanto, permitamos que a consciência esteja bem informada, e que seja ouvida e atendida com diligência.
- Veja também

Nossa Alta Vocação, Pág. 71

Cuidado de Deus, Pág. 94
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 1 João 3:14 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 1 João 1:8 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros. João 13:35 37 Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. João 18:37 21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 1 João 3:21 17 E a obra da justiça será paz; e o efeito da justiça será sossego e segurança para sempre. Isaías 32:17 10 Porque Deus não é injusto, para se esquecer da vossa obra, e do amor que para com o seu nome mostrastes, porquanto servistes aos santos, e ainda os servis. 11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança; Hebreus 6:10,11 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:22 21 e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. Romanos 4:21 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, Romanos 8:38 12 Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. 2 Timóteo 1:12 13 Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Hebreus 11:13 21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. 1 João 2:21