Comentário Bíblico
Adventista
E aquilo - (cba)
1 João 3:22
Em 1 João 3:21, João estabelece as condições prévias para que se cumpra o que é exposto no v. 22. Aquele que ora precisa ter uma consciência clara, com a consequente liberdade para chegar a Deus, antes de apresentar seus pedidos. João, então, declara que o crente cumpre duas outras condições: (1) guarda os mandamentos de Deus e (2) faz as coisas que agradam a Deus. Quando o cristão cumpre esses requisitos, pode reivindicar o cumprimento do que o apóstolo assegura neste versículo (sobre as condições para a resposta às orações, ver com. de Mateus 7:7; Lucas 11:9; João 14:13; João 15:16).
- 21 Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; 1 João 3:21 7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7 9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; Lucas 11:9 13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13 16 Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. João 15:16
Pedimos - (cba)
1 João 3:22
Os leitores de João conheciam bem a forma cristã de orar e sabiam como pedir em nome de Cristo (ver com. de João 14:13).
Recebemos - (cba)
1 João 3:22
Cada oração que cumpre as condições aqui apresentadas recebe uma rápida resposta. A aparente demora pode surgir por várias causas: (1) A resposta à petição pode ser um “não", e nesse caso talvez não se receba nenhuma resposta tangível. Podemos ter pedido a coisa errada, e a sabedoria divina vê que não seria melhor deferir o pedido. Assim foi com Paulo, com o espinho em sua carne, depois de três fervorosas orações por libertação (ver com. de 2 Coríntios 12:7-9). (2) A resposta pode ser: "espere”, porque ainda não estamos preparados para receber aquilo que pedimos, ou porque as circunstâncias ainda não são favoráveis para a resposta. Daniel teve que esperar até que a oposição fosse vencida, antes que pudesse saber a respeito do futuro (Daniel 10:12-14).
- 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:7-9 12 Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia. 14 Agora vim, para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos derradeiros dias; pois a visão se refere a dias ainda distantes. Daniel 10:12-14
Porém, nesses casos, a decisão divina é tomada de antemão, e a ação começa imediatamente para garantir que a resposta seja dada no devido tempo. Por vezes, a resposta é um “sim" imediato. Isso ocorre em todos os pedidos de ajuda espiritual. Quando pedimos perdão, poder sobre o pecado, um coração puro, sabedoria, podemos acreditar que nossas orações têm sido respondidas, assim agradecemos ao Senhor por Sua resposta. Então, devemos agir na certeza de que recebemos o poder solicitado (ver com. de Tiago 1:5,6; Ed, 258).
Guardamos Seus mandamentos - (cba)
1 João 3:22
O pecado, que é a desobediência aos mandamentos de Deus (ver com. de 1 João 3:4), levanta uma barreira entre o homem e Deus (ver com. de Isaías 59:1,2), impede que as orações ascendam ao Céu e incapacita o homem para receber as respostas que Deus pode ter preparado. A obediência à vontade de Deus, que se revela em Seus mandamentos, é de suma importância na questão da oração respondida. Essa obediência é possível por meio do poder divino prometido ao filho de Deus.
- 4 Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia. 1 João 3:4 1 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir; 2 mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça. Isaías 59:1,2
E fazemos - (cba)
1 João 3:22
A segunda condição adicional. Temos que fazer algo mais do que guardar os mandamentos de Deus, ou evitar a transgressão da lei. É necessário que continuemos fazendo as coisas que agradam a Deus. Devemos viver uma vida cristã ativa, lembrando-nos da ordem: “sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste" (ver com. de Mateus 5:48; Filipenses 3:12-15).
- 48 Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mateus 5:48 12 Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, 14 prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. 15 Pelo que todos quantos somos perfeitos tenhamos este sentimento; e, se sentis alguma coisa de modo diverso, Deus também vo-lo revelará. Filipenses 3:12-15
DEle - (cba)
1 João 3:22
Isto é, de Deus.
Agradável - (cba)
1 João 3:22
O cristão sempre deseja fazer as coisas que Deus declarou boas ou adequadas, e se abstém de praticar o que Deus considera prejudicial. Essa foi uma das regras que orientaram a vida do Salvador (João 8:29). Quando observamos a mesma regra em nossa vida, podemos esperar mais respostas positivas às nossas orações.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
1 João 3:10-24
Segunda parte do caráter de Deus, herdada por aqueles que se tornam seus filhos, em seu amor extraordinário.
recebemos
1 João 3:22
O Pai atende graciosamente a seus filhos obedientes, embora nem sempre no tempo que desejam ou da maneira que eles imaginam (1 João 5:14,15; João 15:7).
- 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido. 1 João 5:14,15 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. João 15:7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 João 3:22-24
Quando os crentes têm confiança em Deus, por meio do Espírito de adoção e por fé no grande Sumo Sacerdote, podem pedir o que querem de seu Pai reconciliado. E o receberão se for bom para eles. Desde o céu foi proclamada boa vontade para com os homens; assim, esta deve existir particularmente para com os irmãos, nos corações dos que vão a Deus e ao céu.
O que assim segue a Cristo habita nEle como sua arca, refúgio e repouso, e no Pai por meio dEle. Esta união entre Cristo e as almas dos crentes acontece por meio do Espírito que Ele lhes tem dado.
0 homem pode crer que Deus é bondoso antes de conhecê-lo; porém, quando a fé toma posse das promessas, coloca a sua razão em ação. O Espírito de Deus realiza uma mudança em todos os cristãos verdadeiros, levando-os do poder de Satanás ao poder de Deus. Considere, ó crente, como Ele transforma o teu coração. Não anelas a paz com Deus? Não renunciarias a tudo do mundo por ela? Nenhum proveito, prazer ou preferência te impedirá de seguir a Cristo. Esta salvação está edificada sobre o testemunho divino, o Espírito de Deus.
- Veja também

Olhando para o Alto, Pág. 320

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 668
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 João 5:14 17 Tu, Senhor, ouvirás os desejos dos mansos; confortarás o seu coração; inclinarás o teu ouvido, Salmos 10:17 4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou. 15 Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor. 16 A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. 17 Os justos clama, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Salmos 34:4,15-17 15 e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. Salmos 50:15 18 Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; 19 mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração. Salmos 66:18,19 18 Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. 19 Ele cumpre o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor, e os salva. Salmos 145:18,19 29 Longe está o Senhor dos ímpios, mas ouve a oração dos justos. Provérbios 15:29 9 O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável. Provérbios 28:9 15 Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Isaías 1:15 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Isaías 55:6,7 12 Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:12,13 3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. Jeremias 33:3 7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:7,8 22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. Mateus 21:22 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Marcos 11:24 9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:9-13 31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. João 9:31 13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. João 15:7 23 Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. João 16:23,24 5 Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5 16 Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Tiago 5:16 23 Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 24 Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado. 1 João 3:23,24 24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mateus 7:24,25 5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Mateus 17:5 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. João 15:10 30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam; Atos 17:30 21 testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus. Atos 20:21 29 Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. João 6:29 29 E aquele que me enviou está comigo; não me tem deixado só; porque faço sempre o que é do seu agrado. João 8:29 31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve. João 9:31 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Filipenses 4:18 10 para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus, Colossenses 1:10 21 vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém. Hebreus 13:21 26 Pois então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus. Jó 22:26 3 E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos. 1 João 2:3