Comentário Bíblico
Adventista
Se, porém, algum de vós - (cba)
Tiago 1:5
Provavelmente, com base na sua experiência espiritual, Tiago percebe que seus companheiros crentes ainda não tinham atingido o objetivo desejado de maturidade cristã descrita em Tiago 1:4. Ele explica como é possível encontrar o poder e a compreensão que os tornam cristãos vitoriosos em meio aos problemas da vida.
Necessita - (cba)
Tiago 1:5
Do gr. leipõ, "não tem o suficiente” (comparar com o emprego da palavra em Lucas 18:22).
Sabedoria - (cba)
Tiago 1:5
Do gr. sophia, “inteligência plena" (ver com. de Lucas 2:52; 1 Coríntios 1:17). Isso inclui mais do que o conhecimento verdadeiro, pois só o conhecimento não garante a atitude correta nem conclusões acertadas. A sabedoria ajuda a atribuir o valor correto a tudo o que compete por nossa atenção e garante o uso adequado do conhecimento ao buscarmos a atitude certa.
- 52 E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. Lucas 2:52 17 Porque Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o evangelho; não em sabedoria de palavras, para não se tornar vã a cruz de Cristo. 1 Coríntios 1:17
Peça-a - (cba)
Tiago 1:5
Deve-se buscar sabedoria constantemente, a fim de se ter êxito em todo teste de fé e perseverança, como observado em Tiago 1:3,4. Muitos problemas da vida frustram quem não consegue enfrentá-los a partir da perspectiva cristã. Para enxergar a vida como Deus quer que a vejamos é preciso nos assegurar diariamente de que nossos olhos foram ungidos com o azeite da sabedoria divina (ver com. de Mateus 7:11; Lucas 18:1-18).
- 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; 4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma. Tiago 1:3,4 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem? Mateus 7:11 1 Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer. 2 dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens. 3 Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. 4 E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, 5 todavia, como esta viúva me incomoda, hei de fazer-lhe justiça, para que ela não continue a vir molestar-me. 6 Prosseguiu o Senhor: Ouvi o que diz esse juiz injusto. 7 E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles? 8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? 9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. 15 Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; mas os discípulos, vendo isso, os repreendiam. 16 Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. 17 Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de modo algum entrará nele. 18 E perguntou-lhe um dos principais: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Lucas 18:1-18
Deus, que a todos dá - (cba)
Tiago 1:5
O AT com frequência se refere a essa sabedoria que apenas Deus pode dar (ver Provérbios 2:6). Por meio de Sua Palavra Sagrada, Ele nos encoraja em meio a provas atemorizantes e difíceis; e, devido ao ponto de vista celestial que essa sabedoria traz, é que podemos ter "por motivo de toda alegria" o passarmos por problemas.
Nosso Deus é generoso, justo e amoroso - (cba)
Tiago 1:5
O Salmos 145:17-19 sugere que, por ser justo, o Senhor está sempre pronto a atender o desejo dos que O temem. Deus é generoso por natureza (ver com. de João 3:16), e O honramos ao buscarmos com humildade Seus dons de sabedoria e força a cada dia.
- 17 Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras. 18 Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. 19 Ele cumpre o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor, e os salva. Salmos 145:17-19 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Liberal mente - (cba)
Tiago 1:5
Ou, generosamente”, “sinceramente”. Deus fica feliz ao prover. Quando alguém busca sabedoria, Deus atende ao pedido sem hesitar ou relutar. Não é mesquinho nem parcial.
E nada lhes impropera - (cba)
Tiago 1:5
Ou, “não reprova". Deus não nos censura por nossas muitas falhas, nem nos relembra continuamente dos muitos favores que já nos concedeu. Tiago busca enfatizar o contraste entre 0 modo como Deus concede Suas dádivas e como o ser humano com frequência humilha ou insulta quem recebe seus favores. Esse fato deve nos encorajar a tornar conhecidos nossos pedidos a Deus. Devemos ir até Ele como crianças que buscam o amor e a ajuda de um Pai solícito (ver Hebreus 4:16; Mateus 7:11).
- 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:16 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem? Mateus 7:11
Ser-lhe-á concedida - (cba)
Tiago 1:5
O requisito para receber sabedoria de Deus é sinceridade. Para o bem do ser humano, Deus não concede todo pedido, mas se buscarmos sabedoria com sinceridade, ela nos será concedida. Existem muitas formas de Deus dar sabedoria aos seres humanos. Ele pode aumentar nossa compreensão de Sua Palavra, de modo que possamos discernir com clareza Sua vontade; pode impressionar nosso coração por meio de Seu Espírito Santo quanto à melhor decisão a tomar (ver Isaías 30:21). Ele pode falar conosco por meio de amigos, ou dirigir os eventos e circunstâncias de forma tal a nos revelar Sua vontade. Contudo, Deus nos deu inteligência, e Ele é honrado quando a empregamos para solucionar problemas sob a direção do Espírito Santo. Não seria sábio que fizesse por nós o que deseja que façamos por nós mesmos sob Sua direção. A fim de que aprendamos a exercitar a maturidade de juízo e entendimento (ver Filipenses 1:9), Ele nos proporciona a oportunidade de criarmos o hábito de tomar decisões certas com base nos princípios amplos de Sua vontade revelada nas Escrituras. Então, poderá impressionar melhor nossa mente com Sua vontade e nos proteger dos enganos sutis de Satanás. Após termos consultado toda fonte disponível de sabedoria divina, fazermos nosso pedido e, com paciência e confiança, abrirmos o coração a Ele, reconheceremos Sua resposta (ver Mateus 7:7).
- 21 e os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda. Isaías 30:21 9 E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, Filipenses 1:9 7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Mateus 7:7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 1:1-11
O cristianismo ensina os homens a se alegrarem nas tribulações; tais exercícios vêm do amor de Deus; e as provas do caminho do dever darão brilho às nossas virtudes agora, e à nossa coroa ao final. Nos tempos de provas devemos procurar fazer com que a paciência, e não a paixão, atue em nós; o que se diz ou se faz deve ser ditado pela paciência. Tudo o que é necessário para a nossa carreira e guerra cristã nos será outorgado quando a obra da paciência estiver completa. Não devemos orar pedindo que a aflição seja eliminada, tanto quanto pedindo sabedoria para usá-la corretamente. E quem não quer sabedoria para por ela ser guiado nas provas, regulando seu próprio espírito e administrando seus assuntos? Aqui há algo que serve como resposta a cada pensamento triste, quando vamos a Deus experimentando a nossa própria fraqueza e viver néscio. Depois de tudo, alguém pode dizer que essa promessa não é para si próprio, e que não há de triunfar; porém, a promessa é: a todo aquele que pedir, lhe será dado.
Uma mente que se ocupa em considerar o seu interesse espiritual eterno de maneira única e dominante, e que se mantém firme em seus propósitos para com Deus, crescerá sábia pelas aflições, continuará fervorosa em suas devoções e se levantará por sobre as provas e oposições. Quando a nossa fé e espírito se levantam e caem por causas secundárias, nossas palavras e ações serão instáveis. Isto nem sempre expõe os homens ao desprezo do mundo, e são caminhos que não agradam a Deus. Nenhuma situação da vida é tal a ponto de impedir quenos regozijemos em Deus. Os crentes mais fracos podem se regozijar se forem exaltados a serem ricos em fé e herdeiros do reino de Deus; e os ricos podem se regozijar com as providências humilhantes que os levam a uma disposição mental humilde e modesta. A riqueza do mundo é algo que se esgota. Então, que aquele que é rico se regozije na graça de Deus, que o faz e o mantém humilde; e nas provas e exercícios que lhes ensinam a buscar a felicidade em Deus e dEle, e não nos prazeres que perecem.
- Veja também

Jesus Meu Modelo, Pág. 101

Olhando para o Alto, Pág. 108

Este Dia com Deus, Pág. 12

Testemunhos Seletos 2, Pág. 136

Exaltai-O, Pág. 140

Cuidado de Deus, Pág. 156

Cristo Triunfante, Pág. 170

Vidas Que Falam, Pág. 189

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 199

Testemunhos Seletos 1, Pág. 204

A Ciência do Bom Viver, Pág. 208

E Recebereis Poder, Pág. 219

Este Dia com Deus, Pág. 221

Patriarcas e Profetas, Pág. 248

Jesus Meu Modelo, Pág. 275

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 313

Profetas e Reis, Pág. 31

Nossa Alta Vocação, Pág. 31

Olhando para o Alto, Pág. 320

Conselhos aos Professores, Pág. 360

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 363

Patriarcas e Profetas, Pág. 384

Olhando para o Alto, Pág. 402

Nos Lugares Celestiais, Pág. 65

Olhando para o Alto, Pág. 76

Nos Lugares Celestiais, Pág. 79
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 3 e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício, 6 E eis que eu tenho designado com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado, Êxodo 31:3,6 1 Assim trabalharão Bezaleel e Aoliabe, e todo homem hábil, a quem o Senhor deu sabedoria e entendimento, para saberem exercer todo ofício para o serviço do santuário, conforme tudo o que o Senhor tem ordenado. 2 Então Moisés chamou a Bezaleel e a Aoliabe, e a todo homem hábil, em cujo coração Deus tinha posto sabedoria, isto é, a todo aquele cujo coração o moveu a se chegar à obra para fazê-la; 3 e receberam de Moisés toda a oferta alçada, que os filhos de Israel tinham do para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e ainda eles lhe traziam cada manhã ofertas voluntárias. 4 Então todos os sábios que faziam toda a obra do santuário vieram, cada um da obra que fazia, Êxodo 36:1-4 7 Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; nao sei como sair, nem como entrar. 8 Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. 9 Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo? 11 Pelo que Deus lhe disse: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem riquezas, nem a vida de teus inimigos, mas pediste entendimento para discernires o que é justo, 12 eis que faço segundo as tuas palavras. Eis que te dou um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará. 1 Reis 3:7-9,11,12 12 Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento? 13 O homem não lhe conhece o caminho; nem se acha ela na terra dos viventes. 14 O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo. 15 Não pode ser comprada com ouro fino, nem a peso de prata se trocará. 16 Nem se pode avaliar em ouro fino de Ofir, nem em pedras preciosas de berilo, ou safira. 17 Com ela não se pode comparar o ouro ou o vidro; nem se trocara por jóias de ouro fino. 18 Não se fará menção de coral nem de cristal; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a das pérolas. 19 Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro. 20 Donde, pois, vem a sabedoria? Onde está o lugar do entendimento? 21 Está encoberta aos olhos de todo vivente, e oculta às aves do céu. 22 O Abadom e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos um rumor dela. 23 Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. 24 Porque ele perscruta até as extremidades da terra, sim, ele vê tudo o que há debaixo do céu. 25 Quando regulou o peso do vento, e fixou a medida das águas; 26 quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões; 27 então viu a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou. 28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento. Jó 28:12-28 5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Provérbios 3:5-7 4 Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de entendimento diz: 5 Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado. 6 Deixai a insensatez, e vivei; e andai pelo caminho do entendimento. Provérbios 9:4-6 6 Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque sou um menino. 7 Mas o Senhor me respondeu: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Jeremias 1:6,7 16 Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? 2 Coríntios 2:16 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1:17 17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Tiago 3:17 16 Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Tiago 5:16 12 Tão somente te dê o Senhor prudência e entendimento para governares sobre Israel, e para guardares a lei do Senhor teu Deus. 1 Crônicas 22:12 10 Dá-me, pois, agora sabedoria e conhecimento, para que eu possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderá julgar este teu povo, que é tão grande? 2 Crônicas 1:10 3 sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz; 4 se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos; 5 então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. 6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento; Provérbios 2:3-6 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Isaías 55:6,7 12 Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Jeremias 29:12 13 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13 18 para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o resto dos sábios de Babilônia. 19 Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; pelo que Daniel louvou o Deus do céu. 20 Disse Daniel: Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque são dele a sabedoria e a força. 21 Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. 22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. Daniel 2:18-22 7 Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? 10 Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? 11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem? Mateus 7:7-11 9 Pelo que eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á. 11 E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12 Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:9-13 10 Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. João 4:10 13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13 7 Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. João 15:7 23 Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. 24 Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo. João 16:23,24 22 e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. 1 João 3:22 14 E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido. 1 João 5:14,15 20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo: Mateus 11:20 14 Por último, então, apareceu aos onze, estando eles reclinados à mesa, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem dado crédito aos que o tinham visto já ressurgido. Marcos 16:14 20 Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. 21 Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22 Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés; Lucas 15:20-22
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Jesus Meu Modelo, Pág. 101

Olhando para o Alto, Pág. 108

Este Dia com Deus, Pág. 12

Testemunhos Seletos 2, Pág. 136

Exaltai-O, Pág. 140

Cuidado de Deus, Pág. 156

Cristo Triunfante, Pág. 170

Vidas Que Falam, Pág. 189

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 199

Testemunhos Seletos 1, Pág. 204

A Ciência do Bom Viver, Pág. 208

E Recebereis Poder, Pág. 219

Este Dia com Deus, Pág. 221

Patriarcas e Profetas, Pág. 248

Jesus Meu Modelo, Pág. 275

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 313

Profetas e Reis, Pág. 31

Nossa Alta Vocação, Pág. 31

Olhando para o Alto, Pág. 320

Conselhos aos Professores, Pág. 360

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 363

Patriarcas e Profetas, Pág. 384

Olhando para o Alto, Pág. 402

Nos Lugares Celestiais, Pág. 65

Olhando para o Alto, Pág. 76

Nos Lugares Celestiais, Pág. 79