Comentário Bíblico
Adventista
Com fé - (cba)
Tiago 1:6
Isto é, fé que Deus atenderá ao pedido. A oração sem fé é inútil. Quando pedimos sabedoria devemos conliar que a receberemos (ver Tiago 1:5). Devemos ir até a verdadeira fonte de bênçãos com a atitude correta. Devemos nos aproximar de nosso Pai, confiantes no Seu poder e em Sua disposição de nos ajudar, aguardando na certeza de Suas promessas e apresentando a Ele nossas necessidades, não nossos méritos. “A fé é a confiança em Deus, ou seja, a crença de que Ele nos ama e conhece perfeitamente o que é para o nosso bem" (Ed, 253).
Nada duvidando - (cba)
Tiago 1:6
Quem pede “com fé" não hesita, como quem não está seguro se Deus atenderá ou não seu pedido. A fé genuína confia em Deus, e o crente descansará na certeza de que suas necessidades serão supridas rapidamente, visto que Deus tudo sabe. Porém, se alguém duvida que Deus ouve seu pedido, sua oração corre o risco de não ser atendida. Deus quer que o ser humano coopere com Ele para atender a seu pedido, e essa cooperação estará em falta se houver incerteza. A fé genuína está acima da prova do tempo ou da circunstância, fazendo com que nossa fidelidade a Deus seja firme e de propósito imutável (PJ, 147). Esse estado de divisão e incerteza mental é descrito em Tiago 1:8 como “ânimo dobre".
O que duvida - (cba)
Tiago 1:6
Tiago não fala de dúvidas intelectuais, mas de instabilidade espiritual. Quem duvida pode estar inseguro, não apenas sobre se Deus responde ou não ao seu pedido, mas se Ele requererá mais sacrifício de sua parte do que está disposto a fazer. Ele tem reservas mentais, e seus pensamentos são egocêntricos. Não deseja com toda sua alma a graça que seus lábios pedem.
Semelhante à onda - (cba)
Tiago 1:6
Quando a mente está cheia de incerteza e dúvida, a pessoa fica tão inquieta e agitada quanto o oceano. Por outro lado, quem está convencido da prontidão divina em cuidar de suas necessidades e submete sem reservas sua vida à vontade de Deus está acima de suas provas e aflições (comparar com Isaías 57:20).
Impelida e agitada pelo vento - (cba)
Tiago 1:6
A onda não tem vontade própria; está totalmente sujeita à força do vento. Sobe e desce à medida que o vento a impulsiona. O vento, neste caso, representa as circunstâncias que podem fazer com que o cristão duvide.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 1:1-11
O cristianismo ensina os homens a se alegrarem nas tribulações; tais exercícios vêm do amor de Deus; e as provas do caminho do dever darão brilho às nossas virtudes agora, e à nossa coroa ao final. Nos tempos de provas devemos procurar fazer com que a paciência, e não a paixão, atue em nós; o que se diz ou se faz deve ser ditado pela paciência. Tudo o que é necessário para a nossa carreira e guerra cristã nos será outorgado quando a obra da paciência estiver completa. Não devemos orar pedindo que a aflição seja eliminada, tanto quanto pedindo sabedoria para usá-la corretamente. E quem não quer sabedoria para por ela ser guiado nas provas, regulando seu próprio espírito e administrando seus assuntos? Aqui há algo que serve como resposta a cada pensamento triste, quando vamos a Deus experimentando a nossa própria fraqueza e viver néscio. Depois de tudo, alguém pode dizer que essa promessa não é para si próprio, e que não há de triunfar; porém, a promessa é: a todo aquele que pedir, lhe será dado.
Uma mente que se ocupa em considerar o seu interesse espiritual eterno de maneira única e dominante, e que se mantém firme em seus propósitos para com Deus, crescerá sábia pelas aflições, continuará fervorosa em suas devoções e se levantará por sobre as provas e oposições. Quando a nossa fé e espírito se levantam e caem por causas secundárias, nossas palavras e ações serão instáveis. Isto nem sempre expõe os homens ao desprezo do mundo, e são caminhos que não agradam a Deus. Nenhuma situação da vida é tal a ponto de impedir quenos regozijemos em Deus. Os crentes mais fracos podem se regozijar se forem exaltados a serem ricos em fé e herdeiros do reino de Deus; e os ricos podem se regozijar com as providências humilhantes que os levam a uma disposição mental humilde e modesta. A riqueza do mundo é algo que se esgota. Então, que aquele que é rico se regozije na graça de Deus, que o faz e o mantém humilde; e nas provas e exercícios que lhes ensinam a buscar a felicidade em Deus e dEle, e não nos prazeres que perecem.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 210

Este Dia com Deus, Pág. 221

Minha Consagração Hoje, Pág. 5

Olhando para o Alto, Pág. 68

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 83
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 22 e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. Mateus 21:22 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Marcos 11:22-24 8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. 1 Timóteo 2:8 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6 4 Descomedido como a água, não reterás a preeminência; porquanto subiste ao leito de teu pai; então o contaminaste. Sim, ele subiu à minha cama. Gênesis 49:4 14 para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Efésios 4:14 23 retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; Hebreus 10:23 9 Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam. Hebreus 13:9 17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 2 Pedro 2:17 12 Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas; 13 ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas. Judas 1:12,13 21 Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; Mateus 21:21 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. Marcos 11:23 20 Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu tos enviei. Atos 10:20
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 210

Este Dia com Deus, Pág. 221

Minha Consagração Hoje, Pág. 5

Olhando para o Alto, Pág. 68

Maranata - O Senhor Vem!, Pág. 83