Comentário Bíblico
Adventista
Meus irmãos - (cba)
Tiago 1:2
Desde o início, o apóstolo expressa o espírito de irmandade que o une a seus leitores. Essa afeição revelava a natureza construtiva de suas admoestações acerca de problemas do cotidiano. Tiago usa essa forma de tratamento 15 vezes, ou uma vez a cada sete versículos, num aparente esforço de enfatizar o elo entre seu coração e o deles na irmandade cristã.
Tende por motivo - (cba)
Tiago 1:2
Ou, “considerem", “estimem”, "pensem". É privilégio e dever do cristão considerar com inteligência as provas e dificuldades que o assolam. Ele precisa estudar e entender o desígnio de Deus ao permiti-las (ver com. de Jó 42:5; Salmos 38:3; Salmos 39:9; Mateus 6:13; Romanos 8:28).
- 5 Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. Jó 42:5 3 Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. Salmos 38:3 9 Emudecido estou, não abro a minha boca; pois tu és que agiste, Salmos 39:9 13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.] Mateus 6:13 28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
Toda alegria - (cba)
Tiago 1:2
Isto é, alegria pura. Para o cristão maduro, as provas e dificuldades da vida não provocam desilusões nem desencorajamento. O cristão suporta tudo com fé e esperança “como quem vê aquele que é invisível" (Hebreus 11:27). A alegria e a coragem do cristão se baseiam na fé na providência soberana de Deus e na compreensão inteligente de Seu trato com a humanidade, não em circunstâncias externas, que podem com frequência ser sumamente desagradáveis. Filosofias humanas, religiosas ou seculares talvez preparem o ser humano para enfrentar os problemas de forma filosófica, com um espírito calmo e paciente, mas o cristianismo ensina as pessoas a serem felizes sob essas circunstâncias, por meio da compreensão inteligente das causas do sofrimento e da fé em Deus.
Quando cairdes (ARC) - (cba)
Tiago 1:2
A palavra “quando" mostra que o cristão terá provações periódicas. A palavra “cairdes” não necessariamente reflete declínio espiritual. “Cairdes em [...] tentações” significa simplesmente enfrentá-las (cf. Lucas 10:30; Atos 27:41). É comum que tais situações não sejam esperadas, buscadas nem bem-vindas. Além disso, as provações às quais Tiago se refere constituem grandes obstáculos que podem facilmente derrotar a pessoa cuja mente não está firme em Deus (ver com. de Isaías 26:3,4).
- 30 Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. Lucas 10:30 41 Dando, porém, num lugar onde duas correntes se encontravam, encalharam o navio; e a proa, encravando-se, ficou imóvel, mas a popa se desfazia com a força das ondas. Atos 27:41 3 Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. 4 Confiai sempre no Senhor; porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. Isaías 26:3,4
Várias - (cba)
Tiago 1:2
Muitas são as provações às quais a humanidade está sujeita, principalmente os cristãos.
Tentações (ARC) - (cba)
Tiago 1:2
Do gr. peirasmoi, “testes”, “dificuldades”, “aflições”, "problemas”, “induções [ao pecado]” (ver com. de Mateus 6:13; cf. com. de ). A palavra pei-rasmoi engloba muito mais do que o sentido de “tentações”. Inclui aflições como enfermidade, perseguição, pobreza e calamidade. “Provações” (ARA), quer causadas diretamente por Satanás para tentar o ser humano a pecar, ou apenas para perturbá-lo, são sempre uma prova para a experiência cristã.
Com frequência, até os cristãos mais sinceros não conseguem entender o papel do sofrimento e da tentação na formação do caráter, e, como resultado, não só deixam de se beneficiar com essas experiências como deveriam, mas tornam seu caminho mais difícil e perdem a comunhão com Deus. Não há experiência na vida, não importando quão amarga ou desanimadora, que não possa contribuir para o crescimento cristão. Na providência divina e pela graça de Cristo, as dificuldades podem nos levar para mais perto de Deus e enriquecer nosso entendimento de Seu amor por nós. Paulo é o exemplo clássico do NT de como um cristão pode transformar cada derrota em vitória (ver com. de 2 Coríntios 2:14; 2 Coríntios 4:8-11; 2 Coríntios 12:7-10; ver também com. do Salmos 38:3).
- 14 Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento; 2 Coríntios 2:14 8 Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; 9 perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 10 trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; 11 pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. 2 Coríntios 4:8-11 7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:7-10 3 Não há coisa sã na minha carne, por causa da tua cólera; nem há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. Salmos 38:3
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 1:1-11
O cristianismo ensina os homens a se alegrarem nas tribulações; tais exercícios vêm do amor de Deus; e as provas do caminho do dever darão brilho às nossas virtudes agora, e à nossa coroa ao final. Nos tempos de provas devemos procurar fazer com que a paciência, e não a paixão, atue em nós; o que se diz ou se faz deve ser ditado pela paciência. Tudo o que é necessário para a nossa carreira e guerra cristã nos será outorgado quando a obra da paciência estiver completa. Não devemos orar pedindo que a aflição seja eliminada, tanto quanto pedindo sabedoria para usá-la corretamente. E quem não quer sabedoria para por ela ser guiado nas provas, regulando seu próprio espírito e administrando seus assuntos? Aqui há algo que serve como resposta a cada pensamento triste, quando vamos a Deus experimentando a nossa própria fraqueza e viver néscio. Depois de tudo, alguém pode dizer que essa promessa não é para si próprio, e que não há de triunfar; porém, a promessa é: a todo aquele que pedir, lhe será dado.
Uma mente que se ocupa em considerar o seu interesse espiritual eterno de maneira única e dominante, e que se mantém firme em seus propósitos para com Deus, crescerá sábia pelas aflições, continuará fervorosa em suas devoções e se levantará por sobre as provas e oposições. Quando a nossa fé e espírito se levantam e caem por causas secundárias, nossas palavras e ações serão instáveis. Isto nem sempre expõe os homens ao desprezo do mundo, e são caminhos que não agradam a Deus. Nenhuma situação da vida é tal a ponto de impedir quenos regozijemos em Deus. Os crentes mais fracos podem se regozijar se forem exaltados a serem ricos em fé e herdeiros do reino de Deus; e os ricos podem se regozijar com as providências humilhantes que os levam a uma disposição mental humilde e modesta. A riqueza do mundo é algo que se esgota. Então, que aquele que é rico se regozije na graça de Deus, que o faz e o mantém humilde; e nas provas e exercícios que lhes ensinam a buscar a felicidade em Deus e dEle, e não nos prazeres que perecem.
- Veja também

Cuidado de Deus, Pág. 172

Nos Lugares Celestiais, Pág. 263

Para Conhece-lo, Pág. 275

Olhando para o Alto, Pág. 311
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:10-12 22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem. 23 Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas. Lucas 6:22,23 41 Retiraram-se pois da presença do sinédrio, regozijando-se de terem sido julgados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus. Atos 5:41 17 e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. 18 Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:17,18,35-37 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. 2 Coríntios 12:10 29 pois vos foi concedido, por amor de Cristo, não somente o crer nele, mas também o padecer por ele, Filipenses 1:29 17 Contudo, ainda que eu seja derramado como libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós; Filipenses 2:17 24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja; Colossenses 1:24 34 Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente. Hebreus 10:34 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. 14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. 15 Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; 16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. 1 Pedro 4:13-16 36 e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. 37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados 38 (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra. Hebreus 11:36-38 6 na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, 7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8 a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, 1 Pedro 1:6-8 9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; 2 Pedro 2:9 10 Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós. Mateus 5:12
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Cuidado de Deus, Pág. 172

Nos Lugares Celestiais, Pág. 263

Para Conhece-lo, Pág. 275

Olhando para o Alto, Pág. 311