Comentário Bíblico
Adventista
Graças, porém, a Deus - (cba)
2 Coríntios 2:14
A ansiedade irreprimível deu lugar à exuberante alegria quando Paulo chegou à Macedônia e encontrou Tito. Paulo começou uma longa exposição sobre os motivos e o poder espiritual do ministro do evangelho, como exemplificados em sua vida. Este é o tema de sua carta até 2 Coríntios 7:4. É possível que nenhuma passagem das Escrituras retrate a experiência interior de um verdadeiro embaixador de Cristo de modo tão sincero e comovente (ver 2 Coríntios 5:20).
- 4 Grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio a respeito de vós; estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. 2 Coríntios 7:4 20 De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5:20
Conduz em triunfo - (cba)
2 Coríntios 2:14
Do gr. thriambeuõ, “triunfar”, isto é, celebrar um triunfo ou conduzir a um processo de triunfo, sentido em que Paulo utiliza este verbo em Colossenses 2:15 e que sempre é empregado nos papiros. O triunfo não é de Paulo e seus colaboradores. Como cativos do Senhor Jesus Cristo, Paulo e seus colaboradores são conduzidos por Ele em procissão triunfal ao atravessar o mundo proclamando o evangelho, exemplos vivos de Seu triunfo sobre os poderes das trevas (Colossenses 2:15).
A palavra thriambeuõ está relacionada a thriambos, um hino cantado em ligação a procissões que celebravam grandes vitórias militares. O famoso triunfo romano foi conferido pelo senado romano a generais bem-sucedidos, em celebração a uma notável campanha ou vitória militar. Um general vitorioso era recebido pelos oficiais do governo nos portões da cidade imperial, onde iniciava a marcha triunfal.
Primeiramente, vinham os senadores, precedidos de um grupo de magistrados. Depois vinham trompetistas, anunciando a aproximação do vencedor. A seguir, acompanhava um longo comboio de carroças carregadas com os despojos da guerra. Artigos valiosos, raros ou belíssimos eram expostos para admiração. Havia também touros e bois brancos destinados ao sacrifício. Em vários locais, os portadores de incenso moviam seus incensários, perfumando o ar. Leões, tigres, elefantes e outros estranhos animais das terras conquistadas eram exibidos na procissão. Depois disso, vinham os reis cativos, os príncipes ou generais e um longo séquito de cativos de hierarquia menor, amarrados e acorrentados. A seguir, vinha o grande conquistador, numa esplêndida carruagem. Uma coroa de louro ou de ouro era posta em sua cabeça. Numa das mãos ele tinha um ramo de louro, o emblema da vitória, e na outra mão sua lança ou bastão de autoridade. Seguiam-no em marcha muitos dos que lutaram sob suas ordens: oficiais, infantaria montada, cada um erguendo uma lança adornada com ramos de louro. A procissão passava pelas ruas lotadas, através do Arco do Triunfo até a colina Capitolina. Ali a procissão era interrompida e alguns dos cativos eram executados a sangue frio ou atirados na prisão para aguardar a morte no Coliseu. Outros, considerados dignos de perdão, eram libertados. Sacrifícios de animais eram oferecidos aos deuses romanos, e a lesta triunfal começava.
Paulo vislumbra Cristo como um grande conquistador, levando os conquistados numa procissão triunfal. Paulo, seus colaboradores e todos os que foram conquistados para Cristo por eles são cativos no grande triunfo de Deus. Paulo não se refere a si como o comandante triunfante do exército de Deus, mas confere a Deus toda a glória. Para Paulo, ser levado em triunfo como um troféu da graça divina se harmoniza com sua habitual atitude e seus sentimentos (ver 1 Coríntios 4:9,10; 2 Coríntios 4:10; 2 Coríntios 11:23; Colossenses 1:24). Neste versículo, ele enfatiza a utilização eficaz de si mesmo como um evangelista. Deus conduz Paulo e seus colaboradores em triunfo. Em toda parte, o evangelho obtinha vitórias semelhantes às da igreja de Corinto. 'Iodos os cristãos verdadeiros são propriedade de Deus (ver Romanos 6:16), troféus da vitoriosa campanha do Redentor contra o pecado. Observar Paulo, um cativo acorrentado à carruagem de Cristo, era como ver o que Cristo faria pelos seres humanos desprezíveis. Deus o estava conduzindo por várias regiões, como um exemplo de Seu poder conquistador e Sua incomparável graça. A principal vitória é sobre o pecado, por meio do poder de Cristo. Quem conquista os inimigos espirituais e morais alcança um triunfo muito maior do que o do conquistador de um exército adversário (cf. Provérbios 16:32).
- 9 Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, tanto a anjos como a homens. 10 Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós desprezíveis. 1 Coríntios 4:9,10 10 trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; 2 Coríntios 4:10 23 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; 2 Coríntios 11:23 24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja; Colossenses 1:24 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Romanos 6:16 32 Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade. Provérbios 16:32
Em todo lugar - (cba)
2 Coríntios 2:14
Isto é, passava por Paulo. Menos de 35 anos depois da crucifíxão, o evangelho foi pregado em todo o mundo mediterrâneo (ver Atos 19:10,26,27; Romanos 1:8; Romanos 15:18,19).
- 10 Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor. 26 e estais vendo e ouvindo que não é só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desviado muita gente, dizendo não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. 27 E não somente há perigo de que esta nossa profissão caia em descrédito, mas também que o templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo mesmo a ser destituída da sua majestade aquela a quem toda a Ásia e o mundo adoram. Atos 19:10,26,27 8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. Romanos 1:8 18 porque não ousarei falar de coisa alguma senão daquilo que Cristo por meu intermédio tem feito, para obediência da parte dos gentios, por palavra e por obras, 19 pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo; Romanos 15:18,19
A fragrância - (cba)
2 Coríntios 2:14
Isto é, a fragrância espalhada pelos portadores de incenso ao longo da procissão. Nuvens de incenso se erguiam dos altares à beira do caminho e eram sopradas dos incensários e dos templos abertos. Toda a cidade estava repleta com a fumaça dos sacrifícios e a fragrância de flores e incenso. Paulo pensa em si como um portador de incenso na procissão triunfal de Cristo.
Conhecimento - (cba)
2 Coríntios 2:14
No grego, esta palavra está justaposta a “fragrância”. Dessa forma, o conhecimento de Cristo se torna a fragrância preferida de Paulo. Por meio do ministério de Paulo e de seus colaboradores, por meio da justiça de Cristo manifesta na vida de Seus seguidores, essa fragrância espiritual é manifestada em cada lugar, na igreja de Corinto e em toda a Acaia.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Ousadia de uma Consciência Santificada
2 Coríntios 2:14-17
Essas palavras de Paulo não denotam um orgulho espiritual, mas um profundo conhecimento de Cristo. Como um dos mensageiros de Deus enviado para confirmar a verdade da Palavra, ele sabia o que era verdade; e com a ousadia de uma consciência santificada, ele se gloriou nesse conhecimento. Ele sabia que havia sido chamado por Deus para pregar o evangelho com toda a segurança que sua confiança na mensagem lhe transmitia. Ele foi chamado para ser o embaixador de Deus junto ao povo e pregou o evangelho como aquele que foi chamado ( Manuscrito 43, 1907 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 2:12-17
Os triunfos do crente são todos em Cristo. A Ele seja o louvor e a glória por todos, enquanto o êxito do Evangelho é uma boa razão para o gozo e o júbilo cristão. Por ocasião dos triunfos antigos, usavam-se muitos perfumes e odores agradáveis. Desta maneira, o nome e a salvação de,Jesus, como unguento derramado, era um odor agradável, difundido em todos os lugares. Para alguns o Evangelho é cheiro de morte para a morte. Estes o rejeitam para a sua própria fruto. Para outros, o Evangelho é um cheiro de vida para a vida: como os vivificou ao princípio, quando estavam mortos em delitos e pecados, assim lhes dá mais vida e levá-os à vida eterna.
Observe as impressões surpreendentes que este assunto causou ao apóstolo e que deveria causar também em cada um de nós. A obra é grande, e não temos força alguma em nós mesmos; toda a nossa suficiência vem de Deus. Porém, o que fazemos na religião, a menos que seja feito com sinceridade, como diante de Deus, não é de Deus, não vem dEle e não chegará a Ele. Vigiemos cuidadosamente neste aspecto; e busquemos o testemunho de nossa consciência, submetidos ao ensino do Espírito Santo para falar em Cristo e de Cristo com sinceridade.
- Veja também

Atos dos Apóstolos, Pág. 326

Olhando para o Alto, Pág. 17

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 238
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 ajudando-nos também vós com orações por nós, para que, pela mercê que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito. 2 Coríntios 1:11 16 Mas, graças a Deus, que pôs no coração de Tito a mesma solicitude por vós; 2 Coríntios 8:16 15 Graças a Deus pelo seu dom inefável. 2 Coríntios 9:15 20 sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 5:20 9 Pois, que ação de graças podemos render a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, 1 Tessalonicenses 3:9 12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. Apocalipse 7:12 47 Salva-nos, Senhor, nosso Deus, e congrega-nos dentre as nações, para que louvemos o teu santo nome, e nos gloriemos no teu louvor. Salmos 106:47 14 Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor! Salmos 148:14 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37 37 E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente. 1 Coríntios 15:37 15 porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 16 Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? 2 Coríntios 2:15,16 3 Suave é o cheiro dos teus perfumes; como perfume derramado é o teu nome; por isso as donzelas te amam. Cantares 1:3 19 pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria, tenho divulgado o evangelho de Cristo; Romanos 15:19 6 que já chegou a vós, como também está em todo o mundo, frutificando e crescendo, assim como entre vós desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade, 23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro. Colossenses 1:6,23 8 Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. Romanos 1:8 17 Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; Romanos 6:17 57 Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. Colossenses 2:15 41 Como cheiro suave vos aceitarei, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregar dos países em que fostes espalhados; e serei santificado em vós à vista das nações. Ezequiel 20:41 18 Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. Filipenses 4:18 8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; 1 Coríntios 12:8