Comentário Bíblico
Adventista
Basta-lhe - (cba)
2 Coríntios 2:6
O objetivo da disciplina na igreja foi alcançado; o transgressor se arrependeu e aquele era o momento de reintegrá-lo à confiança e ao companheirismo de seus irmãos. A disciplina cristã é uma obra de amor, não de represália. Seu objetivo não é a represália, mas a restauração. A disciplina deve respeitar os mandamentos de Deus e manter a ordem da igreja. A disciplina deve salvaguardar os demais membros e proteger o bom nome da igreja, mas também deve, sempre que possível, levar os pecadores ao arrependimento. A disciplina deve servir como uma advertência aos transgressores em potencial e restringir a repetição da ofensa.
Punição - (cba)
2 Coríntios 2:6
Ou, “penalidade”, indicando um julgamento merecido.
Pela maioria - (cba)
2 Coríntios 2:6
Isto é, da maioria. A igreja havia cumprido a recomendação de Paulo, mas a decisão não tinha sido unânime. sgi'A minoria discordante incluía alguns que tendiam a ser negligentes quanto à moral pessoal, membros da facção judaizante, e alguns que se ressentiram da interferência de Paulo no caso, desafiavam sua autoridade ou eram contrários a uma penalidade tão severa. Disciplina terapêutica, em contraste com a disciplina punitiva, requer paciência e compreensão. Nesse caso, ela se torna responsabilidade de toda a igreja (ver 1 Coríntios 12:20-27). Paulo poderia ter tomado a oposição da minoria dissidente como afronta pessoal e ter respondido a essa má interpretação e crítica num espírito de amargura e vingança, no entanto, não agiu desta forma.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 2:5-11
O apóstolo desejava que eles recebessem novamente em sua comunhão a pessoa que havia cometido um mal, pois esta tinha consciência de sua falta e estava muito aflita pelo castigo. Nem a tristeza pelo pecado deve impedir outros deveres, ou levar ao desespero.
Havia também o perigo de Satanás tirar vantagem, tentando o penitente a pensar mal acerca de Deus e da religião, e assim levá-lo ao desespero e pensar contra as igrejas e os ministros de Cristo, transmitindo uma imagem mim dos cristãos por não perdoarem. Deste modo causaria divisões e impediria o progresso do ministério. Nisto, como também em outras coisas, a sabedoria deve ser usada para que o ministério não seja culpado por permitir, por um lado o pecado, e por outro, a exagerada severidade contra os pecadores. Satanás tem muitos planos para enganar e sabe usar os nossos erros para o mal.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 10 Portanto, escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando estiver presente, não use de rigor, segundo a autoridade que o Senhor me deu para edificação, e não para destruição. 2 Coríntios 13:10 4 Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus, 5 seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 1 Coríntios 5:4,5 20 Aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. 1 Timóteo 5:20 11 Pois vêde quanto cuidado não produziu em vós isto mesmo, o serdes contristados segundo Deus! sim, que defesa própria, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo provastes estar inocentes nesse negócio. 2 Coríntios 7:11