Comentário Bíblico
Adventista
Para estes - (cba)
2 Coríntios 2:16
Cristo é vida ou morte para as pessoas conforme elas O aceitam ou rejeitam. Isso é inevitável, porque Ele é a única fonte de vida. Uma vez confrontada pela verdade como ela é em Cristo, nenhuma pessoa pode evitar tomar uma decisão. Esse contraste entre o efeito salvífico pretendido pelo evangelho e o efeito oposto de condenação é frequentemente mencionado no NT (ver João 3:19; João 15:22; 1 Coríntios 1:18,23,24). O sol, que transmite vida à árvore plantada em bom solo, a decompõe e destrói se for arrancada e exposta na superfície da terra. A luz solar derrete a cera, mas endurece a argila. A diferença está nas substâncias. Assim é com o coração humano, alguns são derretidos, outros são endurecidos, dependendo da resposta individual ao evangelho.
- 19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19 22 Se eu não viera e não lhes falara, não teriam pecado; agora, porém, não têm desculpa do seu pecado. João 15:22 18 Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 23 nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, 24 mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. 1 Coríntios 1:18,23,24
Quem, porém, é suficiente [...]? - (cba)
2 Coríntios 2:16
A pergunta é retórica. Paulo sente a solenidade da responsabilidade que repousa sobre ele para a salvação das pessoas. Este senso de responsabilidade foi um fator que contribuiu para o seu sucesso. Foi isso que o fez se sentir tão preocupado com a situação em Corinto (ver com. de 2 Coríntios 2:13). O sentimento de preocupação surgiu de um profundo senso da importância da tarefa e do valor das pessoas. O ministro que verdadeiramente acredita nas verdades da Palavra de Deus, principalmente naquelas que se relacionam com a proximidade do tempo do fim, não pode ser indiferente em relação aos homens e mulheres perdidos.
O ministro do evangelho é responsável pelo modo como vive, pelo que prega e pela fidelidade em apresentar a mensagem. A responsabilidade de ser um embaixador de Deus supera a de qualquer outro chamado. Apenas quando o embaixador de Cristo for um exemplo vivo da mensagem que proclama, e quando viver em ininterrupto contato com Aquele a quem representa, poderá esperar ser “suficiente para estas coisas”.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A Ousadia de uma Consciência Santificada
2 Coríntios 2:14-17
Essas palavras de Paulo não denotam um orgulho espiritual, mas um profundo conhecimento de Cristo. Como um dos mensageiros de Deus enviado para confirmar a verdade da Palavra, ele sabia o que era verdade; e com a ousadia de uma consciência santificada, ele se gloriou nesse conhecimento. Ele sabia que havia sido chamado por Deus para pregar o evangelho com toda a segurança que sua confiança na mensagem lhe transmitia. Ele foi chamado para ser o embaixador de Deus junto ao povo e pregou o evangelho como aquele que foi chamado ( Manuscrito 43, 1907 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 2:12-17
Os triunfos do crente são todos em Cristo. A Ele seja o louvor e a glória por todos, enquanto o êxito do Evangelho é uma boa razão para o gozo e o júbilo cristão. Por ocasião dos triunfos antigos, usavam-se muitos perfumes e odores agradáveis. Desta maneira, o nome e a salvação de,Jesus, como unguento derramado, era um odor agradável, difundido em todos os lugares. Para alguns o Evangelho é cheiro de morte para a morte. Estes o rejeitam para a sua própria fruto. Para outros, o Evangelho é um cheiro de vida para a vida: como os vivificou ao princípio, quando estavam mortos em delitos e pecados, assim lhes dá mais vida e levá-os à vida eterna.
Observe as impressões surpreendentes que este assunto causou ao apóstolo e que deveria causar também em cada um de nós. A obra é grande, e não temos força alguma em nós mesmos; toda a nossa suficiência vem de Deus. Porém, o que fazemos na religião, a menos que seja feito com sinceridade, como diante de Deus, não é de Deus, não vem dEle e não chegará a Ele. Vigiemos cuidadosamente neste aspecto; e busquemos o testemunho de nossa consciência, submetidos ao ensino do Espírito Santo para falar em Cristo e de Cristo com sinceridade.
- Veja também

Refletindo a Cristo, Pág. 169

Conselhos para a Igreja, Pág. 177

Nos Lugares Celestiais, Pág. 180

Atos dos Apóstolos, Pág. 326

Atos dos Apóstolos, Pág. 327
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição, Lucas 2:34 39 Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. João 9:39 45 Mas os judeus, vendo as multidões, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. 46 Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios; 47 porque assim nos ordenou o Senhor: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. Atos 13:45-47 26 Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. 27 Porque não me esquivei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Atos 20:26,27 7 E assim para vós, os que credes, é a preciosidade; mas para os descrentes, a pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta como a principal da esquina, 8 e: Como uma pedra de tropeço e rocha de escândalo; porque tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados. 1 Pedro 2:7,8 5 não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, 6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 2 Coríntios 3:5,6 11 Tornei-me insensato; vós a isso me obrigastes; porque eu devia ser louvado por vós, visto que em nada fui inferior aos demais excelentes apóstolos, ainda que nada sou. 2 Coríntios 12:11 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo. 1 Coríntios 15:10
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Refletindo a Cristo, Pág. 169

Conselhos para a Igreja, Pág. 177

Nos Lugares Celestiais, Pág. 180

Atos dos Apóstolos, Pág. 326

Atos dos Apóstolos, Pág. 327