Comentário Bíblico
Adventista
Ninguém [...] diga - (cba)
Tiago 1:13
A ideia de que os deuses eram responsáveis pelas tentações do ser humano e pelos seus pecados prevalecia em especial entre os gregos da época de Tiago e, aparentemente, também permeava a mentalidade dos cristãos. Foi esse tipo de acusação que nossos primeiros pais fizeram contra Deus depois de terem pecado (Gênesis 3:12,13). Adão culpou a Deus por criar Eva como esposa, e Eva culpou a Deus por ter colocado a serpente no jardim do Éden. A advertência de Tiago é oportuna em todos os tempos, a fim de que ninguém acuse o Criador, indireta ou inconscientemente, de criar as insinuações ao pecado que o ser humano enfrenta dia após dia.
Tentado - (cba)
Tiago 1:13
Do gr. peirazõ, "tentar”, “provar”, usado neste caso no mau sentido de induzir ao pecado (ver com. de Tiago 1:2,3). Tiago deixa claro que jamais se deve entender que os sofrimentos, provas e problemas que todo cristão enfrenta são permitidos por Deus com o propósito de levá-lo a pecar. Deus permite que o ser humano enfrente provas, mas nunca com a intenção de que caia em pecado. O propósito divino é como o do refinador, que lança o minério no crisol, com a esperança de que resulte num metal mais puro, e não com a intenção de obter escória. Satanás lança suas tentações com o objetivo de derrotar, e nunca de fortalecer o caráter humano (ver com. de Mateus 4:1). “O sofrimento é infligido por Satanás, mas Deus predomina sobre ele para fins misericordiosos” (DTN, 471).
- 2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; Tiago 1:2,3 1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo. Mateus 4:1
Deus não pode ser tentado - (cba)
Tiago 1:13
Do gr. apeirastos. Tiago mostra ser inconcebível que Deus tente o ser humano a pecar. Ele não tem nenhuma intenção de tentar o ser humano a fazer o que é mau. Embora Deus conceda a todos o poder do livre-arbítrio, não deve ser responsabilizado pelas más ações que essa liberdade possibilita cometer. Tiago categoricamente nega que Deus seja a fonte de qualquer insinuação para o pecador.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Tiago 1:12-18
Nem todo homem que sofre é abençoado, e sim aquele que com paciência e constância vai pelo caminho do dever, através de todas as dificuldades. As aflições não podem nos tornar miseráveis se não forem ocasionadas por nossas próprias faltas. O cristão provado será um cristão coroado. A coroa da vida é prometida a todos os que têm o amor de Deus reinando em seus corações. Toda a alma qued verdadeiramente ama a Deus terá suas provas neste mundo passageiro plenamente recompensadas no mundo eterno porvir, onde o amor é perfeito.
Os mandamentos de Deus e os tratos de sua providência provam os corações dos homens, e mostram a disposição que prevalece neles. Porém, nada pecaminoso do coração e da conduta pode ser atribuído a Deus. Ele não é o autor da escória, ainda que a sua prova de fogo a deixad descoberta. Aqueles que culpam o pecado por sua constituição ou a sua situação no mundo, ou fingem que não o podem evitar, procuram culpar a Deus como se Ele fosse o autor do pecado. As aflições, como enviados de Deus, foram concebidas para fazer com que as nossas virtudes reluzam, e não as nossas corrupções. A origem do mal e das tentações está em nossos próprios corações.
Detenha os princípios de pecado, ou todos os males que sobrevierem depois serão totalmente atribuídos a você. Deus não se agrada na morte dos homens, como aquele que não tem nada a ver com os pecados deles, mas os pecados e a miséria devem-se a eles mesmos. Assim como o sol é o mesmo na natureza e influência, mesmo que muitas vezes a terra e as nuvens se interponham, fazendo com que a nós pareça variável, assim Deus é imutável e nossas mudanças e sombras não são mudanças nem alterações nEle. O que o sol é na natureza, Deus é em graça, providência e glória, e infinitamente mais. Como toda a boa dádiva é de Deus, assim, em particular, é que tenhamos nascido de novo, e todas as nossas consequências santas e felizes vêm dEle. Um cristão verdadeiro passa a ser uma pessoa tão diferente da que era antes das influências renovadoras da graça divina, que é como se fosse formado de novo. Devemos dedicar todas as nossas habilidades ao serviço de Deus, para que possamos ser uma espécie de primícias das suas criaturas."
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:2,12 12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi. Gênesis 3:12 17 Por que, ó Senhor, nos fazes errar dos teus caminhos? Por que endureces o nosso coração, para te não temermos? Faze voltar, por amor dos teus servos, as tribos da tua herança. Isaías 63:17 12 Ai daquele que edifica a cidade com sángue, e que funda a cidade com iniqüidade! 13 Acaso não procede do Senhor dos exércitos que os povos trabalhem para o fogo e as nações se cansem em vão? Habacuque 2:12,13 19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele ainda? Pois, quem resiste à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Romanos 9:19,20, 1 Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Gênesis 22:1