Comentário Bíblico
Adventista
A mulher que me deste - (cba)
Gênesis 3:12
Deus fez uma pergunta que revelava Seu conhecimento da transgressão de Adão e que tinha o objetivo de despertar nele a convicção do pecado. A resposta de Adão para explicar seu embaraço foi uma desculpa tortuosa e evasiva que acabou sendo uma acusação contra Deus. A que ponto o caráter de Adão havia mudado no curto intervalo de tempo desde que enveredara pelo caminho da desobediência! O homem que havia amado tanto a esposa que intencionalmente violara o mandamento de Deus para não se separar dela, agora fala da esposa com fria e insensível antipatia, como "a mulher que me deste". Suas palavras se assemelham às dos filhos de Jacó, que falaram ao pai sobre José como "teu filho" (Gênesis 37:32; Lucas 15:30). Um dos amargos frutos do pecado é que o coração se torna duro, "sem afeição natural" (Romanos 1:31). A insinuação de Adão de que a culpa era de Deus, por sua triste situação de estar ligado a uma criatura tão fraca e tentadora, chegou ao máximo da ingratidão.
- 32 Enviaram a túnica de várias cores, mandando levá-la a seu pai e dizer-lhe: Achamos esta túnica; vê se é a túnica de teu filho, ou não. Gênesis 37:32 30 vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. Lucas 15:30 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; Romanos 1:31
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Escondendo-se de Deus
Gênesis 3:7-13
Leia Gênesis 3:7-13. Por que Adão e Eva sentiram a necessidade de se esconder de Deus? Por que Deus perguntou “Onde você está?” Como Adão e Eva procuraram justificar seu comportamento?
Depois de pecar, Adão e Eva se sentiram nus, pois tinham perdido suas vestes de glória, que refletiam a presença de Deus (ver Salmos 8:5, compare com Salmos 104:1,2). A imagem divina foi afetada pelo pecado. O verbo “fazer”, na frase “fizeram cintas para si” (Gênesis 3:7), era até então aplicado apenas a Deus, o Criador (Gênesis 1:7,16,25, etc.). É como se eles substituíssem o Senhor ao tentar encobrir seus pecados, um ato que Paulo denuncia como justiça pelas obras (Gálatas 2:16).
- 5 Contudo, pouco abaixo de Deus o fizeste; de glória e de honra o coroaste. Salmos 8:5 1 Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo! Estás vestido de honra e de majestade, 2 tu que te cobres de luz como de um manto, que estendes os céus como uma cortina. Salmos 104:1,2 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. Gênesis 3:7 7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi. 16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas. 25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. Gênesis 1:7,16,25 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16
Ao Se aproximar, Deus perguntou: “Onde você está?” (Gênesis 3:9), o mesmo tipo de pergunta que fez a Caim (Gênesis 4:9). Claro, Deus sabia as respostas. Suas perguntas foram feitas em benefício dos culpados, para ajudá-los a perceber o que haviam feito e, ao mesmo tempo, levá-los ao arrependimento e à salvação. A partir do momento em que os humanos pecaram, o Senhor esteve trabalhando para sua salvação e redenção.
- 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9 9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? Gênesis 4:9
Todo o cenário reflete a ideia do juízo investigativo, que começa com o Juiz, que interroga o culpado (Gênesis 3:9) a fim de prepará-lo para a sentença (Gênesis 3:14-19). Mas Ele também faz isso para levar ao arrependimento, que conduzirá à salvação (Gênesis 3:15).
- 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:14-19 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15
No início, Adão e Eva tentaram fugir da acusação, procurando culpar um ao outro, atitude comum entre pecadores. À pergunta de Deus, Adão respondeu que foi a mulher que o Senhor lhe tinha dado (Gênesis 3:12) que o havia levado a fazer isso. Foi culpa dela (e, implicitamente, de Deus também), não dele.
Eva respondeu que foi a serpente que a enganou. O verbo hebraico nasha’, “enganar” (Gênesis 3:13), significa dar às pessoas falsas esperanças, levando- as a acreditar que estão fazendo a coisa certa (2 Reis 19:10; Isaías 37:10; Jeremias 49:16).
- 13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi. Gênesis 3:13 10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. 2 Reis 19:10 10 Assim falareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teu Deus, em quem confias, dizendo: Jerusalém não será entregue na mão do rei da Assíria. Isaías 37:10 16 Quanto à tua terribilidade, enganou-te a arrogância do teu coração, ó tu que habitas nas cavernas dos penhascos, que ocupas as alturas dos outeiros; ainda que ponhas o teu ninho no alto como a águia, de lá te derrubarei, diz o Senhor. Jeremias 49:16
Adão culpou a mulher, dizendo que ela lhe deu o fruto, e Eva culpou a serpente, dizendo que ela a enganou. Porém, os dois eram culpados.
Nota
Gênesis 3:12-13
O pecado mudou para sempre o relacionamento entre Deus e a humanidade e também entre o homem e a mulher. Eva apontou para a serpente como a causa de seu engano. De maneira indireta, tanto Adão quanto Eva insinuaram que Deus seria o responsável pelo pecado ("a mulher que me deste").
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 3:9-13
Observe a surpreendente pergunta: "Adão, onde estás?" Aqueles que se desviam de Deus pelo pecado, devem considerar seriamente onde estão: estão longe de todo o bem, em meio a seus inimigos, escravizados por Satanás, e no real caminho para a ruína total. Esta ovelha perdida teria vagado para sempre, se o Bom Pastor não a tivesse buscado, e lhe dito onde foi que havia se desviado, não poderia ser fácil, e nem cômodo. Se os pecadores quisessem considerar onde estão, não descansariam até que retornassem a Deus. Um comportamento falho e néscio, comum àqueles que cometeram o mal, é que quando se lhes pergunta a respeito deste assunto, reconhecem somente aquilo que é tão evidente que não se pode negar. Assim como Adão, temos razão para ter medo de nos aproximarmos de Deus, se não estivermos cobertos e vestidos com a justiça de Cristo.
O pecado aparece mais claramente diante do espelho do mandamento, e assim Deus o colocou diante de Adão; e neste mesmo espelho devemos olhar para o nosso próprio rosto. Porém, ao invés de reconhecer o pecado em toda a sua magnitude, e assumir a vergonha em si mesmos, Adão e Eva justificaram o pecado, e carregaram a vergonha e a culpa sobre outros. Todos aqueles que são tentados apresentam uma estranha tendência a dizer que são tentados por Deus, como se o nosso abuso dos dons de Deus pudesse desculpar a nossa transgressão das leis divinas. Aqueles que estão prontos a aceitar o prazer e a ganância do pecado são tardios para assumir a culpa e a vergonha consequentes dele.
Aprendamos, então, que todas as tentações de Satanás são seduções; os seus argumentos são enganosos; os seus incentivos são armadilhas; quando ele fala bem, não há motivo para lhe darmos crédito. É pelo engano do pecado que o coração se endurece. Veja Romanos 7:11;Hebreus:3:13@. Ainda que a sutileza de Satanás fosse capaz de arrastar-nos ao pecado, de nenhum modo justificaria que estivéssemos em pecado. Ainda que ele seja o tentador, nós seríamos, neste caso, os pecadores. O fato de termos sido enganados não diminuiria o nosso pesar por causa do pecado; antes, a nossa indignação deveria ser aumentada em relação a nós mesmos, por termos permitido que fôssemos enganados por um conhecido e traiçoeiro inimigo jurado, que quer a destruição de nossa alma.
Comentário Bíblico
Vídeos
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea. 20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 22 e da costela que o senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem. Gênesis 2:18,20,22 21 E perguntou Moisés a Arão: Que te fez este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado?. 22 Ao que respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu conheces o povo, como ele é inclinado ao mal. 23 Pois eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. 24 Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o. Assim mo deram; e eu o lancei no fogo, e saiu este bezerro. Êxodo 32:21-24 20 Então respondeu Saul a Samuel: Pelo contrário, dei ouvidos à voz do Senhor, e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou, e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e aos amalequitas destruí totalmente; 21 mas o povo tomou do despojo ovelhas e bois, o melhor do anátema, para o sacrificar ao Senhor teu Deus em Gilgal. 22 Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros 23 Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. 24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz. 1 Samuel 15:20-24 33 se, como Adão, encobri as minhas transgressões, ocultando a minha iniqüidade no meu seio, Jó 31:33 3 A estultícia do homem perverte o seu caminho, e o seu coração se irrita contra o Senhor. Provérbios 19:3 13 O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Lucas 10:29 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus. Romanos 10:3 13 Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 15 então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Tiago 1:13-15