Comentário Bíblico
Adventista
Visto que atendeste - (cba)
Gênesis 3:17
Pela primeira vez no texto hebraico o nome "Adão" é usado como nome próprio, sem o artigo. Isso não fica evidente na ARC, em que ha'adam (Gênesis 2:19,23; Gênesis 3:8,9) é traduzido como o nome de uma pessoa, apesar de o artigo, em cada uma dessas passagens, indicar que a palavra é usada no sentido de "o homem" (como aparece na ARA).
- 19 Da terra formou, pois, o Senhor Deus todos os animais o campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo o que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome. 23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Gênesis 2:19,23 8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás? Gênesis 3:8,9
Antes de pronunciar a sentença, Deus explicou por que ela era necessária e adequada. Adão havia agido de acordo com os persuasivos argumentos de Eva, colocando a palavra dela acima da de Deus. Dessa forma, ele havia deixado sua suprema afeição e lealdade a Deus e, portanto, perdido o direito às bênçãos da vida, e até à própria vida. Havendo exaltado sua vontade acima da vontade de Deus, Adão precisava aprender que a independência de Deus não significa uma esfera mais exaltada de existência, mas separação da Fonte da vida. A morte, portanto, lhe mostraria a falta de valor de sua própria natureza.
Maldita é a terra - (cba)
Gênesis 3:17
Deve ser notado, novamente, que Deus não amaldiçoou Adão nem sua esposa. As maldições foram pronunciadas somente sobre a serpente e a terra. Mas Deus disse a Adão: "Maldita é a terra por tua causa".
Com dor comerás dela (ARC) - (cba)
Gênesis 3:17
A mesma palavra usada para expressar os sofrimentos da mulher associados ao parto é agora usada para informar Adão das dificuldades que ele encontraria ao tirar, a duras penas, o sustento da terra amaldiçoada. Enquanto ele vivesse não haveria esperança de alívio dessa condição. A expressão "durante os dias de tua vida" é a primeira indicação de que a morte certamente viria, embora esse evento fosse adiado por certo tempo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 3:14-21
pronunciamento do juízo divino seguiu esta linha de ação: primeiro contra a serpente (Gênesis 3:14,15), depois contra Eva (Gênesis 3:16) e, por fim, contra Adão (Gênesis 3:17-19).
- 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:14,15 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:17-19
Destino humano
Gênesis 3:15-24
Leia Gênesis 3:15-24. Como resultado da queda, o que aconteceu com Adão e Eva?
Embora o juízo divino sobre a serpente seja explicitamente identificado como maldição (Gênesis 3:14), não acontece o mesmo quanto ao juízo divino sobre a mulher e o homem. A única vez que a palavra “maldita” é usada novamente se aplica apenas à “terra”, o solo (Gênesis 3:17). Ou seja, Deus tinha outros planos para o homem e a mulher. Eles receberam uma esperança que não foi oferecida à serpente.
- 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. Gênesis 3:14 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Gênesis 3:17
Ainda que vivessem verdadeiramente no paraíso e não tivessem absolutamente nenhuma razão para duvidar do Criador, de Suas palavras ou de Seu amor por eles, nossos primeiros pais desobedeceram a Deus de modo aberto e flagrante. Entretanto, como qualquer pai amoroso, o Senhor queria apenas o bem para eles, não o mal. Porém, visto que conheciam o mal, Deus faria tudo o que pudesse para salvá-los dele. Assim, mesmo em meio a esses juízos, a esperança não se perdeu para eles.
Visto que o pecado da mulher ocorreu devido à sua associação com a serpente, o verso que descreve o juízo divino sobre a mulher está relacionado ao juízo da serpente. Não apenas Gênesis 3:16 segue imediatamente Gênesis 3:15, mas os paralelos entre as duas profecias indicam de forma clara que a profecia sobre a mulher em Gênesis 3:16 deve ser lida em conexão com a profecia messiânica em Gênesis 3:15. O juízo divino sobre a mulher, incluindo a gravidez, deve, portanto, ser entendido sob a perspectiva positiva da salvação (compare com 1 Timóteo 2:14,15).
- 16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. Gênesis 3:16 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15 14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; 15 salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação. 1 Timóteo 2:14,15
O pecado do homem aconteceu porque ele ouviu a mulher em lugar de Deus. Por isso, foi amaldiçoado o solo de onde o homem havia sido tirado (Gênesis 3:17). Como resultado, ele teria que trabalhar arduamente (Gênesis 3:17-19), e então voltaria à terra (Gênesis 3:19), algo que nunca deveria acontecer e que nunca fez parte do plano original divino.
- 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Gênesis 3:17 17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. 18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo. 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:17-19 19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Gênesis 3:19
É significativo que, contra essa perspectiva desesperadora da morte, Adão tenha se voltado para a mulher, em quem viu esperança de vida por meio do parto (Gênesis 3:20), mesmo em meio à sentença de morte.
Retenção da execução da sentença
Gênesis 3:16-17
Deus se abstém, por algum tempo, da execução completa da sentença de morte pronunciada sobre o homem. Satanás se gabou de ter quebrado para sempre a ligação entre o céu e a terra. Mas nisso ele estava muito enganado e desapontado. O Pai entregou o mundo nas mãos de Seu Filho para que Ele o redimisse da maldição e desgraça do fracasso e queda de Adão ( Redenção; ou Tentação de Cristo no Deserto, 17 ).
A maldição sobre toda a criação
Gênesis 3:17-18
Toda a natureza está confusa; pois Deus proibiu a Terra de cumprir o propósito que Ele originalmente designou para ela. Que não haja paz para os ímpios, diz o Senhor. A maldição de Deus está sobre toda a criação. A cada ano ela se faz sentir mais decididamente ( Manuscrito 76a, 1901 ).
A primeira maldição foi pronunciada sobre a posteridade de Adão e sobre a terra, por causa da desobediência. A segunda maldição caiu sobre o solo depois que Caim matou seu irmão Abel. A terceira maldição mais terrível de Deus veio sobre a terra no Dilúvio ( Spiritual Gifts 4a: 121 ).
A terra sentiu a maldição, cada vez mais fortemente. Antes do Dilúvio, a primeira folha que caiu e foi descoberta apodrecendo no solo causou grande tristeza aos que temiam a Deus. Eles choraram por isso como nós choramos pela perda de um amigo morto. Na folha em decomposição, eles puderam ver uma evidência da maldição e da decadência da natureza ( Spiritual Gifts 4a: 155 ).
O pecado do homem trouxe o resultado certo - decadência, deformidade e morte
Gênesis 3:17-18
Ver Romanos 8:22. Hoje o mundo inteiro está contaminado, corrompido, atingido por doenças mortais. A terra geme sob a contínua transgressão de seus habitantes ( Carta 22, 13 de fevereiro de 1900 ).
A maldição do Senhor está sobre a terra, sobre o homem, sobre os animais, sobre os peixes no mar, e à medida que a transgressão se torna quase universal, será permitido que a maldição se torne tão ampla e profunda quanto a transgressão ( Carta 59, 1898 ).
Sinais do amor contínuo de Deus
Gênesis 3:17-18
Após a transgressão de Adão, Deus pode ter destruído todos os botões abertos e flores desabrochando, ou pode ter tirado sua fragrância, tão grato aos sentidos. Na terra queimada e manchada pela maldição, nas sarças, nos cardos, nos espinhos, no joio, podemos ler a lei da condenação; mas na delicada cor e perfume das flores, podemos aprender que Deus ainda nos ama, que Sua misericórdia não foi totalmente retirada da terra ( The Review and Herald, 8 de novembro de 1898 ).
Nota
Gênesis 3:17-19
Deus disse a Adão e a todos os descendentes de Adão: Com o suor do teu rosto comerás o pão; pois de agora em diante a terra deve ser trabalhada sob a desvantagem da transgressão. Espinhos e sarças deve produzir ( Manuscrito 84, 1897 ).
Não há lugar na terra onde a trilha da serpente não seja vista e sua picada venenosa não seja sentida. A terra inteira está contaminada por seus habitantes. A maldição aumenta à medida que a transgressão aumenta ( Carta 22, 13 de fevereiro de 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 3:16-19
Por causa de seu pecado, a mulher é condenada a um estado de pesar e submissão; castigo adequado por este pecado, em que ela procurou satisfazer a concupiscência dos olhos, da carne e o seu orgulho. O pecado trouxe dor ao mundo; fez do mundo um vale de lágrimas. Não é de estranhar que as nossas dores aumentem quando os nossos pecados se multiplicam. "Ele te dominará", foi o mandamento de Deus. "Esposas, sujeitai-vos a vossos maridos". Se o homem não tivesse pecado, teria sempre se assenhoreado com sabedoria e amor; se a mulher não tivesse pecado, teria sempre obedecido com humildade e mansidão. Adão culpou a sua esposa, porém, ainda que ela tenha sido culpada por convencê-lo a que comesse o fruto proibido, foi culpa dele ter-lhe feito caso. Assim, a, frívolas escusas dos homens se voltarão contra eles mesmos no dia do juízo de Deus.
Deus colocou marcas de desagrado em Adão. Primeira: Amaldiçoou a sua habitação. O Senhor deu a terra aos filhos dos homens para que lhes fosse uma moradia confortável: porém, agora, está amaldiçoada por causa do pecado do ser humano. contudo, o próprio Adão não foi amaldiçoado, como foi a serpente, mas somente o solo por amor a ele. Segunda: Os seus esforços e prazeres tornaram-se amargos. O trabalho é nosso dever e devemos realizá-lo fielmente; é parte da sentença do homem, coisa que a ociosidade desafia de modo atrevido. O desconforto e o cansaço no trabalho são o nosso justo castigo, ao qual devemos nos submeter com paciência, uma vez que são menores do que aquilo que mereceríamos por causa de nossa iniquidade. A alimentação do homem se lhe tornaria desagradável. Porém, o ser humano não foi sentenciado a comer pó como a serpente; somente, a comer a erva do campo. Terceira: A sua vida também é encurtada. Porém, considerando quão cheios de problemas estão os seus dias, é um favor que sejam poucos.A morte é espantosa por natureza, apesar de a vida ser desagradável, e com isto concluísse o castigo. O pecado introduziu a morte ao mundo: se Adão não ti;esse pecado, não teria morrido. Ele cedeu à tentação; porém, o Salvador resistiu a ela. Quão admirável a satisfação de nosso Senhor Jesus Cristo, que por sua morte e sofrimentos respondeu à sentença ditada contra os nossos primeiros pais! As dores de parto entraram na causa do pecado? Lemos sobre o fruto da aflição da alma de Cristo em Isaías 1:3,11. O estar sob a lei entrou juntamente com o pecado? Cristo nasceu sob a lei (Gálatas 4:4). Entrou a maldição juntamente com o pecado? Cristo foi feito maldição por nós, e morreu uma morte maldita (Gálatas 3:13). Os espinhos vieram com o pecado? Ele foi coroado de espinhos por nossa causa. O suor chegou por causa do pecado? Ele suou por nós, e o seu suor transformou-se em grandes gotas de sangue. A dor chegou com o pecado? Ele foi um varão de dores; em sua agonia a sua alma esteve sobremaneira dolorida. A morte veio com o pecado? Ele foi obediente até a morte. Assim, o remédio é tão grande quanto a ferida. Bendito seja Deus, por seu Filho Jesus Cristo.
- 3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. 11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Isaías 1:3,11 4 mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, Gálatas 4:4 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 59

Jesus Meu Modelo, Pág. 232

Cristo Triunfante, Pág. 24
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 23 Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei. 24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto transgredi a ordem do Senhor e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos a sua voz. 1 Samuel 15:23,24 12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. Mateus 22:12 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? 27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. 45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim. Mateus 25:26,27,45 22 Disse-lhe o Senhor: Servo mau! pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem severo, que tomo o que não pus, e ceifo o que não semeei; Lucas 19:22 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; Romanos 3:19 6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. 11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Gênesis 3:6,11 16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim podes comer livremente; 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16,17 23 Mas isto lhes ordenei: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. 24 Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos; porém andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante. Jeremias 7:23,24 29 a quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou. Gênesis 5:29 2 Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem. Salmos 127:2 2 Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. 3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol? 13 E apliquei o meu coração a inquirir e a investigar com sabedoria a respeito de tudo quanto se faz debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens para nela se exercitarem. 14 Atentei para todas as obras que se e fazem debaixo do sol; e eis que tudo era vaidade e desejo vão. Eclesiastes 1:2,3,13,14 11 Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol. 17 Pelo que aborreci a vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e desejo vão. Eclesiastes 2:11,17 5 Na verdade a terra está contaminada debaixo dos seus habitantes; porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram o pacto eterno. 6 Por isso a maldição devora a terra, e os que habitam nela sofrem por serem culpados; por isso são queimados os seus habitantes, e poucos homens restam. Isaías 24:5,6 20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; Romanos 8:20-22 6 Porque a aflição não procede do pó, nem a tribulação brota da terra; 7 mas o homem nasce para a tribulação, como as faíscas voam para cima. Jó 5:6,7 1 O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação. Jó 14:1 17 Quantas vezes sucede que se apague a lâmpada dos ímpios? que lhes sobrevenha a sua destruição? que Deus na sua ira lhes reparta dores? Jó 21:17 7 Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos conturbados. 8 Diante de ti puseste as nossas iniqüidades, à luz do teu rosto os nossos pecados ocultos. 9 Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um suspiro. Salmos 90:7-9 22 Pois, que alcança o homem com todo o seu trabalho e com a fadiga em que ele anda trabalhando debaixo do sol? 23 Porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho é vexação; nem de noite o seu coração descansa. Também isso é vaidade. Eclesiastes 2:22,23 17 e de haver passado todos os seus dias nas trevas, e de haver padecido muito enfado, enfermidades e aborrecimento? Eclesiastes 5:17 33 Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33 25 Quando amanheceu, eis que era Léia; pelo que perguntou Jacó a Labão: Que é isto que me fizeste? Porventura não te servi em troca de Raquel? Por que, então, me enganaste? Gênesis 29:25 41 Estive vinte anos em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; dez vezes mudaste o meu salário. Gênesis 31:41 1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. Gênesis 15:1 29 Está no poder da minha mão fazer-vos o mal, mas o Deus de vosso pai falou-me ontem à noite, dizendo: Guarda-te, que não fales a Jacó nem bem nem mal. Gênesis 31:29