Comentário Bíblico
Adventista
Servo mau - (cba)
Lucas 19:22
Ele havia abusado da confiança do senhor e negligenciado a oportunidade de ter sucesso. Quem não faz nada com os talentos que recebe é “mau” aos olhos do Céu e certamente colherá a recompensa dos ímpios. Na parábola dos talentos, o terceiro servo é censurado por ser mau e negligente” (ver com. de Mateus 25:26).
Por tua própria boca - (cba)
Lucas 19:22
Não era preciso fazer nenhuma análise posterior dos fatos. O terceiro servo havia demonstrado ser indigno de confiança. Os que sempre culpam os outros pela falta de sucesso acabam denunciando os próprios defeitos de caráter. Deixam claro que não podem ser encarregados de maiores responsabilidades.
Condenarei - (cba)
Lucas 19:22
Ver com. de Mateus 7:1.
Sabias - (cba)
Lucas 19:22
O restante do versículo pode ser considerado como uma interrogação. A falha deste servo não ocorreu por ignorância, mas por preguiça. Ele sabia o que fazer, linha consciência de que o senhor exigiria uma prestação de contas do aproveitamento da oportunidade recebida; e por que não fizera nada? Ele tinha as condições, por isso era culpado.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 19:11-27
Esta parábola é como a parábola dos talentos (Mt 25). Àqueles que são chamados a Cristo, Ele mesmo provê os dons necessários para a sua atividade, e espera contar com aqueles a quem dá poder. A manifestação do Espírito Santo é dada a todos os homens para que a aproveitem (1 Coríntios 12:7). Que cada um de nós administre o dom que tem, conforme o recebeu (1 Pedro 4:10). O relato requerido recorda o da parábola dos talentos; e determina o castigo dos inimigos jurados de Cristo e dos falsos fiéis. A principal diferença está em que a mina dada a cada um parece apontar para a dádiva do Evangelho, que é a mesma para todos aqueles que o ouvem. os talentos repartidos em maior e menor quantidades, parecem indicar que Deus concede diferentes capacidades e vantagens aos homens, pelas quais podem melhorar de maneira diferente este dom único do Evangelho.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 16 Pois Davi lhe dissera: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: Eu matei o ungido do Senhor. 2 Samuel 1:16 5 Pois a tua iniqüidade ensina a tua boca, e escolhes a língua dos astutos. 6 A tua própria boca te condena, e não eu; e os teus lábios testificam contra ti. Jó 15:5,6 37 Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado. Mateus 12:37 12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. Mateus 22:12 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; Romanos 3:19 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? 27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. Mateus 25:26,27