Comentário Bíblico
Adventista
Sabemos - (cba)
Romanos 3:19
Uma expressão comum em Paulo, referindo-se a algo geralmente admitido (ver com. de Romanos 2:2; ver Romanos 7:14; Romanos 8:22).
- 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. Romanos 2:2 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Romanos 7:14 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; Romanos 8:22
A lei - (cba)
Romanos 3:19
O artigo está presente também no grego (ver com. de Romanos 2:12). A referência é entendida como as Escrituras do AT, das quais Paulo extraiu as citações anteriores. O AT era dividido em três coleções de livros: a Lei, os Profetas e os Salmos ou Escritos. Mas o título completo, como ocorre em Lucas 24:44, raramente era usado, e todas as três divisões podem ser referidas como a Lei e os Profetas (Romanos 3:21; Mateus 5:17; Mateus 22:40; etc.), ou simplesmente como a Lei (ver com. de João 10:34). A fim de apresentar aos judeus a evidência das Escrituras e evitar qualquer tentativa de sua parte de transferir para os gentios a referência a si mesmos, Paulo chama a atenção para o fato de que o AT, a partir do qual estava citando, fala especialmente àqueles a quem foi dado. Os judeus reconheciam a inspiração divina do AT, que denunciava os pecados da nação judaica. Por isso, dificilmente, eles poderiam escapar da conclusão de Paulo de que eles também deviam compartilhar com os gentios a culpa universal do ser humano.
- 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Romanos 2:12 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Lucas 24:44 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; Romanos 3:21 17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Mateus 5:17 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:40 34 Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? João 10:34
Diz [...] o diz - (cba)
Romanos 3:19
O primeiro “diz” é a tradução do gr. legõ, que aqui destaca o assunto m do que é falado. O segundo “diz” é a tradução do gr. laleõ, que se refere à expressão da lei. A primeira palavra é aplicável à matéria contida na lei, enquanto a segunda se refere a sua proclamação. Essa distinção entre as duas palavras é ilustrada na tradução: “tudo que a lei diz é dirigido àqueles que estão sujeitos à lei”.
Debaixo da lei (ARC) - (cba)
Romanos 3:19
Literalmente, “na lei” (ARA), isto é, sob a autoridade da lei (ver Romanos 2:12).
Que se cale toda boca - (cba)
Romanos 3:19
Diante das provas apresentadas, as pessoas não têm desculpa a oferecer (Romanos 2:1; Salmos 63:11).
- 1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. Romanos 2:1 11 Mas o rei se regozijará em Deus; todo o que por ele jura se gloriará, porque será tapada a boca aos que falam a mentira. Salmos 63:11
Todo o mundo - (cba)
Romanos 3:19
Judeus e gentios juntos. Paulo já havia declarado a culpabilidade dos gentios (ver Romanos 1:20,32).
Culpável - (cba)
Romanos 3:19
Do gr. hupodikos, palavra que ocorre somente aqui no NT e não é encontrada na LXX. No grego clássico, significa “passível de ação judicial” e pode ser seguida por uma referência ao direito violado, à pessoa lesada ou ao legítimo procurador. A passagem pode ser traduzida como: “tornar-se responsável diante de Deus”. Portanto, Paulo apresenta Deus como se tivesse uma controvérsia com os pecadores (cf. Jeremias 25:31). Aqui, Paulo fala de Deus não só como a parte ofendida, mas também como juiz (Romanos 2:5,6,16).
- 31 Chegará o estrondo até a extremidade da terra, porque o Senhor tem contenda com as nações, entrará em juízo com toda a carne; quanto aos ímpios, ele os entregará a espada, diz o Senhor. Jeremias 25:31 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras; 16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho. Romanos 2:5,6,16
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Os fragmentos esfarrapados do raciocínio humano
Romanos 3:19
Ver Mateus 27:21; 2 Coríntios 5:10; Judas 1:15; Apocalipse 20:12,13. O mundo inteiro está condenado diante do grande padrão moral de justiça. No grande dia do julgamento, toda alma que viveu na Terra receberá a sentença de acordo com se suas ações foram boas ou más à luz da lei de Deus. Cada boca será fechada quando a cruz com sua Vítima moribunda for apresentada, e sua real direção será vista por toda mente que foi cegada pelo pecado e corrompida. Os pecadores serão condenados diante da cruz, com sua Vítima misteriosa curvando-se sob o fardo infinito da transgressão humana. Quão rapidamente será varrido todo subterfúgio, toda desculpa mentirosa! A apostasia humana aparecerá em seu caráter hediondo. Os homens verão qual foi sua escolha. Eles então entenderão que escolheram Barrabás em vez de Cristo, o Príncipe da paz.
- 21 O governador, pois, perguntou-lhes: Qual dos dois quereis que eu vos solte? E disseram: Barrabás. Mateus 27:21 10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal. 2 Coríntios 5:10 15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram. Judas 1:15 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras. Apocalipse 20:12,13
O mistério da encarnação e da crucificação será claramente discernido; pois isso será apresentado aos olhos da mente, e toda alma condenada lerá qual foi o caráter de sua rejeição da verdade. Todos compreenderão que se enganaram quanto à verdade ao receberem interpretações errôneas e mentiras fascinantes de Satanás, em vez de "toda palavra que sai da boca de Deus". Eles leram o anúncio: "Tu, ó homem, escolheste ficar sob a bandeira do grande rebelde, Satanás, e ao fazer isso destruíste a ti mesmo." Qualquer que seja a dotação de talento, qualquer que seja a suposta sabedoria, o rejeitador da verdade não tem então a capacidade de se voltar para Deus. A porta está fechada, como estava a porta da arca nos dias de Noé.
Os grandes homens da Terra compreenderão então que entregaram a mente e o coração à filosofia sedutora que agradou ao coração carnal. Esperança e graça e todo incentivo foram dados por Alguém que os amou e deu Sua vida por eles, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha vida eterna, mas eles recusaram o amor de Deus. Suas opiniões elevadas, seus raciocínios humanos, foram exaltados; declararam-se suficientes em si mesmos para compreender os mistérios divinos, e pensaram que seus próprios poderes de discernimento eram suficientemente fortes para discernir a verdade por si mesmos. Tornaram-se presas fáceis da sutileza de Satanás, pois ele apresentou a eles erros capciosos na filosofia humana, que tem paixão pelas mentes humanas. Eles se afastaram da Fonte de toda sabedoria e adoraram o intelecto. A mensagem e os mensageiros de Deus foram criticados e descartados por estarem abaixo de suas idéias humanas e elevadas. Os convites de misericórdia eram uma brincadeira, negavam a divindade de Jesus Cristo e zombavam da idéia de Sua preexistência antes de assumir a natureza humana. Mas os fragmentos esfarrapados do raciocínio humano serão encontrados apenas como cordas de areia no grande dia de Deus (The Signs of the Times, 7 de março de 1895 ).
Os ímpios sentirão a agonia da cruz
Romanos 3:19
Aqueles que rejeitam a misericórdia tão livremente oferecida, ainda saberão o valor daquilo que desprezaram. Eles sentirão a agonia que Cristo suportou na cruz para comprar a redenção para todos os que a receberem. E então perceberão o que perderam - a vida eterna e a herança imortal ( The Review and Herald, 4 de setembro de 1883 ).
Confusão indescritível dos ímpios
Romanos 3:19
Ver Mateus 7:23; Mateus 27:40,42; Romanos 14:11; Judas 1:15; Apocalipse 1:7; Apocalipse 6:15-17. Quando os pecadores são obrigados a olhar para Aquele que revestiu Sua divindade com a humanidade, e quem ainda usa essa vestimenta, sua confusão é indescritível. As escamas caem de seus olhos, e eles veem o que antes não viam. Eles percebem o que poderiam ter sido se tivessem recebido a Cristo, e aproveitaram as oportunidades que lhes foram concedidas. Eles vêem a lei que rejeitaram, exaltada assim como o trono de Deus é exaltado. Eles vêem o próprio Deus reverenciando Sua lei.
- 23 Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7:23 40 e dizendo: Tu, que destróis o santuário e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da cruz. 42 A outros salvou; a si mesmo não pode salvar. Rei de Israel é ele; desça agora da cruz, e creremos nele; Mateus 27:40,42 11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus. Romanos 14:11 15 para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram. Judas 1:15 7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém. Apocalipse 1:7 15 E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas; 16 e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; 17 porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir? Apocalipse 6:15-17
Que cena vai ser! Nenhuma caneta pode descrevê-lo! A culpa acumulada do mundo será exposta, e a voz do Juiz será ouvida dizendo aos ímpios: "Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."
Então, aqueles que traspassaram a Cristo se lembrarão de como desprezaram Seu amor e abusaram de Sua compaixão; como escolheram em seu lugar Barrabás, um ladrão e assassino; como coroaram o Salvador com espinhos e O açoitaram e crucificaram; como, na agonia de Sua morte na cruz, eles O insultaram, dizendo: "Deixe-o agora descer da cruz, e nós acreditaremos nele." “Ele salvou outros; a si mesmo ele não pode salvar. ” Eles parecerão ouvir novamente Sua voz de súplica. Cada tom de solicitude vibrará tão distintamente em seus ouvidos como quando o Salvador falou com eles. Cada ato de insulto e zombaria feito a Cristo estará tão fresco em sua memória como quando os atos satânicos foram cometidos.
Eles invocarão as rochas e montanhas para cair sobre eles e escondê-los da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro. “A ira do Cordeiro” - Aquele que sempre se mostrou cheio de ternura, paciência e longanimidade, que, tendo se entregado como oferta de sacrifício, foi conduzido como um cordeiro ao matadouro, para salvar os pecadores da condenação agora caindo sobre eles porque não permitiriam que Ele tirasse sua culpa ( The Review and Herald, 18 de junho de 1901 ).
Não Poupança de Propriedades na Lei
Romanos 3:19-28
Ver Gálatas 2:16,17; Gálatas 3:10,11,12,13,24. Eu apelaria a todos os que quiserem conquistar o céu, que tomem aviso. Não dediquem seu precioso tempo de experiência a costurar folhas de figueira para cobrir a nudez resultante do pecado. Ao olhar para o grande espelho moral do Senhor, Sua santa lei, Seu padrão de caráter, nem por um momento suponha que isso possa purificá-lo. Não há propriedades salvadoras na lei. Não pode perdoar o transgressor. A pena deve ser aplicada. O Senhor não salva pecadores abolindo Sua lei, o fundamento de Seu governo no céu e na terra. A punição foi suportada pelo substituto do pecador. Não que Deus seja cruel e impiedoso, e Cristo tão misericordioso que morreu na cruz do Calvário para abolir uma lei tão arbitrária que precisava ser extinta, crucificada entre dois ladrões. O trono de Deus não deve ter nenhuma mancha de crime, nenhuma mancha de pecado. Nos conselhos do céu, antes que o mundo fosse criado, o Pai e o Filho fizeram um pacto que se o homem se mostrasse desleal a Deus, Cristo, um com o Pai, tomaria o lugar do transgressor e sofreria a pena da justiça que deve cair sobre ele (Manuscrito 145, 1897 ).
- 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. 17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum. Gálatas 2:16,17 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; 12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:10,11,12,13,24
“Esta é a justificação pela fé”
Romanos 3:19-28
Ver Romanos 5:1. Como o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiação de Cristo em seu favor e aceita esta expiação como sua única esperança nesta vida e na vida futura, seus pecados são perdoados. Esta é a justificação pela fé. Cada alma crente deve conformar sua vontade inteiramente à vontade de Deus e manter-se em um estado de arrependimento e contrição, exercendo fé nos méritos expiatórios do Redentor e avançando de força em força, de glória em glória.
Perdão e justificação são uma e a mesma coisa. Pela fé, o crente passa da posição de rebelde, filho do pecado e de Satanás, para a posição de súdito leal de Cristo Jesus, não por causa de uma bondade inerente, mas porque Cristo o recebe como Seu filho por adoção. O pecador recebe o perdão de seus pecados, porque esses pecados são suportados por seu Substituto e Fiador. O Senhor fala com Seu Pai celestial, dizendo: “Este é Meu filho. Eu o isento da condenação à morte, dando-lhe Minha apólice de seguro de vida - vida eterna - porque tomei seu lugar e sofri por seus pecados. Ele é até mesmo Meu filho amado. ” Assim, o homem, perdoado e vestido com as belas vestes da justiça de Cristo, permanece sem defeito diante de Deus.
O pecador pode errar, mas não é rejeitado sem misericórdia. Sua única esperança, entretanto, é o arrependimento para com Deus e a fé no Senhor Jesus Cristo. É prerrogativa do Pai perdoar nossas transgressões e pecados, porque Cristo tomou sobre Si a nossa culpa e nos aliviou, imputando-nos a Sua própria justiça. Seu sacrifício satisfaz plenamente as demandas da justiça.
Justificação é o oposto de condenação. A misericórdia sem limites de Deus é exercidapara aqueles que são totalmente indignos. Ele perdoa transgressões e pecados por causa de Jesus, que se tornou a propiciação por nossos pecados. Por meio da fé em Cristo, o transgressor culpado é levado às boas graças de Deus e à forte esperança de vida eterna ( Manuscrito 21, 1891 ).
Um sinal para o mundo
Romanos 3:19-28
A justificação pela fé em Cristo se manifestará na transformação do caráter. Este é o sinal para o mundo da verdade das doutrinas que professamos. A evidência diária de que somos uma igreja viva é vista no fato de que estamos praticando a Palavra. Um testemunho vivo vai para o mundo em uma ação cristã consistente.
Ele declara a um mundo que apostatou que há um povo que acredita que nossa segurança está em nos apegarmos à Bíblia. Este testemunho é uma distinção inconfundível daquele da grande igreja apóstata, que adota a sabedoria e autoridade humanas em lugar da sabedoria e autoridade de Deus ( Carta 83, 1896 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 3:19-20
É vão buscar justificação pelas obras da lei. Todos devem se declarar culpados. A culpa diante de Deus é uma palavra temível, mas nenhum homem pode ser justificado por uma lei que o condena por violá-la. A corrupção de nossa natureza sempre impedirá toda a justificação por nossas próprias obras.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 2 Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Romanos 3:2 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 13 Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei 14 (porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo lei, para si mesmos são lei. 15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), 16 no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho. 17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; 18 e conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei; Romanos 2:12-18 34 Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses? 35 Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), João 10:34,35 25 Mas isto é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. João 15:25 20 Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; 21 para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:20,21 23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos guardados debaixo da lei, encerrados para aquela fé que se havia de revelar. Gálatas 3:23 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 21 Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei, não ouvis vós a lei? Gálatas 4:5,21 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas 5:18 4 De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado. Romanos 3:4 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; Romanos 1:20 1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. Romanos 2:1 9 Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força. 1 Samuel 2:9 16 Assim há esperança para o pobre; e a iniqüidade tapa a boca. Jó 5:16 2 Na verdade sei que assim é; mas como pode o homem ser justo para com Deus? 3 Se alguém quisesse contender com ele, não lhe poderia responder uma vez em mil. Jó 9:2,3 42 Os retos o vêem e se regozijam, e toda a iniqüidade tapa a sua própria boca. Salmos 107:42 63 para que te lembres, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te perdoar tudo quanto fizeste, diz o Senhor Deus. Ezequiel 16:63 12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. 13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 22:12,13 9 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé. João 8:9 29 para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. 1 Coríntios 1:29 9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:9,23 1 Portanto, és inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. Romanos 2:1,2 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. Gálatas 3:10,22