Comentário Bíblico
Adventista
Caluniosamente - (cba)
Romanos 3:8
Literalmente, “somos blasfemados”. O falso relatório era uma deturpação grosseira da fé e da doutrina de Paulo e, ainda assim, havia quem “afirmasse” que o apóstolo havia dito essas coisas. A acusação de que Paulo, e os cristãos em geral, eram culpados de ensinar esse erro era aparentemente uma conclusão extraída desses ensinamentos de que o ser humano é justificado pela fé e não pelas obras da lei (Romanos 3:20,28) e que “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20). A refutação completa dessa acusação é apresentada no cap. 6.
- 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. Romanos 3:20,28 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Romanos 5:20
Condenação - (cba)
Romanos 3:8
Ou, julgamento. Não está claro se a última frase se refere aos caluniadores já mencionados, ou àqueles que se atrevem a dizer: “façamos males, para que venham bens”, ou aos que falam e agem de acordo com um princípio tão pernicioso. A últ ima interpretação parece se encaixar melhor ao contexto, pois a menção de Paulo aos caluniadores é apenas incidental ao seu objetivo em Romanos 3:5-8, que é de eliminar qualquer alegação dos judeus de que estão imunes ao juízo de Deus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 3:1-8
A lei não podia salvar no pecado nem dos pecados, mas dava vantagens aos judeus para alcançarem a salvação. As ordenanças estabelecidas, a educação no conhecimento do Deus verdadeiro e no seu serviço, e muitos favores concedidos aos filhos de Abraão, eram todos meios de graça e verdadeiramente foram utilizados para a conversão de muitos. Eles foram especialmente designados como os responsáveis pela Palavra de Deus escrita. O gozo da Palavra e das ordenanças de Deus é a principal felicidade de um povo, mas Deus faz promessas somente aos crentes; portanto, a incredulidade de alguns ou de muitos professos não pode inutilizar o resultado desta fidelidade. Ele cumprirá as suas promessas ao seu povo, e executará as suas ameaças de vingança aos incrédulos.
O juízo de Deus sobre o mundo deverá silenciar para sempre todas as dúvidas e especulações sobre a sua justiça. A maldade e a obstinada incredulidade dos judeus demonstram a necessidade que o homem tem da justiça de Deus pela fé, e de sua justiça para castigar o pecado.
Façamos o mal para que nos sobrevenham bens é algo mais frequente no coração do que na boca dos pecadores; poucos se justificarão a si mesmos em seus maus caminhos. O crente sabe que o dever é seu, e os acontecimentos são de Deus; e que ele não deve cometer nenhum pecado nem dizer nenhuma mentira com a esperança, nem com a segurança, de que Deus seja glorificado. Se alguém fala e age assim, a sua condenação é justa.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Mateus 5:11 16 tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, fiquem confundidos os que vituperam o vosso bom procedimento em Cristo. 17 Porque melhor é sofrerdes fazendo o bem, se a vontade de Deus assim o quer, do que fazendo o mal. 1 Pedro 3:16,17 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Romanos 5:20 1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 15 Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Romanos 6:1,15 7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Romanos 7:7 4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. Judas 1:4