Comentário Bíblico
Adventista
Onde, pois, a jactância? - (cba)
Romanos 3:27
Uma vez que todos pecaram e não conseguiram estabelecer a própria justiça pelas obras da lei, e visto que todos são igualmente dependentes da graça de Deus para a justificação, todos os motivos para vangloria humana foram removidos. Isso se refere às pretensões dos judeus, que se orgulhavam de seus privilégios (ver Romanos 2:17,23).
Por que lei? - (cba)
Romanos 3:27
Literalmente, “por que tipo de lei?” No grego, “lei” aqui está sem o artigo (ver com. de Romanos 2:12). Paulo se refere à lei como princípio.
Das obras? - (cba)
Romanos 3:27
Ou seja, um princípio segundo o qual a justiça vem pela obediência à lei. Esse princípio não exclui a vangloria, pois, se alguém pudesse alegar justificação e justiça com base no cumprimento dos atos exigidos por lei, essa pessoa poderia ter alguns motivos para manifestar orgulho e jactância (cf. Romanos 4:2; Efésios 2:9). Não haveria lugar para a graça.
- 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Romanos 4:2 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:9
Pela lei da fé - (cba)
Romanos 3:27
Literalmente, “por uma lei de fé”. Não há artigo no grego (ver com. de Romanos 2:12). Paulo se refere ao princípio do evangelho de que a justificação e a justiça vêm pela fé. A fé recebe com humildade e gratidão o que Deus provê, e isso dificilmente abre espaço para vangloria. “O que é justificação pela fé? E a obra de Deus ao lançar a glória do homem no pó e fazer pelo homem aquilo que ele por si mesmo não pode fazer” (TM, 456).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Não Poupança de Propriedades na Lei
Romanos 3:19-28
Ver Gálatas 2:16,17; Gálatas 3:10,11,12,13,24. Eu apelaria a todos os que quiserem conquistar o céu, que tomem aviso. Não dediquem seu precioso tempo de experiência a costurar folhas de figueira para cobrir a nudez resultante do pecado. Ao olhar para o grande espelho moral do Senhor, Sua santa lei, Seu padrão de caráter, nem por um momento suponha que isso possa purificá-lo. Não há propriedades salvadoras na lei. Não pode perdoar o transgressor. A pena deve ser aplicada. O Senhor não salva pecadores abolindo Sua lei, o fundamento de Seu governo no céu e na terra. A punição foi suportada pelo substituto do pecador. Não que Deus seja cruel e impiedoso, e Cristo tão misericordioso que morreu na cruz do Calvário para abolir uma lei tão arbitrária que precisava ser extinta, crucificada entre dois ladrões. O trono de Deus não deve ter nenhuma mancha de crime, nenhuma mancha de pecado. Nos conselhos do céu, antes que o mundo fosse criado, o Pai e o Filho fizeram um pacto que se o homem se mostrasse desleal a Deus, Cristo, um com o Pai, tomaria o lugar do transgressor e sofreria a pena da justiça que deve cair sobre ele (Manuscrito 145, 1897 ).
- 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. 17 Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De modo nenhum. Gálatas 2:16,17 10 Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; 12 ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. 13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 24 De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:10,11,12,13,24
“Esta é a justificação pela fé”
Romanos 3:19-28
Ver Romanos 5:1. Como o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiação de Cristo em seu favor e aceita esta expiação como sua única esperança nesta vida e na vida futura, seus pecados são perdoados. Esta é a justificação pela fé. Cada alma crente deve conformar sua vontade inteiramente à vontade de Deus e manter-se em um estado de arrependimento e contrição, exercendo fé nos méritos expiatórios do Redentor e avançando de força em força, de glória em glória.
Perdão e justificação são uma e a mesma coisa. Pela fé, o crente passa da posição de rebelde, filho do pecado e de Satanás, para a posição de súdito leal de Cristo Jesus, não por causa de uma bondade inerente, mas porque Cristo o recebe como Seu filho por adoção. O pecador recebe o perdão de seus pecados, porque esses pecados são suportados por seu Substituto e Fiador. O Senhor fala com Seu Pai celestial, dizendo: “Este é Meu filho. Eu o isento da condenação à morte, dando-lhe Minha apólice de seguro de vida - vida eterna - porque tomei seu lugar e sofri por seus pecados. Ele é até mesmo Meu filho amado. ” Assim, o homem, perdoado e vestido com as belas vestes da justiça de Cristo, permanece sem defeito diante de Deus.
O pecador pode errar, mas não é rejeitado sem misericórdia. Sua única esperança, entretanto, é o arrependimento para com Deus e a fé no Senhor Jesus Cristo. É prerrogativa do Pai perdoar nossas transgressões e pecados, porque Cristo tomou sobre Si a nossa culpa e nos aliviou, imputando-nos a Sua própria justiça. Seu sacrifício satisfaz plenamente as demandas da justiça.
Justificação é o oposto de condenação. A misericórdia sem limites de Deus é exercidapara aqueles que são totalmente indignos. Ele perdoa transgressões e pecados por causa de Jesus, que se tornou a propiciação por nossos pecados. Por meio da fé em Cristo, o transgressor culpado é levado às boas graças de Deus e à forte esperança de vida eterna ( Manuscrito 21, 1891 ).
Um sinal para o mundo
Romanos 3:19-28
A justificação pela fé em Cristo se manifestará na transformação do caráter. Este é o sinal para o mundo da verdade das doutrinas que professamos. A evidência diária de que somos uma igreja viva é vista no fato de que estamos praticando a Palavra. Um testemunho vivo vai para o mundo em uma ação cristã consistente.
Ele declara a um mundo que apostatou que há um povo que acredita que nossa segurança está em nos apegarmos à Bíblia. Este testemunho é uma distinção inconfundível daquele da grande igreja apóstata, que adota a sabedoria e autoridade humanas em lugar da sabedoria e autoridade de Deus ( Carta 83, 1896 ).
Com corações humildes examine a expiação
Romanos 3:20-30
Ver Gálatas 6:14; Efésios 2:8,9; Tito 3:5; Hebreus 7:25; Apocalipse 22:17. - Ninguém assuma a posição limitada e estreita de que qualquer uma das obras do homem pode ajudar da maneira menos possível a liquidar a dívida de sua transgressão. Este é um engano fatal. Se você quer entender, deve parar de regatear suas idéias preferidas e, com o coração humilde, examinar a expiação.
- 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gálatas 6:14 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. Efésios 2:8,9 5 não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, Tito 3:5 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:25 17 E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida. Apocalipse 22:17
Este assunto é tão vagamente compreendido que milhares e milhares que afirmam ser filhos de Deus são filhos do maligno, porque dependerão de suas próprias obras. Deus sempre exigiu boas obras, a lei exige, mas porque o homem se colocou no pecado onde suas boas obras eram inúteis, somente a justiça de Jesus pode valer. Cristo é capaz de salvar ao máximo porque vive sempre para interceder por nós.
Tudo o que o homem pode fazer para sua própria salvação é aceitar o convite: “Quem quiser, tome de graça da água da vida”. Nenhum pecado pode ser cometido pelo homem sem satisfação no Calvário. Assim, a cruz, em apelos fervorosos, continuamente oferece ao pecador uma expiação completa ( Manuscrito 50, 1900 ).
Especulações sobre a justiça pela fé
Romanos 3:24-28
Ver Gálatas 2:16; 1 Tessalonicenses 4:3. Muitos cometem o erro de tentar definir minuciosamente os pontos delicados de distinção entre justificação e santificação. Nas definições desses dois termos, eles freqüentemente trazem suas próprias idéias e especulações. Por que tentar ser mais minucioso do que a Inspiração na questão vital da justificação pela fé? Por que tentar resolver cada ponto minucioso, como se a salvação da alma dependesse de todos terem exatamente a sua compreensão desse assunto? Todos não podem ver na mesma linha de visão ( Manuscrito 21, 1891 ).
- 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 1 Tessalonicenses 4:3
Nota
Romanos 3:27
Veja Efésios 2:8,9.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Romanos 3:27-31
Deus executará a grande obra da justificação e salvação dos pecadores do primeiro ao último, para silenciar o nosso orgulho. Agora, se fôssemos salvos por nossas obras, o orgulho não seria excluído; porém, o caminho da justificação pela fé exclui todo o orgulho para sempre. Os crentes não têm a autorização para transgredirem a lei. A fé é uma lei, é uma graça que opera onde quer que opere em verdade. Por fé, que nesta matéria não é um ato de obediência ou uma boa obra, mas a formação de uma relação entre Cristo e o pecador, que considera adequado que o crente seja perdoado e justificado por amor ao Salvador, e que o incrédulo, que não está unido ou relacionado deste modo com Ele, permaneça submetido à condenação. Todavia, a lei é útil para nos convencer do que passou, e para nos dirigir ao futuro. Ainda que não possamos ser salvos por ela como um pacto, a reconhecemos e nos submetemos a ela, como regra na mão do Mediador.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus; Romanos 3:19 17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; 23 Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? Romanos 2:17,23 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Romanos 4:2 62 E estabelecerei o meu pacto contigo, e saberás que eu sou o Senhor; 63 para que te lembres, e te envergonhes, e nunca mais abras a tua boca, por causa da tua vergonha, quando eu te perdoar tudo quanto fizeste, diz o Senhor Deus. Ezequiel 16:62,63 31 Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e das vossas abominações. 32 Não é por amor de vós que eu faço isto, diz o Senhor Deus, notório vos seja; envergonhai-vos, e confundi-vos por causa dos vossos caminhos, ó casa de Israel. Ezequiel 36:31,32 11 Naquele dia não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com que te rebelaste contra mim; porque então tirarei do meio de ti, os que exultam arrogantemente, e tu nunca mais te ensoberbeceras no meu santo monte. Sofonias 3:11 9 Propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. 11 O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18:9-14 29 para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. 30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; 31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor. 1 Coríntios 1:29-31 7 Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? 1 Coríntios 4:7 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie. 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:8-10 11 (pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), 32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço; Romanos 9:11,32 5 Porque Moisés escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela. Romanos 10:5 6 Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Romanos 11:6 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada. Gálatas 2:16 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros. 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado. Romanos 7:21,23,25 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16 36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. João 3:36 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem. Gálatas 3:22 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 1 João 5:11,12 31 Mas Israel, buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei. Romanos 9:31